Hepatectomia - Letra H

Hepatectomia

Hepatectomia é um procedimento cirúrgico, que consiste na remoção parcial ou total do fígado. É realizada em casos de doenças hepáticas graves, como o câncer de fígado ou cirrose, ou em casos de trauma hepático grave.

A cirurgia é geralmente realizada, sob anestesia geral e, pode durar várias horas, dependendo do tamanho e da extensão da remoção do fígado. Durante a cirurgia, o cirurgião realizará uma incisão, na parte superior do abdômen e removerá a porção do fígado afetada.

A hepatectomia, é um procedimento complexo que, requer cuidados pré e pós-operatórios rigorosos. Antes da cirurgia, o paciente é avaliado para garantir, que ele esteja saudável o suficiente para a cirurgia. Depois da cirurgia, o paciente é monitorado de perto em uma unidade de terapia intensiva (UTI), para garantir que ele se recupere adequadamente.

A recuperação após uma cirurgia de hepatectomia, pode ser um processo longo e desafiador. O paciente pode precisar passar dias ou semanas no hospital para se recuperar completamente. O paciente , também, precisará seguir uma dieta especial e limitar suas atividades físicas por um tempo para permitir que o fígado se recupere adequadamente.

Embora a hepatectomia, seja um procedimento cirúrgico arriscado, é muitas vezes a única opção de tratamento para certas condições hepáticas graves. O prognóstico após a cirurgia, depende da extensão da doença hepática subjacente e, da capacidade do paciente de se recuperar adequadamente.

Indicação para realizar uma hepatectomia

É geralmente realizada em casos de doenças hepáticas graves, como o câncer de fígado, cirrose, hemangioma hepático gigante ou adenoma hepático que estão causando sintomas significativos ou ameaçando a vida do paciente.

O câncer de fígado é a indicação mais comum para a hepatectomia. Em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada para remover o tumor e, preservar a maioria possível do fígado saudável. Em casos avançados de câncer de fígado, pode ser necessária a remoção de todo o fígado ou parte dele para controlar a doença.

Além do câncer de fígado, outras doenças hepáticas que podem exigir uma hepatectomia incluem:

  • Cirrose hepática avançada: A cirrose é uma condição em que o tecido hepático saudável é substituído por tecido cicatricial. Em casos graves, a hepatectomia pode ser necessária para evitar insuficiência hepática.
  • Hemangioma hepático gigante: é um tumor não cancerígeno que pode crescer rapidamente e causar sintomas como dor abdominal, inchaço e desconforto respiratório. A hepatectomia pode ser necessária em casos graves.
  • Adenoma hepático: é um tumor benigno que pode crescer e sangrar, o que pode levar a complicações graves. A hepatectomia pode ser necessária para remover o tumor e evitar complicações.

A decisão de realizar uma hepatectomia depende da extensão da doença hepática e da saúde geral do paciente. O cirurgião avaliará o paciente e determinará se a cirurgia é a melhor opção de tratamento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *