O que é Demodex folliculorum e o que você deve saber

O que é Demodex folliculorum e o que você deve saber

Atualizado em 27/01/2022 às 12:26

Demodex folliculorum é um tipo de ácaro. É um dos dois tipos de ácaros Demodex, sendo o outro o Demodex brevis.

Este também é o tipo mais comum de ácaro Demodex.

Demodex folliculorum vive dentro dos folículos pilosos na pele humana, alimentando-se de células mortas da pele. Ao contrário de Demodex brevis, esse tipo é encontrado principalmente no rosto. Estes ácaros tendem a ser mais prevalentes ao redor dos olhos, afetando as pálpebras e cílios.

Embora o pensamento de ter ácaros em sua pele possa parecer desagradável, é comum ter pequenas quantidades deles. Demodex folliculorum só se torna problemático se exacerbar condições de pele preexistentes, como a rosácea. Há também evidências crescentes de que grandes quantidades podem causar problemas de pele.

Demodex folliculorum é de tamanho microscópico, então você não poderá diagnosticar sua presença por conta própria.

Quais são os sintomas do Demodex folliculorum?

Com grandes infestações de Demodex folliculorum, você pode notar aumento súbito da pele.

– comichão ou pele escamosa
– vermelhidão
– aumento da sensibilidade da pele
– sensação de queimadura
– pele que parece áspera como uma lixa
– eczema

Muitas pessoas com ácaros na pele não sabem disso. É improvável que um pequeno número de ácaros cause algum sintoma.

O que causa o Demodex folliculorum?

Demodex folliculorum ocorre naturalmente na pele humana. No entanto, os ácaros podem se espalhar pelo contato com outra pessoa que os tenha.

Ao contrário de outros tipos de ácaros da pele, Demodex folliculorum aumenta a quantidade de células da pele nos folículos pilosos. Em grandes quantidades, isso pode criar sintomas escamosos no rosto.

Demodex folliculorum está atualmente sendo investigado como uma causa potencial de rosácea. Há evidências de que esses ácaros podem causar surtos se você tem rosácea. Na verdade, a National Rosacea Foundation estima que os pacientes com rosácea têm até 18 vezes mais ácaros Demodex do que os pacientes sem rosácea.

Quem está em risco de receber Demodex folliculorum?

Embora D. folliculorum não seja uma ocorrência incomum, você pode ter um risco maior de contrair esses ácaros se tiver:

– um sistema imunológico enfraquecido
– dermatite
– infecções de pele
– alopecia
– acne, especialmente tipos inflamatórios
– HIV
– rosácea, embora evidências crescentes sugerem que os ácaros podem realmente causar essa condição

Como o Demodex folliculorum é diagnosticado?

Como D. folliculorum não é visível a olho nu, você precisa consultar um médico para obter um diagnóstico definitivo. Para diagnosticar esses ácaros, seu médico irá raspar uma pequena amostra de tecidos foliculares e óleos do seu rosto. Uma biópsia de pele mostrada ao microscópio pode determinar a presença desses ácaros no rosto.

Complicações

Pessoas com grandes quantidades de ácaros no rosto podem ser diagnosticadas com demodicose. Os sintomas da demodicose incluem:

– escamas ao redor dos folículos pilosos
– pele vermelha
– pele sensível
– comichão na pele

Seu médico pode prescrever um creme que pode ajudar a se livrar dos ácaros, bem como seus ovos.

D. folliculorum também pode causar complicações com condições de pele preexistentes. Pode agravar surtos de acne, erupções de rosácea e manchas de dermatite. Controlar os ácaros pode ajudar no resultado desses tipos de condições inflamatórias da pele.

Como o Demodex folliculorum é tratado?

Certos tratamentos caseiros podem ajudar a livrar-se de D. folliculorum, ao mesmo tempo que os impede de se espalhar. Esfregue suavemente os cílios com uma solução de 50% de óleo de melaleuca. Em seguida, aplique o óleo da árvore do chá para matar os ovos que ficaram para trás. O óleo da árvore do chá deve se livrar de ácaros e ovos de ácaros.

O óleo de melaleuca é uma substância retirada das folhas de Melaleuca alternifolia, que é nativa da Nova Gales do Sul, Austrália. É utilizado na medicina como antisséptico e no tratamento de algumas doenças da pele, como acne.

Na maioria dos casos, você não precisa fazer nada sobre os ácaros, a menos que estejam causando sintomas.

Tratamentos médicos

Tratamentos médicos são usados quando há um grande número de ácaros em seu rosto. Para D. folliculorum nos cílios, um unguento medicinal pode ser usado. Isso ajuda a prender os ácaros e impedi-los de colocar seus ovos em outros folículos pilosos.

Cremes, géis e lavagens de rosto com os seguintes ingredientes ativos também podem ajudar:

– benzoato de benzilo
– ácido salicílico
– sulfeto de selênio
– enxofre

Qual é a perspectiva para o Demodex folliculorum?

A perspectiva para D. folliculorum depende da causa subjacente. Pessoas com condições inflamatórias, como rosácea e acne, podem ter ácaros recorrentes que agravam seus sintomas. Infecções cutâneas freqüentes também podem aumentar a probabilidade de os ácaros retornarem.

A maioria dos casos também não causa sintomas. Os ácaros vivem por várias semanas e se decompõem frequentemente sem aviso prévio. Em pequenas quantidades, D. folliculorum pode realmente oferecer benefícios, já que eles podem remover o excesso de células mortas da pele.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *