O papel do enfermeiro na campanha de doação de sangue

O papel do enfermeiro na campanha de doação de sangue

A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 511/2016, determina as competências do Enfermeiro em doação de sangue (hemoterapia).

Doar, sava vidas

A transfusão de sangue é um componente vital da terapia em saúde. Ele salva milhões de vidas a cada ano em situações normais e de emergência, permite operações médicas e cirúrgicas cada vez mais complexas e melhora significativamente a expectativa e a qualidade de vida de pacientes com uma ampla gama de doenças agudas e crônicas.

Os doadores de sangue são fundamentais para satisfazer as crescentes necessidades mundiais de sangue. Os enfermeiros do banco de sangue, ajudam na clínica de doação. Suas tarefas incluem consultar doadores, realizar tarefas de coleta de sangue e manter registros adequados. O termo banco de sangue, atualmente é conhecido como hemocentro. Toda capital tem um hemocentro onde o doador poderá compareccer para doar sangue.

Papel do enfermeiro

O enfermeiro é o responsável clínico pela sessão de dádiva, sendo a maior prioridade o cuidado dos dadores e a segurança do sangue. Também é responsabilidade dos enfermeiros acompanhar os cuidadores de doadores, que desempenham funções semelhantes às dos auxiliares de saúde em hospitais, e garantir que eles prestem um serviço de excelência. Além da liderança clínica das equipes, os enfermeiros também devem fornecer habilidades de avaliação médica e desempenhar um papel importante no atendimento e seleção de doadores.

Um cuidador do doador verificará a adequação do doador até certo ponto, mas a enfermeira fornecerá conselhos sobre questões médicas e de viagem mais sofisticadas. Fazer escolhas médicas importantes sobre a aptidão de um doador para doar requer experiência e compreensão médica substancial.

A Resolução Cofen nº 511/2016, estabelece as competências do Enfermeiro na Enfermagem em Hemoterapia. Além das competências do enfermeiro, a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem, também estabelece as competências do Técnico de Enfermagem.

Enfermeiro na triagem e seleção de doadores

O objetivo de toda seleção de doadores é garantir a segurança tanto do doador quanto do receptor. Frequentemente, os doadores são solicitados a discutir questões íntimas de saúde ou estilo de vida para determinar se são adequados. Como nenhum risco pode ser assumido, o programa de doação de sangue geralmente não aceita uma doação se o doador tiver dúvidas sobre alguma coisa. É vital perceber que um doador ansioso pode achar difícil aceitar que não pode contribuir ocasionalmente.

A responsabilidade do enfermeiro é ser sensível aos requisitos dos doadores e garantir que eles sejam motivados a retornar em uma data posterior, se possível. Caso o voluntário não possa retornar, é fundamental que o enfermeiro comunique o motivo da decisão e agradeça.

Enfermeiro na conscientização

Falar sobre por que as doações de sangue são necessárias e como o sangue é utilizado na comunidade para salvar vidas é um método importante para ajudar a campanha de doação de sangue a cumprir seu objetivo de garantir um suprimento de sangue seguro e adequado para as comunidades que atende.

Como trabalhar no banco de sangue?

As principais credenciais de um enfermeiro de banco de sangue são educação e licença. Você deve ter bacharel em Enfermagem e registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) do seu estado. Alguns empregos exigem que os candidatos tenham registro no Coren e certificações extras, como por exemplo, curso complemetar ou especialização na área.

Você deve estar familiarizado com a coleta de sangue e os critérios de doação, que são críticos se você estiver fornecendo sangue para uma transfusão. Esta posição requer habilidades organizacionais e de comunicação excepcionais. Os empregadores buscam experiência anterior em um ambiente clínico ou com doações de sangue ao considerar possíveis candidatos para um cargo de enfermagem em banco de sangue.

Como o sangue só pode ser armazenado por um período limitado antes de ser usado, é necessário um suprimento constante. Um número suficiente de pessoas saudáveis deve doar sangue regularmente para garantir que o sangue esteja sempre disponível quando e onde for necessário.

Como enfermeiro, você tem a opção de participar de campanhas de doação de sangue ou doar sangue, o que pode ajudar a salvar uma vida. Lembre-se de que o presente mais precioso que alguém pode dar a outra pessoa é o presente da vida.

Curso Online

Se você deseja fazer parte do time que trabalha em Banco de Sangue ou Hemocentro, é interessante que você realize um curso sobre os Cuidados de Enfermagem em Transfunsão Sanguínea, oferecido pelo Instituto Brasileiro Sou Enfermagem.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *