Profissionais da Enfermagem realizam Greve Geral em vários locais do Brasil

Profissionais da Enfermagem realizam Greve Geral em vários locais do Brasil

A Greve Geral dos profissionais da Enfermagem foi convocada pelo Fórum Nacional da Enfermagem em janeiro e marcada para 10 de março. O que motivou a realização da greve foi a demora do Governo Lula em emitir a MP do Piso da Enfermagem.

A categoria conquistou, por revindicações políticas ao longo de 20 anos, o piso salarial nacional, através da Lei n.º 14.434 de 4 de agosto de 2022. A lei foi sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, mas que, o Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os efeitos da Lei do Piso da Enfermagem ao atender um pedido dos representantes das unidades de saúde da rede privada.

Com a justificativa de que o pagamento do novo salário aos funcionários da categoria ira causar desemprego e fechamento de instituições de saúde, sobrecarregando o serviço de saúde prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o STF mantém até hoje a suspensão da lei.

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, aprovou ainda em 2022, a Emenda Constitucional 124 e 127, que garante recursos para o pagamento da remuneração para funcionários da rede pública. Segundo informações do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o tesouro nacional tem disponível 28 bilhões de reais para o pagamento do Piso da Enfermagem, mas que depende da emissão da MP por parte do Presidente Lula.

Greve Geral da Enfermagem 2023

Marcada para o dia 10 de março, os profissionais da enfermagem, enfermeirostécnicos de enfermagem e representantes da categoria, estão se mobilizando para Greve Geral da Enfermagem 2023 em vários locais do Brasil.

Apesar de a convocação da Greve ter sido feita pelo Fórum Nacional da Enfermagem, a mobilização depende dos sindicatos regionais e locais. Recentemente o Fórum publicou uma nova nota sobre o calendário e a organização da greve e manifestações.

SindSaúde Ceará

O SindSaúde do estado do Ceará, publicou no jornal, o edital de convocação da enfermagem cearense (técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e enfermeiros), para paralisação das atividades no próximo dia 10 de março. “Paralisação, por tempo indeterminado, a partir da data decidida nesta assembleia, caso não seja resolvida a questão da implantação do piso salarial da enfermagem“.

SindSaúde de Curitiba e Região

SINDESC (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Curitiba e Região), informou aos trabalhadores e aos estabelecimentos de saúde por ofício circular, que atenderá o pedido da categoria e do Fórum Nacional da Enfermagem e realizará Greve Geral da Enfermagem.

GREVE GERAL DA ENFERMAGEM EM PERNAMBUCO

Confira os locais de concentração dos atos gerais nesta sexta-feira dia 10/03:

Recife – Praça do Derby 08h
Caruaru – Grande Hotel 09h
Arcoverde – Hospital Regional 08h
Serra Talhada – Hospital Regional 08h
Petrolina – Policlínica municipal 08h

Demais locais, devem fazer revezamento em frente as unidades de trabalho

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *