Um queloide pode causar desconforto, coceira e em alguns casos até dor. Se um queloide se desenvolver sobre um ombro ou outra articulação, isso pode limitar o quanto você pode se mover. Muitas pessoas simplesmente não gostam da aparência dos queloides. Vamos destacar algumas perguntas e respostas sobre o tema.
O queloide, é quando a pele tem um crescimento anormal ou excessivo de tecido cicatricial que, normalmente aparece, após a cicatrização de uma ferida ou lesão profunda.
Como os dermatologistas diagnosticam os queloides?
Um dermatologista geralmente pode diagnosticar um queloide olhando para ele. Às vezes, outra condição da pele pode parecer um queloide. Por exemplo, se alguém tiver uma reação alérgica na pele ao ouro em seus brincos, o inchaço pode parecer um queloide.
Se parecer que você pode ter outra condição, seu dermatologista pode realizar uma biópsia de pele. Este é um procedimento simples que seu dermatologista pode realizar durante sua visita ao consultório. Você permanece acordado o tempo todo.
Para realizar uma biópsia de pele, seu dermatologista anestesia a área e remove uma pequena quantidade de pele para que possa ser examinada ao microscópio.
Seu dermatologista envia a pele removida para um laboratório médico. O médico que examinar o que seu dermatologista removeu fará um relatório. Diz ao seu dermatologista o que foi visto ao microscópio.
Se você tem um queloide, seu dermatologista pode criar um plano de tratamento adaptado às suas necessidades.
Como são os quelóides?
O tamanho e a forma dos quelóides variam. Em um lóbulo da orelha, você provavelmente verá uma massa redonda e sólida. Quando um quelóide se forma em um ombro ou no peito, a cicatriz elevada tende a se espalhar pela pele. Muitas vezes parece um líquido derramado na pele e depois endurecido.
Você encontrará fotos de quelóides que mostram as diferentes formas como essas cicatrizes podem aparecer na pele e os sintomas que podem causar em Cicatrizes quelóides: Sinais e sintomas.
Em que raça os quelóides são mais comuns?
Pessoas de todas as raças têm quelóides. Os resultados dos estudos, no entanto, sugerem que os negros têm o maior risco de desenvolver queloides. As pessoas de ascendência asiática, latino-americana ou mediterrânea são mais propensas a desenvolver queloides do que as pessoas que têm um tom de pele mais claro.
Por que os quelóides são mais comuns entre as pessoas que têm um tom de pele mais escuro?
Os pesquisadores descobriram que entre 33% e 50% das pessoas que desenvolvem um queloide têm pelo menos um parente de sangue que desenvolve queloide. Isso sugere que algumas pessoas herdam genes que as tornam mais propensas a desenvolver quelóides.
Dermatologistas descobriram que esses genes são mais comuns em pessoas com tom de pele mais escuro. Nos Estados Unidos, é mais provável que os negros tenham um ou mais parentes de sangue que tenham quelóides.
Quando os quelóides aparecem?
Um quelóide geralmente leva tempo para aparecer. Depois de ferir sua pele, meses podem se passar antes que essa cicatriz apareça. Uma vez iniciado, um quelóide tende a crescer lentamente por meses ou anos.
Esse crescimento lento difere muito do outro tipo de cicatriz elevada chamada cicatriz hipertrófica.
Se você tem uma cicatriz hipertrófica, ela aparece um a dois meses depois de ferir a pele e o tecido cicatricial não cresce além da ferida. Com o tempo, uma cicatriz hipertrófica geralmente se torna menos perceptível.
Enquanto os quelóides tendem a se desenvolver lentamente, alguns aparecem mais rapidamente.
Os quelóides desaparecem?
Ao contrário de uma cicatriz hipertrófica, um quelóide não desaparece com o tempo. Para reduzir a aparência de um quelóide, você precisa tratá-lo.
Quando se trata de tratamento, nenhum tratamento funciona melhor para todos os quelóides. É por isso que os dermatologistas consideram onde o queloide aparece em seu corpo, seu tamanho e quão profundamente o queloide penetra em sua pele.
Sua idade e como você respondeu ao tratamento anterior para um quelóide também ajudam a determinar que tipo de tratamento lhe daria melhores resultados.
Queloide dói?
Enquanto um quelóide está crescendo, pode causar dor ou desconforto. A dor geralmente desaparece quando o queloide para de crescer. Em raras ocasiões, os quelóides podem permanecer sensíveis e dolorosos.