Você tem um trabalho difícil? Tente ser uma enfermeira

Você tem um trabalho difícil? Tente ser uma enfermeira

Atualizado em 25/03/2023 às 07:48

A enfermagem moderna percorreu um longo caminho desde os dias de sua fundadora, Florence Nightingale. Se você tem um trabalho difícil? Tente ser uma enfermeira. Este é um trecho da Second Opinion.

Second Opinion é uma coletânea semanal de notícias, sobre saúde e ciência médica eclética, e sub-radar enviadas por e-mail aos assinantes todos os sábados de manhã.

Hoje, os 400.000 enfermeiros de estabelecimentos de saúde em todo o Canadá, incluem profissionais de enfermagem, enfermeiras, enfermeiras psiquiátricas e auxiliares de enfermagem. Com a segunda-feira marcando o início da Semana Nacional de Enfermagem, eles estão chamando a atenção para os desafios que enfrentam — como encontrar tempo para se manter saudável sem encontrar violência no trabalho.

Cientista do Instituto do Coração da Universidade de Ottaw

Jennifer Reed, cientista do Instituto do Coração da Universidade de Ottawa, e seus colegas acabaram de publicar um estudo no International Journal of Nursing Studies, que mostra que 77 por cento dos enfermeiros hospitalares, não atendem às diretrizes atuais de atividade física, que recomendam 150 minutos de moderada a atividade vigorosa por semana.

Uma “proporção inquietante” de enfermeiras canadenses em geral não cumpre o padrão, disse ela em uma entrevista.

“Acho que precisamos cuidar daqueles que cuidam de nós”, disse Reed, referindo-se às enfermeiras. “Eles são indivíduos muito altruístas. Eles trabalham dia e noite para os pacientes. Eles colocam sua saúde em segundo plano”.

Reed conseguiu um total de 364 enfermeiras, em 14 hospitais no leste de Ontário, para usar monitores nos quadris que mediram sua atividade durante nove dias. A maioria, 94 por cento, eram mulheres.

“Você não pode presumir porque você é uma enfermeira, com uma profissão fisicamente exigente, que você vai cumprir as diretrizes”, disse Reed.

Parte do problema é o trabalho por turnos. Enfermeiras rotineiramente relógio em longas horas, seja em turnos rotativos ou turnos de 12 horas.

“Eles trabalham em turnos extremamente longos e o custo mental com os pacientes é bastante desgastante”, disse Reed. “Eles ficam muito tempo no chão de cimento, para que eles fiquem exaustos no final do dia.”

Quando chega uma pausa, Reed disse que as enfermeiras não estão procurando uma caminhada rápida do lado de fora. “Eles estão indo para algum lugar para conseguir comida. Deixa muito pouco tempo para ter atividade física suficiente”.

Enfermeira disse: ‘Estamos estressados e estamos queimando’

Lesli Richmond não está surpreso. Ela é enfermeira há 30 anos, os 10 últimos como enfermeira de cuidados comunitários para a Bayshore Health Care. A cantora de 50 anos, de Perth, Ontário, trabalha cerca de 250 quilômetros por dia em seu carro para chegar a seus clientes, alguns deles em cuidados paliativos. Um dia de luz é de 10 a 12 clientes, disse ela à CBC News.

“Eu normalmente estou no meu carro por volta das 7h30 da manhã, e geralmente estou na estrada até as 6 da noite. Então, à noite costumo fazer de duas a quatro horas de papelada. Então eu não entendo muita chance para o exercício“.

Ela disse que sua pressão sanguínea está “pelo teto” e seus joelhos estão baleados. “Eu sou provavelmente 20 anos mais velho do que deveria ser.” Mas apesar de todos esses desafios de saúde, ela diz que “ama absolutamente” seu trabalho.

Cada bit de exercício conta na redução do risco de morte prematura.

Este último estudo confirmou para Richmond o que ela é conhecida há algum tempo. “Estamos cansados, estressados e esgotados. Mas é bom que o público saiba disso, sim, nós trabalhamos muito.”

Reed disse que a falta de atividade coloca os enfermeiros em maior risco de doença cardiovascular e os fatores de risco que a acompanham, como obesidade e pressão alta. Um número surpreendente de enfermeiros – 58% – está com sobrepeso ou obesidade, disse Reed.

Ela diz que intervenções são necessárias para resolver este problema alarmante de baixa atividade física. “Acho que o que precisa acontecer é que os locais de trabalho, os gerentes seniores, os formuladores de políticas precisam estar cientes dessas descobertas e desenvolver estratégias nas quais quase injetamos atividade física como parte da rotina diária.”

O estudo também descobriu que mais enfermeiras sofriam de depressão e ansiedade do que as canadenses em geral.

‘Bateu, bateu, socou, chutou’

A Associação de Saúde e Segurança dos Serviços Públicos (PSHSA) também chama a atenção para a violência que as enfermeiras enfrentam no trabalho.

Tornou-se uma profissão de alto risco, diz Henrietta Van hulle, diretora executiva da PSHSA, que oferece treinamento em saúde ocupacional e segurança para enfermeiras do Ontário.

“Enfermeiros foram atingidos, esbofeteados, socados, chutados, esfaqueados com uma variedade de objetos. Eles foram cuspidos, para não mencionar o trauma psicológico de serem abusados verbalmente”, diz Van Hulle.

Estatísticas do Canadá relata que em 2005, 34 por cento dos enfermeiros disseram que foram agredidos fisicamente por um paciente. Em Ontário, mais da metade de todos os ferimentos por violência em hospitais aconteceu com enfermeiras.

E os atos de violência e agressão são severamente subnotificados, diz o grupo, porque há uma crença geral de que “é parte do trabalho”, disse ela.

Os hospitais estão tomando medidas para reduzir a violência. Em Ontário, por exemplo, Van Hulle disse que o Ministério da Saúde, pela primeira vez, tornou obrigatório que os hospitais relatem todos os casos.

Em alguns hospitais, os enfermeiros usam alarmes pessoais. Outras instalações podem ter apenas botões de pânico na parede. É um trabalho em andamento, ela disse.

Ser enfermeira, uma profissão desafiadora

ser enfermeira pode ser uma profissão muito desafiadora e exigente. Enfermeiras são responsáveis por cuidar dos pacientes, administrar medicamentos, monitorar os sinais vitais e colaborar com outros profissionais de saúde para garantir que seus pacientes recebam o melhor tratamento possível.

Além disso, enfermeiras muitas vezes precisam lidar com pacientes que estão em condições de saúde muito graves, e podem precisar lidar com situações estressantes e emocionais. Elas também precisam estar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender às necessidades dos pacientes e suas famílias.

Ser uma enfermeira pode ser um trabalho muito desafiador, mas também pode ser incrivelmente gratificante. As enfermeiras podem fazer uma grande diferença na vida dos pacientes, fornecendo cuidados essenciais e apoio emocional. É uma profissão que exige muita dedicação e habilidade, mas pode trazer grande satisfação pessoal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *