Dismenorreia - termo técnico de enfermagem

Dismenorreia

Atualizado em 22/01/2023 às 02:51

A dismenorreia, também conhecida como períodos dolorosos, ou cólicas menstruais, é dor durante a menstruação.

Seu início usual ocorre na época em que a menstruação começa.

Os sintomas geralmente duram menos de três dias. A dor geralmente está na pelve ou na parte inferior do abdômen. Outros sintomas podem incluir dores nas costas, diarreia ou náusea.

Em mulheres jovens, períodos dolorosos geralmente ocorrem sem um problema subjacente. Em mulheres mais velhas, é mais comumente devido a problemas subjacentes, como miomas uterinos, adenomiose ou endometriose. É mais comum entre aqueles com períodos pesados, períodos irregulares, cujos períodos começaram antes dos doze anos de idade, ou que têm um baixo peso corporal. Um exame pélvico em pessoas sexualmente ativas e ultrassonográficas pode ser útil para ajudar no diagnóstico.  As condições que devem ser descartadas incluem gravidez ectópica, doença inflamatória pélvica, cistite intersticial e dor pélvica crônica.

A dismenorreia ocorre com menos frequência naqueles que se exercitam regularmente e naqueles que têm filhos no início da vida. O tratamento pode incluir o uso de uma almofada de aquecimento. Medicamentos que podem ajudar a incluir os AINEs, como o ibuprofeno, o controle de natalidade hormonal e o DIU com progestogênio. Tomar vitamina B ou magnésio pode ajudar.  Evidências de ioga, acupuntura e massagem são insuficientes.  A cirurgia pode ser útil se certos problemas subjacentes estiverem presentes.

Estimativas da porcentagem de mulheres em idade reprodutiva afetadas variando de 20 a 90%. É o distúrbio menstrual mais comum. Tipicamente começa dentro de um ano do primeiro período menstrual. Quando não há causa subjacente, muitas vezes a dor melhora com a idade ou após ter um filho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *