Enfermagem em Home Care é difícil?

Enfermagem em Home Care é difícil?

O serviço em Home Care prestado pelos profissionais da enfermagem, requer conhecimentos específicos para atuação na área e especialmente na tomada de decisão.

Quem gosta de trabalhar com autonomia, o serviço em Home Care oferece uma boa oportunidade para quem deseja ser um profissional indepentente e autônomo, porém, nem tudo é um “mar de rosas“, o trabalho prestado nesta modalidade de assistência para os pacientes que precisam de cuidados no domicílio, requer certa habilidade e certo cohnecimento para lidar com situações difíceis e que requer tomada de decisão rápida.

É que trabalhar de forma independente em um domícilio, pode limitar o profissional de enfermagem (técnico de enfermagem ou enfermeiro), principalmente quando o serviço é prestado para um paciente que necessite de assistência permanente, como é o caso dos pacientes acamados.

Antes de fechar o contrato

Se você recebeu uma proposta para cuidar de um paciente em Home Care, certifique-se de obter todas as informações necessárias sobre o quadro clínico do paciente. O maior número de informações que você puder obter sobre o paciente que você irá prestar os cuidados, lhe ajudarão a entender o contexto dos cuidados prestados ao paciente e dos pontos de riscos que merece sua atenção.

É importante lembrar que, que o paciente pode estar sendo acompanhado por outros profisisonais da saúde, por isso, veja as recomendações que esses profissionais deixaram. As recomendações podem ter sido dadas verbalmente ou por escrito aos familiares ou cuidadores. Dê preferência sempre para as recomendações por escrito, isso vai facilitar o entendimento técnico e evitará erros de interpretação.

Algumas vezes, os pacientes em atendimento no domicílio, tem um médico que o acompanha à distância, por isso, verifique se esse médico está disponivel para tirar alguma dúvida caso você tenha necessidade.

Não existe um roteiro de perguntas que você precisa fazer aos familiares e cuidadores de um paciente antes de fechar um contrato de trabalho em Home Care, porém, pela prática vivenciada pela enfermagem, podemos saber que, quanto mais o paciente precisa de cuidados de enfermagem, mais as perguntas precisam ser detalhadas.

Enfermeiro em Home Care

Os aspectos mais exclusivos da enfermagem de saúde domiciliar são que os enfermeiros cuidam de um paciente por vez e atendem os pacientes nas próprias casas dos pacientes. Esses pacientes podem ser idosos, gravemente doentes, deficientes, mulheres grávidas ou novas mães; eles também podem estar se recuperando de cirurgias, ferimentos ou acidentes.

Cuidar de um paciente de cada vez permite que os enfermeiros desenvolvam relacionamentos muito mais profundos com os pacientes. Esses relacionamentos mais profundos permitem que os enfermeiros conheçam verdadeiramente seus pacientes, o que pode impactar significativamente seus cuidados. Por exemplo, um enfermeiro pode perceber que seu paciente “não aderente” não está tomando medicamentos porque não pode pagar.

Esse entendimento pode ajudar o enfermeiro a ser mais compassivo na assistência com o paciente e dar aos enfermeiros o incentivo para ajudar seus pacientes a obter os cuidados de que precisam a um custo que possam pagar. Além disso, os enfermeiros podem se sentir mais realizados por esse trabalho individual de longo prazo, porque podem ver os frutos de seus esforços na melhora de seus pacientes ao longo do tempo.

No que diz respeito ao atendimento de pacientes em suas próprias casas, acrescenta um elemento de imprevisibilidade ao trabalho. Com base nos perfis de personalidade dos enfermeiros, essa imprevisibilidade pode ser boa para quem gosta de mudanças, mas pode ser um desafio para os enfermeiros que desejam controle e planejamento.

Outras características desse tipo de trabalho incluem maior autonomia, já que muitas vezes os enfermeiros ou os técnicos de enfermagem, podem ser os únicos profissionais de saúde presentes em um determinado momento, e flexibilidade, pois geralmente os enfermeiros podem escolher seus próprios horários.

Técnico de Enfermagem em Home Care

Os Técnicos de Enfermagem que desejam atuar em Home Care na prestação dos cuidados de Enfermagem aos pacientes, devem se atentar na limitação que a própria profissão impôe.

A Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, a Lei Federal nº 7.498 de 25 de junho de 1986, detalha as atribuições do técnico de enfermagem. Entre as suas responsabilidades, a lei determina que os cuidados prestado pelos Técnicos devem ser precedidos pela supervisão do Enfermeiro. O que isso significa para a assistência em Home Care? Isso quer dizer que o Técnico de Enfermagem não pode exerccer a profissão de forma autônoma como o enfermeiro e que está limitado, ou seja, o Técnico de Enfermagem não poderá executar os serviços de Enfermagem a um paciente sem a supervisão do enfermeiro. Se o serviço prestado for do tipo rápido, como a aplicação de uma medicação ou a realização de um curativo, tudo bem, mas se o serviço for para assistência a um paciente acamado em um plantão de 12h ou de 24h, dai vai precisar ter um enfermeiro também.

Habilidades

  • Conhecimento dos padrões de cuidados de saúde em casa
  • Conhecimento de doenças agudas e crônicas
  • Habilidades interpessoais
  • habilidades de terapia IV, EM, SC
  • Capacidade de ensinar habilidades de autocuidado aos pacientes e suas famílias
  • Autonomia
  • Colaboração com outros profissionais de saúde
  • Força física
  • Respeitar as diferenças culturais, espirituais e socioeconômicas
  • Respeitar as escolhas dos pacientes e familiares em relação ao tratamento
  • Incorporar os sistemas de crenças culturais, espirituais e outros dos pacientes em seus planos de cuidados
  • Reconhecer os valores pessoais e não permitir que eles interfiram no cuidado prestado pelo enfermeiro
  • Comunicar conflitos éticos aos supervisores e ajudar a resolver problemas
  • Manter a privacidade e confidencialidade dos pacientes

Embora a flexibilidade, a autonomia e a natureza individual da enfermagem domiciliar tornem essa opção atraente para muitos, os desafios podem superar os benefícios para outros.

Especialização Enfermagem em Home Care“, é regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), através da Resolução Cofen Nº 581/2018.

One comment

  1. A realidade em home Care e, uma grande rotatividade de profissionais já que empresas terceirizada de home paga de 100 a 130 um plantão de 13 hrs e a maioria desconta, não tem registro e nem seguro, e muitos profissionais relata assédio moral e físico e alguns sexual Coren nada faz!
    Várias empresas dão calote e só ir no jus Brasil e ver quanto essas empresas e processadas por não efetuar o pagamento de 100 reais…
    Home e uma escravidão moderna e o fundo do poço da enfermagem.
    No reclame aqui vários relatos de obrigar a ficar 24 hrs na casa de pessoas por ameaça de receber processo por abandono de incapaz.
    Muitos profissionais migram para outras profissão.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *