bartolinite

Bartolinite

A Bartolinite é definida como inflamção da Glândula de Bartholin, estrutura do órgão feminino.

De cada lado da abertura vaginal, existem uma pequena Glândula , elas são chamadas de glândulas de Bartholin. Elas podem ficar bloqueadas e os líquidos que se acumulam na glândula faz que com incha, formando um cisto. Estes cistos variam, desde o tamanho de uma ervilha, até uma bola de futebol. Na maioria das vezes, ocorrem apenas em um lado. Eles podem ficar infeccionados, formando um abscesso se não forem logo tratadas.

A incidência dessa inflamação é de 2-3% das mulheres na população mundial, sendo fatores de risco a idade reprodutiva, baixa renda, relações sexuais com múltiplos parceiros, não uso de preservativos e história prévia de ISTs. Ocorre devido à infl amação da Glândula de Bartholin e de seu ducto após a obstrução deste, acarretando a formação de cisto ou abscesso gerrando desconforto na paciente.

Os patógenos mais frequentes envolvidos na Bartolinite são:

  • Chlamydiatrachomatis
  • Neisseriagonorrhoeae
  • Escherichia coli
  • Bactérias presentes na microbiota vaginal

O tratamento cirúrgico pode ser considerado para pacientes sintomáticos ou com idade maior que 40 anos, devendo sempre se excluir carcinoma.

Tratamento:

Os banhos de assento mornos, pelo menos 4 vezes ao dia, por vários dias, geralmente trazem algum alívio. Eles podem ajudar a restringir a infecção e precipitar uma drenagem espontânea. Contudo, a drenagem espontânea nem sempre resolve o problema, uma vez que o ponto de abertura é geralmente muito pequeno e obstrui rapidamente, antes de completar a drenagem.

Se for realizada uma incisão cirúrgica que resulte na drenagem completa do abscesso proporciona o melhor alívio e a recuperação mais rápida. O procedimento pode ser realizado no consultório médico com anestesia local. A colocação da extremidade de uma gaze iodada no abscesso, durante a cirurgia, permite que este continue a drenar e facilita a cura. Podem ser prescritos antibióticos para combater a infecção, mas estes geralmente não são necessários se o abscesso for adequadamente drenado.

Não há indicação de tratamento se os cistos for pequenos. Antibióticos podem ser utilizados em pacientes sintomáticos de acordo com o patógeno específico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.