Quando procurar um médico em caso de contusões ou coágulos sanguíneos?

Atualizado em 12/02/2022 às 09:37

Qualquer pessoa com dor severa no local de uma lesão deve consultar um médico para um diagnóstico completo.

Contusões normais raramente são motivo de preocupação, mas qualquer contusão inexplicável requer uma visita ao médico.

Certas condições médicas graves e doenças podem causar contusões, hemorragias e coágulos sanguíneos inexplicáveis. Essas condições exigem diagnóstico e tratamento adequados. As pessoas devem falar com um médico sobre quaisquer contusões que durem mais de 2 semanas ou que apareçam ao lado de outros sintomas, como dor ou inchaço.

Qualquer pessoa que suspeite estar com sintomas de trombo deve procurar atendimento médico imediato. Também é aconselhável que pessoas com maior risco de desenvolver um trombo consultem um médico como precaução.

Qualquer pessoa que experimente o seguinte também deve visitar um médico:

  • uma contusão profunda depois de uma lesão
  • um caroço que é firme ao toque abaixo da pele
  • dor profunda após uma lesão significativa, como uma bicicleta ou acidente de carro, lesão esportiva ou queda

Como são diagnosticados as contusões e os coágulos sanguíneos?

Muitos médicos usarão exames de imagem para ajudar a diagnosticar um trombo ou hematoma depois de terem realizado um exame físico e uma revisão do histórico médico da pessoa.

Os exames de imagem para coágulos sanguíneos podem incluir ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Estes testes podem ajudar os médicos a procurar por coágulos sanguíneos tanto nos vasos sanguíneos como nos tecidos e órgãos.

Os médicos geralmente podem diagnosticar hematomas superficiais à vista, levando em conta qualquer descoloração da pele, inchaço dos tecidos e outras lesões. Este é também o caso de pequenos coágulos sanguíneos sob as unhas das mãos ou dos pés, conhecidos como hematomas subungueais.

Tratamento

Contusões não costumam exigir qualquer tratamento.

No entanto, os médicos podem recomendar o uso de remédios caseiros para aliviar os sintomas, por exemplo, aplicar compressas de gelo no hematoma nas primeiras 24 a 48 horas e depois usar compressas de aquecimento depois disso. Se uma contusão é particularmente dolorosa ou extensa, os médicos podem recomendar analgésicos OTC.

Os médicos que suspeitam que uma doença subjacente esteja causando os hematomas podem realizar exames adicionais ou recomendar tratamentos para a doença.

Dependendo de sua causa e dos órgãos e tecidos afetados, um hematoma pode ou não exigir tratamento. Às vezes, esses coágulos sanguíneos podem necessitar de tratamento médico ou procedimentos cirúrgicos, especialmente se ocorrerem sem lesão.

Para tratar um trombo, os médicos usarão medicamentos para ajudar a prevenir a coagulação contínua ou futuros coágulos sanguíneos. Este tratamento geralmente requer uma internação hospitalar. Fármacos injetáveis, como a heparina, podem ajudar a prevenir a formação de novos coágulos.

Em casos de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou embolia pulmonar, uma pessoa pode receber medicamentos para dissolução de coágulos chamados trombolíticos. Os médicos também podem recomendar que o indivíduo use anticoagulantes para evitar que o sangue coagule desnecessariamente no futuro.

Tanto as contusões como os coágulos sanguíneos resultam frequentemente de danos nos vasos sanguíneos.

Contusões geralmente curam por conta própria, enquanto a formação de pequenos coágulos sanguíneos devido a cortes ou lesões é uma parte normal do processo de cura do corpo.

No entanto, os coágulos sanguíneos nos tecidos profundos podem exigir avaliação e tratamento adicionais, dependendo de sua localização.

Os coágulos sanguíneos dentro dos vasos sanguíneos são sempre uma emergência médica e podem tornar-se potencialmente fatais devido aos seus efeitos no fluxo sanguíneo e de oxigênio. Qualquer um que suspeite que tenha um trombo deve procurar atendimento médico imediato.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *