Gilberto Gil confronta especulações sobre sexualidade em entrevista à Veja

Gilberto Gil confronta especulações sobre sexualidade em entrevista à Veja

RESUMO: O renomado cantor brasileiro Gilberto Gil discutiu abertamente sua sexualidade em uma recente entrevista à revista Veja, onde confessou ter tido relações homoafetivas na juventude, apesar de nunca ter sentido atração sexual por pessoas do mesmo sexo. Casado com Flora Gil desde 1998, o músico de 80 anos argumentou que a bissexualidade é uma característica inerente a todos, já que somos uma combinação genética de pai e mãe.

Gil também comentou sobre rumores antigos que sugeriam um relacionamento romântico com o colega músico Caetano Veloso, afirmando que essas especulações eram consequência de sua proximidade e admiração mútua, mas não passavam de fantasias. O artista sempre se manteve transparente em relação à sua sexualidade, tendo em vista declarações semelhantes feitas por ele em 1987 em uma participação no programa Roda Viva da TV Cultura.

Mesmo tendo vivido experiências homoafetivas, Gilberto Gil deixou claro que o seu interesse principal sempre foi pelo gênero feminino. Ao longo dos anos, demonstrou carinho a colegas da música em ocasiões públicas, como é o caso de Lulu Santos, com quem compartilhou um selinho nos bastidores de um festival em 2022. O cantor revela relacionamentos homoafetivos na juventude.

Todos somos bissexuais: a visão de Gilberto Gil sobre sexualidade

Na sua juventude, o famoso cantor brasileiro Gilberto Gil manteve relações com homens, uma informação que ele compartilhou abertamente na recente entrevista concedida à revista Veja, divulgada nesta sexta-feira (2/6). Apesar dessas experiências passadas, Gil, agora com 80 anos e casado com Flora Gil desde 1998, enfatizou que nunca se sentiu sexualmente atraído por outros homens.

Em um ponto intrigante da entrevista, Gil expressou sua convicção de que a bissexualidade é inerente à natureza humana devido à nossa herança genética combinada de ambos os pais. No entanto, fez questão de ressaltar que seu principal interesse sempre foi pelo sexo oposto.

Gil deu mais detalhes, explicando que, apesar de nunca ter experimentado atração sexual por homens, esteve em contato íntimo com a sexualidade masculina por razões de gentileza, educação e afinidade. Essas experiências, segundo ele, ocorreram em uma fase da vida em que a sexualidade era um aspecto mais proeminente.

Ele afirmou: “Houve ocasiões em que estive próximo de outros homens nesse sentido, mas nunca da mesma maneira como com as mulheres. Para mim, essas experiências nunca foram iguais”. E complementou: “Nunca senti tesão por um homem, como popularmente se diz”.

Durante a longa trajetória artística de Gil, que começou no final dos anos 1950, surgiram boatos de um suposto romance com o colega de profissão Caetano Veloso. Respondendo a esses rumores, Gil afirmou que sempre os tratou com naturalidade, vendo-os como um resultado de sua estreita relação com Veloso. “Eu via esses rumores como resultado da nossa proximidade, dos nossos gostos e da nossa admiração mútua”, disse.

Ele também admitiu que tais suposições podem ter alimentado fantasias sobre possíveis interações sexuais entre eles, mas insiste que eram apenas fantasias.

Beijando colegas músicos em público

No decorrer dos anos, Gil foi visto beijando colegas músicos em público, como Lulu Santos. Em 2022, eles até compartilharam uma foto de um selinho nos bastidores do festival Rock The Mountain no Instagram.

Gilberto Gil, que há muito tempo é questionado sobre sua sexualidade, já discutiu o tema anteriormente. Em uma aparição no programa Roda Viva, da TV Cultura, em 1987, ele refutou a ideia de ser afeminado em suas performances.

Ele comentou em uma entrevista de três décadas atrás de maneira semelhante à sua recente declaração. “Acredito que tenho em mim um equilíbrio muito natural e visível entre o homem e a mulher de quem sou filho. Creio que carrego tanto minha mãe quanto meu pai. E não posso negar que minha mãe é uma mulher”, concluiu.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *