Vitaminas na veia apresentam mais riscos do que tomar por via

Receber vitaminas através de um gotejamento intravenoso pode ser a última moda de Hollywood, mas há poucas evidências de que a prática tenha quaisquer benefícios à saúde, dizem os especialistas.

Além disso, o método IV invasivo apresenta mais riscos do que tomar vitaminas por via oral.

No mês passado, a cantora Rihanna twittou uma foto de seu braço ligada a um gotejamento intravenoso, que aparentemente entregou uma solução de vitaminas diretamente em sua veia, de acordo com a ABC News. Outras celebridades, incluindo Madonna, também receberam vitaminas dessa maneira.

As soluções IV podem conter uma única vitamina, como vitamina C, ou um coquetel de nutrientes, incluindo magnésio, vitaminas B e C, dizem os especialistas. Algumas pessoas dizem que se sentem mais "vivas" depois de receber a infusão, relatou a ABC.

Embora essas pinga possam ser benéficas para pessoas com certas condições, como aquelas que têm problemas para absorver nutrientes através do trato gastrointestinal, elas não devem ser usadas rotineiramente por pessoas que estão procurando uma solução rápida para sua saúde, disse o Dr. David Katz. , diretor do Centro de Pesquisa de Prevenção da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale.

"Nós somos 'projetados' para obter nutrientes através do nosso trato gastrointestinal; e sem uma razão clara e convincente para fazer o contrário, é assim que devemos obtê-los", disse Katz.

Os especialistas concordam que a melhor maneira de obter vitaminas é através de uma dieta saudável.

Benefícios limitados

Quando as vitaminas são administradas por via intravenosa, elas atingem o sangue mais rapidamente do que quando administradas por via oral. Muitas pessoas que recebem as infusões relatam sentir-se saudáveis imediatamente depois, disse o Dr. Robert Graham, um internista do Hospital Lenox Hill, em Nova York. Graham disse que deu vitaminas intravenosas para seus pacientes quando trabalhava em outra instituição, mas não realiza mais o procedimento.

O benefício que as pessoas relatam pode muito bem ser devido ao efeito placebo, o fenômeno em que uma pessoa se sente melhor depois de um tratamento porque acredita que isso funciona, disse Graham.

Algumas pesquisas sugerem que infusões de vitaminas podem trazer benefícios para certas condições. Por exemplo, Katz descobriu em um estudo de 2009 que a terapia vitamínica intravenosa diminuiu a dor em pacientes com fibromialgia. No entanto, o tratamento não foi mais eficaz do que um placebo.

A pesquisa sobre as gotas é preliminar e não está claro se os efeitos relatados são duradouros, dizem os especialistas.

"Não há evidências científicas de que isso tenha efeitos significativos", a longo prazo, disse o Dr. Kevin Fiscella, professor de medicina familiar no Centro Médico da Universidade de Rochester, em Nova York.

Riscos claros

Qualquer tratamento IV acarreta um risco de contusões, infecção e inflamação das veias, disse Katz. E embora seja muito improvável, há também o risco de infundir a dose errada de um nutriente, o que poderia levar à morte súbita cardíaca, disse Katz.

Além disso, se o tratamento é feito fora de um hospital, em um ambiente no qual o conteúdo da infusão não é controlado adequadamente, os usuários não podem ter certeza do que está em suas bolsas de soro, disse Fiscella.

"Sabemos que, para muitos suplementos de ervas e vitaminas, o controle e a pureza variam enormemente", disse Fiscella, e essa variação também é observada nos envios de sacolas de vitamina IV. "É realmente 'comprador cuidado'", disse ele.

Estudos recentes também sugeriram que a prática de tomar suplementos vitamínicos oralmente, em geral, apresenta riscos, disse KatherineTallmadge, nutricionista e autora de "Diet Simple" (LifeLine Press, 2011).

Por exemplo, um estudo publicado em outubro mostrou que mulheres com mais de 60 anos que tomaram suplementos vitamínicos tinham um risco maior de morrer em um período de 20 anos em comparação com aqueles que não tomavam vitaminas.

As pessoas não devem receber infusões de vitaminas por via intravenosa porque os riscos parecem compensar os benefícios, a menos que as vitaminas contidas na bolsa sejam atendidas às necessidades nutricionais específicas do paciente, disse Tallmadge.

Passe adiante:

 A melhor maneira de obter vitaminas é através de uma dieta saudável e balanceada, e não através de dieta oral ou intravenosa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *