O que significa Home Care?

O que significa Home Care?

O termo Home Care, pode significar muitas coisas, mas na área da saúde a palavra Home Care significa Saúde Domiciliar ou Assistência à Saúde Domiciliar. A saúde domiciliar refere-se a uma variedade de serviços de saúde que podem ser prestados em casa para doenças e lesões, entre outros motivos.

Enfermagem em Home Care

Na assistência à saúde, Home Care significa um tipo de assistência à saúde que inclui uma ampla gama de serviços oferecidos em ambiente domiciliar, incluindo terapia ocupacional e fisioterapia, fonoaudiologia e enfermagem especializada.

Desses os serviços prestado em Home Care, o tipo de atendimento mais comum é o da enfermagem. A equipe de Enfermagem presta assistência pelos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares. Eles trabalham em conjunto com uma equipe multidisciplinar. Os enfermeiros são responsáveis em criar e executar planos de cuidados para os pacientes.

Plano de cuidados

Os cuidados que pode ser oferecidos aos pacientes domiciliados pela equipe de enfermagem são diversos, entre eles destacamos:

  • Cuidados com as feridas
  • Cuidados com ostomia
  • Terapia Intravenosa
  • Administrar medicamentos
  • Monitoramento da saúde geral dos pacientes
  • Controle da dor
  • Atividades da vida diária, como tomar banho, vestir-se e comer.

Vantagens

O serviço de saúde em Home Care, tem muitas vantagens em comparação com os cuidados em um hospital e em Clínica de Enfermagem Especializada. A saúde domiciliar é menos dispendiosa, mais conveniente e igualmente eficaz.

O objetivo da saúde domiciliar é ajudar os pacientes a se recuperarem de doenças, cirurgias ou lesões, ajudando-os a recuperar a independência, a se tornarem o mais autossuficientes possível e a manter seu nível funcional. Em outros casos, o objetivo é retardar o declínio dos pacientes e atrasar a necessidade de cuidados de longa duração ou em casa de repouso.

Os Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem em Home Care, têm muitas opções de trabalho. Eles podem trabalhar com um único paciente em período integral ou cuidar de muitos pacientes por dia. Os enfermeiros do Home Care, também podem se especializar em uma ou várias áreas, como gerontologia, pediatria, médico-cirúrgica, saúde pública e saúde mental.

Onde trabalham os enfermeiros de saúde domiciliar?

A maioria dos enfermeiros de saúde domiciliar trabalham para agências de saúde domiciliar, hospitais ou em Estratégia Saúde da Família. Outros enfermeiros podem ser contratados diretamente pelos pacientes ou seus familiares, particularmente, ou seja, os enfermeiros podem trabalhar de forma autônoma sem necessidade de um empregador.

Assistência a saúde domiciliar pelo SUS

Existe uma modalidade de assistência a saúde domiciliar chamada de Estratégia Saúde da Família (ESF), que é uma política de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta modalidade, o médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde, forma uma equipe de Saúde da Família e que são responsáveis pela assistência à população de uma determinada região geograficamente definidada.

A equipe ESF, atende os pacientes em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e aqueles pacientes que não podem comparecer a uma UBS, é agendado uma visita domiciliar com a equipe de saúde ou algum membro da equipe.

O que faz um Enfermeiro de Saúde Domiciliar?

Em termos gerais, os enfermeiros de saúde domiciliar normalmente desempenham funções como as seguintes:

  • Gerenciando o que os pacientes estão comendo e bebendo
  • Verificando os sinais vitais
  • Gerenciando medicamentos
  • Gerenciando a dor
  • Certificando-se de que os pacientes estão seguros
  • Educar os pacientes sobre seus cuidados
  • Coordenação de cuidados com médicos e outros cuidadores
  • Realização de avaliações físicas
  • Obtenção de amostras para trabalho de laboratório
  • Monitorar as respostas dos pacientes ao tratamento, como medicação e progresso geral dos pacientes
  • Avaliar as necessidades dos pacientes e desenvolver planos de cuidados
  • Supervisão de planos de cuidados e gerenciamento dos casos
  • Avaliação de pacientes e registro de seu progresso
  • Prescrever cuidados de enfermagem
  • Realização de pequenos procedimentos
  • Educar pacientes e familiares ou outros cuidadores sobre como gerenciar as condições de saúde e o bem-estar geral
  • Determinar a necessidade de encaminhamentos para médicos ou outros profissionais de saúde

Os deveres de um enfermeiro de saúde domiciliar variam dependendo da necessidade do paciente e do tipo de assitência que precisa. Os enfermeiros são qualificados para desempenhar diferentes funções no ambiente de saúde domiciliar com base em seus anos de estudo e experiência de trabalho.

Papel do Técnico de Enfermagem em Saúde Domiciliar

Os Técnicos de Enfermagem e os Auxiliares de Enfermagem, auxiliam os pacientes em suas atividades da vida diária, como sair da cama, caminhar, tomar banho e vestir-se. Além disso, eles verificam e monitoram os sinais vitais, cuidam de feridas, administram medicamentos, monitoram pacientes e relatam o estado ou preocupações do paciente a um enfermeiro supervisor.

Certificações

Como os profissionais de enfermagem em saúde domiciliar geralmente visitam as casas de vários pacientes em um dia, a maioria dos empregos de Home Care exige que o Enfermeiro, ou Técnico de Enfermagem, tenha seu próprio carro, carteira de motorista válida e certificação do Curso de Suporte Básico de Vida (BLS).

Essa certificação em BLS, é importante para os profissionais de saúde domiciliar, pois geralmente são os únicos prestadores de cuidados de saúde na casa de um paciente, portanto, devem estar preparados para oferecer suporte básico de vida aos pacientes em situações de emergência.

Nessa mesma linha, os enfermeiros também devem considerar a obtenção de uma certificação de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS) e, dependendo da população com a qual os enfermeiros de saúde domiciliar trabalham, uma certificação de Suporte Avançado de Vida Pediátrico (PALS) também pode ser útil.

Especialização Enfermagem em Assistência Domiciliária“, é regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), através da Resolução Cofen Nº 581/2018.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *