O que acontece ao seu corpo quando você para de fazer sexo: Prós e Contras

O que acontece ao seu corpo quando você para de fazer sexo: Pros e Contras

Atualizado em 23/02/2023 às 12:57

A maioria das pessoas em algum momento de suas vidas entra em um período de seca, onde passam algum tempo sem fazer sexo. 

As vezes, as pessoas que não estão em um relacionamento têm dificuldade em encontrar uma pessoa com quem gostariam de fazer sexo. Se você se encontrar em um período de abstinência, você pode estar se perguntando como isso pode afetar sua saúde. Ter uma vida sexual equilibrada, faz parte de um estilo de vida saudável.

O que acontece quando você não faz sexo: saúde física

As pessoas passam por períodos de seca por várias razões. Às vezes, as pessoas que não estão em um relacionamento têm dificuldade em encontrar uma pessoa com quem gostariam de fazer sexo. A atração entre o casal pode diminuir. Outras vezes, as pessoas simplesmente não querem fazer sexo. Então, o que acontece quando você não faz sexo há muito tempo?

Sistema imunológico

O sexo regular melhora o sistema imunológico e prepara o corpo para combater doenças liberando endorfinas. Isso significa que fazer sexo com menos freqüência pode resultar em doenças mais frequentes, como resfriado ou gripe. Um estudo relatou que as amostras de saliva de estudantes universitários que tiveram sexo regular tiveram maior concentração de certos anticorpos chamados imunoglobulina A, que combatem o resfriado comum.

Saúde vaginal

Ter relações sexuais depois de um longo intervalo pode ser desconfortável. Leva mais tempo para o corpo feminino ficar excitado e produzir lubrificação suficiente para tornar o sexo fácil e confortável. O sexo regular ou a masturbação podem manter os tecidos da sua vagina saudáveis, melhorando o fluxo sanguíneo.

Dores de período

Algumas pessoas acham que o sexo é um excelente remédio para cólicas menstruais. O aumento das endorfinas causadas pelo sexo, bem como as contrações uterinas que ocorrem com o orgasmo, podem ajudar a aliviar as cãibras. Você não precisa fazer sexo para colher esses benefícios, a masturbação pode ter o mesmo efeito.

Saúde cardiovascular

Se você não faz sexo regularmente, corre um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares. Além de ser uma fonte de exercício, a relação sexual ajuda a manter os níveis de estrogênio e progesterona em equilíbrio, o que pode diminuir o risco de doença cardíaca.

O que acontece quando você não faz sexo: saúde mental

Algumas pessoas identificam ter uma vida sexual com auto-estima. Embora não seja esse o caso, eles podem se sentir mais ansiosos e deprimidos se ficarem um longo período sem fazer sexo. É importante lembrar que seu valor não vem do sexo com outras pessoas.

Além disso, os efeitos sobre a sua saúde mental causados pela abstenção de sexo podem incluir:

Stress e nível de ansiedade

Ter relações sexuais libera o hormônio ocitocina e endorfinas no corpo. Esses produtos neuroquímicos podem ajudar a gerenciar os efeitos da ansiedade ou do estresse. A ocitocina tem o benefício adicional de ajudá-lo a dormir. Se você não faz sexo regularmente, seu corpo pode liberar esses hormônios com menos frequência, o que pode tornar mais difícil lidar com o estresse.

Libido

Surpreendentemente, passar muito tempo sem fazer sexo pode fazer você perder o interesse pelo sexo. Quanto mais você faz sexo, mais você quer fazer sexo. Sexo regular reduz o estresse e aumenta sua libido.

Saúde no relacionamento

Para muitos casais, a relação sexual regular é uma maneira importante de manter seu vínculo. O sexo regular também abre as portas para uma melhor comunicação. Geralmente, os casais que fazem sexo com mais frequência se sentem emocionalmente conectados em comparação com aqueles que o fazem com menos frequência.

O que acontece quando você não faz sexo há muito tempo? Para algumas pessoas, o relacionamento delas com o parceiro torna-se estressante e elas param de se sentir conectadas. Outros casais não estão interessados em sexo ou não é um método importante de conexão para eles, preferindo conversas ou atividades compartilhadas.

Os benefícios de não fazer sexo por muito tempo

Muitas pessoas optam por não fazer sexo por vários motivos. Algumas pessoas não gostam disso ou não estão interessadas. Outros acham que é uma distração das coisas que realmente importam. Embora fazer sexo possa ter efeitos positivos em sua saúde, não fazer sexo também traz benefícios. Alguns dos efeitos colaterais positivos de não fazer sexo por um longo período incluem:

1. Você não precisa se preocupar em engravidar

Embora existam muitos métodos altamente eficazes de controle de natalidade disponíveis hoje, a única maneira 100% absoluta e mais certa de não engravidar é não fazer sexo.

2. É menos provável que você tenha uma infecção do trato urinário

Naturalmente, não fazer sexo vai reduzir drasticamente suas chances de contrair uma infecção sexualmente transmissível, mas abster-se de sexo também torna menos provável que você consiga uma infecção no trato urinário.

3. Você se conhece melhor

As vezes, as pessoas têm dificuldade em se concentrar no prazer delas quando fazem sexo com outra pessoa. Passar por um período de seca é uma ótima maneira de dedicar algum tempo para descobrir o que te agrada, se masturbando. Se você decidir ser sexualmente ativo novamente, você terá informações que você pode compartilhar com um parceiro para tornar o sexo ainda mais agradável.

4. Você pode ter um espaço muito necessário

Abster-se do sexo pode lhe dar tempo para se concentrar em quaisquer grandes questões emocionais com as quais você possa estar lidando, como um rompimento ou a morte de um ente querido. Às vezes, a abstenção do sexo é necessária após uma doença ou procedimento médico, e isso pode acelerar o processo de cura.

Ficar sem sexo por muito tempo pode ser uma experiência frustrante se você preferir ser sexualmente ativo. No entanto, um período de abstinência pode ser uma oportunidade para crescimento pessoal e amor próprio. Enquanto você pode temporariamente perder os benefícios de saúde do sexo, eles estarão esperando por você quando você se tornar sexualmente ativo novamente. Se você achar que a falta de sexo está afetando seu relacionamento com seu parceiro, uma discussão séria pode ajudar você a entender melhor o que precisa em um relacionamento para se sentir satisfeito.

Conheça os problemas de saúde relacionado com a falta de sexo.

55 comments

  1. Fiquei 5 anos sem sexo e não sentia falta, encontrei o homem da minha vida , ele é maravilhoso e me apaixonei, qdo fomos p cama não consegui transar , só entrou a metade me.doeu muito, colocamos até gel mas parece que o canal fechou , será que não vou conseguir mais ter relação ??

  2. Hallo, eu estive em um relacionamento e meu parceiro so fazia sexo comigo depois de ler revistas pornograficas e se masturbava muito. Cansei e não procurei mais ele na cama. Tenho muitos sonhos eroticos e ao mesmo tempo tenho medo de ter relações sexuais. Ja estou à 15 anos sem sexo e não consigo me relacionar com ninguém. Não sei oque fazer para me abrir com outro hommem. Alguem ja passou por isso e pode me aconselhar de alguma forma?

    1. Sim. Eu . Tenho 21 anos de casada. 14 anos sem sexo, agora eu decide ter um namorado. E desde a primeira com ele houve sangramento.

      1. Holla Creuzeni,
        Sim, isso pode acontecer, poré o mais importante é você está se divertindo. Com o tempo você se acostuma de novo. Sucesso pra você.

      2. Olá boa tarde tenho 30 anos e 5 anos sem fazer sexo não consigo mim relacionar com com ninguem tenho medo no meu oitro relacionamento passei por momentos difíceis tomei trauma tem homens que chega pra mim fala que quer algo serio mas não consigo por conta do trauma alguém ja passo por isso

    2. A melhor forma.de você se encontrar compre uns brinquedos eróticos leia mais sobre o assunto e lembre se você pode se encontrar por si proprio o prazer está em seu corpo .

  3. Bom dia !fiquei quase 5 anos sem fazer sexo , me separei do pai do meu filho nao ficava co. Ninguém não tinha vontade, agora conheci um rapaz tem 8 mês, adoramos fazer sexos, mas as vezes fico chateada porque ele gosta d mais de fazer , mais nao faz o serviço completo, tenho vontade de terminar com ele, mas tenho medo de me realicional com outra pessoa, como fiquei quase 5 anos sem ninguém ele e o único homem que estou e gosto de esta! Mas o problema que ele nao faça tudo, mas esta sempre querendo fazer quando acordo ele ja esta querendo fazer, mas nao carinhoso .oque eu faco?

    1. Senta e conversa com ele ,se declarar seu amor pra ele e conversa sobre sexo no relacionamento e como é o jeito q vc quer fazer sexo com ele

  4. Eu faz dois anos sem sexo sem contato com mulher, fui casado por 7 anos fazia sexo todos dias com minha ex esposa todos jeito e posição era super bom nunca brigamos tempos pra cá ela foi mudando comportamento comigo chegava perto dela. Ela me ignorava me afastava falava não tava bem ,passou tempo fui tocando de boa certo dia cheguei meu serviço ela começou me agredir com palavras pedindo separação que não gostava de mim mais e tal me.agrediu TD jeito arrumou. Coisa saiu da casa dia seguinte foi aparecendo TD na minha caixa de correspondência fotos peladas ela fazia mandava pro cara e as mensagens trocada com cara falando jeito eles fizeram dentro do carro e tal ,ela tava me traindo enquanto trabalhava dava conforto pra ela
    Hj tô sozim sem ninguém sem sexo sem companhia sem amizade ,sinto vontade de fazer sexo mais me.controlo e passa e difícil e tá difícil eu arruma outra pessoa .

    1. Leia o livro: “O homem racional – Rollo Tomassi”. É bem interessante, acredito que irá gostar. Fala muito sobre essas questões.

    2. Primeiro vc tem que avaliar uma mulher pra saber si ela é realmente séria mulher que fala com carinho pula fora que é mulher da vida

  5. Saio com um rapaz a dez anos e percebo que ele tem muita sede de sexo, já eu não tenho muito. Não moro junto a ele, só o vejo às vezes. Percebo ele meio diferente, parece que tem outra, o que fazer?

  6. Marli fiquei quase 3 anos, sem fazer sexo, ai entrei na menopausa. Quando arrumei um namorado, bem dotado, tu intende nê? sofri muito. Machucava muito, mas procurei o médico, ele me passou remédio para dar libído e creme vaginal. Estou melhorando, parar de fazer é pior, estou continuando.

    1. Que remédio é esse e o creme vaginal qual é eu tô na menopausa desde de os meus 40 anos e a 3 anos não faço mais sexo porque não gosto do meu marido e tenho ressecamento vaginal e não procuro outro homem tenho medo

  7. Tenho um namorado mais não consigo fazer sexo com ele o pênis é muito grande e me machuca muito e acabei perdendo o interesse em ter relação , ele dorme no colchão na sala e eu prefiro me masturbar e vivo procurando alguém que realmente me faça feliz mais está difícil porque sei que ele vai sofrer muito

  8. eu estou a 20 anos sem fazer sexo tenho algum problema se eu voltar Ativa tenho medo de me decepcionar

    1. Passei mais de um ano sem ter sexo tenho 76 anos sou mulher eu sempre tive um sexo ativo mas agora eu sinto necessidade mas a penetração está difícil se eu continuar fazendo sexo a penetração vai melhorar e a minha libido está também é difícil eu entrei na menopausa aos 48 anos mas eu nunca deixei de fazer sexo sempre com mais ânimo só que agora está me faltando a libido o que devo fazer

  9. Valeu muito encontrar esse debate já estava ficando louca pensando que era única pessoa que não faz sexo á 9 anos, mas já não tô aguentando mais meu corpo clama por toques quero amar e ser amada 😍🙈

  10. Eu estou a 3 anos sem fazer sexo e não estou nenhum pouco interessada nisso!
    Tô nem aí pro que pensam!

  11. Eu morei,3 anos e 2 meses. Com um homem. Sexos.só teve.seis meses. Acabou. Agora.separei.arumem .um namorado. Está.muito.dificil.só sinto,dor.fuquei.virgem.estou na menopausa. Não sei.se é isso.

  12. Eu me separei de meu esposo , por motivo de traição. Ele gostava muito de fazer sexo comigo , e eu adorava também. Só que eu cansei de tanta traição 😭. Me separei dele faz 12 anos . Nunca mais fiz sexo. Me tranquei, não consigo me relacionar com ninguém. Vivo de boa.Mais fazer sexo com outro , eu nunca penso . Criei um bloqueio muito grande.sobre esse assunto.

    1. Infelizmente vc está presa no seu passado.
      Vc está tendo uma dificuldade de confiar em outro alguém devido essa situação q ocorreu com vc .
      Você precisa dar uma oportunidade pra vida.
      Primeiro: Se ame pra depois vc amar alguém 💖 .
      Pede a Deus uma pessoa que venha lhe amar muita .
      Eu creio q vc vai encontrar uma pessoa incrível pra você.

  13. Me separei e estou a 1 ano sem sexo, tem noites que é bem difícil…mas passa, falta mesmo sinto de um companheiro, um parceiro p vida, cúmplice, acredito que o sexo seja apenas consequência de um dia bom, tipo p fechar c chave de ouro sabe! Mas é triste estar só, nunca me imaginei assim! 😔

    1. é bem difícil ficar sem ter um companheiro pra ter momentos prazerososas vá com calma primeiro conheça pessoalmente va observando o rapaz pra não avançar e se arrepender,tipo eu namorei e casei rapidamente achando que meu esposo gostava dos meus beijos depois descobrir que ele não é fã de beijos ,me rejeita,vira o rosto na hora do beijo só quer a hora final não beija nem pra me agradar me arrependo muito de está com ele pois me sinto rejeitada,eu sou jovem de presença trabalhadora.

  14. Eu tô muito tempo sem fazer sexo uns 3 anos e tô ficando virgem será que quando eu trancar de novo vai doer

  15. Quando o homem prefere se masturbar-se, que me procura, sendo que temos uma diferença de 17 anos . Gostaria de saber se isso é normal? Eu também não sinto muita vontade ( libido) . Acho muito cedo pra ser sintomas de menopausa.
    Visto que ele não me procura, eu também não o procuro.
    As vezes isso me incomoda + as vezes aceito de boa.

  16. EU E MEU MARIDO TEMOS A MESMA IDADE 34 ANOS MAIS ELE NAO SE PREOCUPA COM A MINHA SATISFAÇÃO NA CAMA ,LEVANTA A MINHA SAIA COLOCA O PEN#S SE SATISFAZ EM MENOS DE 5 MINUTOS ,E FICAMOS MAIS DE UMA SEMANA SEM SEXO ,ESTOU COM O DESEJO A FLOR DA PELE,JA PENSEI ATE EM ME SEPARAR DELE, PORQUE ELE NAO DA CONTA DO RECADO.

  17. Vey eu sou solteiro não tenho ficante e nem namorada e eu não faço sexo com ninguém então eu estou morto pode enterrar brincadeira mais é sério nunca fiz isso

  18. Eu gosto muito de sexo, poroso o meu parceiro e mais novo 20 anos, mas ultimamente Ou ele tem outra ou está com problemas já não e mais TDS os dias como gostaria.

    1. Eu estou com a minha esposa a viver a mais de 20 amos a fazermos sexo normalmente e gistoso ultimamente ela nao se emborda de nada ate passa muito tem a dormir e estou sem saber o esta a acontecer.

  19. Vou fazer 68 anos daqui a 37 dias e faço sexo três vezes por semana minha esposa tem 17 anos mais nova que eu após 3 dias sem fazer sexo começo a perder o sono mas estou preocupado quê isso venha trazer problemas para minha saúde já pensei procurar remédio para me deixar mais calmo mas sei que todos remédios químicos não faz bem à saúde

  20. Tenho 45 anos, sou ativo. Mas minha esposa, apesar que me ama, é menos ativa que eu. Sofro por isso. Porque tenho muita vontade, mas ela nem sempre está disposta, só umas duas vezes por semana temos relação. Às vezes me acordo de madrugada virado numa máquina por ela, mas percebo que ela não tanta disposição que eu, e nisso eu sofro. Já falei pra ela, e depois volta. Ela não é doente.

  21. Sou casada e meu marido não gosta de fazer sexo. Ele realmente não se importa se isso é bom pra mim que por causa disso não faço sexo a 7 anos.

    1. Maristela realmente é difícil tá casada e não ter sexo. Ou ele tem outra ou ele precisa de um médico . Talvez ele pode ir no médico pra saber o problema porque é ruim fica casada sem sexo sem a trocar de carinho que é muito importante na vida de um casal. Pense nisso e min desculpa por min entromete assim .

      1. Estou sem sexo e sofrendo muito por conta da abstinência, estressada sem paciência e com muito tesao acumulado não me deixa dormir afff

        1. Estou a 5 anos sem fazer sexo e intendo você ,mais mesmo minha abstinência por sexo seja algo dominante em min eu só faço sexo com quem eu tenho algum sentimento que atualmente e ninguém por não ser o padrão aceitável pela sociedade tenho medo de entrar numa relação e me machucar e acabar caindo novamente nisso difícil hoje você ver um homem como eu

        2. Estou com 36 anos e 4 meses sem sexo e já estou ficando louco. Namorei 8 anos só que agora estou solteiro. Eu e ela éramos sempre ativos no sexo. Só que agora não tenho vontade de namorar mais e nem quero procurar GP para saciar a minha vontade. Então não sei o que faço mais. Me masturbo com frequência e estou com o tesão as alturas kkk.

    2. Nossa ja imagino toda dificuldade que deve ser! passei 1 ano e meio sem fazer sexo pelo mesmo motivo! força ai

    3. Oi eu tbm sou casada a 32 anos..e a 15 anos não tenho nenhum contato físico pq meu marido nunca gostou..até q eu tomei a atitude de não implorar mais..as brigas em casa nesse sentido acabou e percebi o alívio no olhar dele.. vivemos juntos e somos grandes amigos.

    4. inacreditavel saber que tem pessoas que convive com uma esposa e nao satisfaz da forma que ela merece

    1. Não tenha vergonha de procurar um médico. E se realmente quiser se relacionar com uma pessoa tenta pra vê se dá certo . Não tenha medo de ser feliz . Faça o que gosta pra se realizar

    2. Gostaria saber eu desde me nasceram nunca fiz sexo, agora o que vai acontecer comigo no futuro?
      Sabendo que eu tenho 23 anos de idade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *