Prognóstico - Letra P

Prognóstico

O termo prognóstico, é usado na saúde para determinar o nível previsto ou provável da evolução de uma determinada condição clínica de um paciente. O Conselho Federal de Medicina (CFM), determina que o prognóstico é ato privativo do médico.

Pela lei, os profissionais de enfermagem, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, não podem definir diagnóstico do paciente e nem tão pouco determinar um prognóstico, por isso, é extremamente importante que o profissional de enfermagem esteja ciente da limitação das informações que podem dá ao paciente ou aos familiares.

Profisisonais da área da enfermagem, devem ficar atentos ao que diz as Resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) sobre o tema. É importante também a observância ao Código de Ética dos Profissionasi de Enfermagem (CEPE).

O Prognóstico, é um termo usado na ciência e na medicina, que se refere à determinação do nível previsto ou provável de melhora na função e, a quantidade de tempo necessária para atingir esse nível de melhora, em uma condição de saúde de um determinado paciente.

O que diz o Conselho Federal de Medicina sobre o prognóstico?

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), disposta no artigo 4º da Lei nº 12.842/2013, o prognóstico é atribuição privativa do profissional médico, assim como o diagnóstico. Esse raciocínio é lógico, pois como será demonstrado a seguir, o profissional que é competente para realizar o diagnóstico nosológico, será o mais capacitado para definir o prognóstico, este último, repita-se, ato privativo do médico.

Níveis de rognóstico

O médico também pode incluir uma previsão dos níveis de melhora alcançados, em vários intervalos durante um curso de terapia. No contexto da medicina, descreve uma previsão da condição futura de um paciente. É expresso usando termos gerais como “ruim, favorável, moderado, excelente, excelente, justo ou sem esperança“.

As condições às quais um prognóstico, é aplicado incluem doenças ou condições, bem como o resultado esperado de uma intervenção. Esta intervenção pode ser preventiva (descrita como profilática) ou operativa.

As implicações do prognóstico

Os estudos prognósticos visavam entender o curso, os determinantes ou a probabilidade dos resultados em uma coorte de pacientes.

As informações prognósticas são úteis pelos seguintes motivos:

  • Para fornecer informações médicas aos pacientes
  • Para identificar grupos-alvo para tratamento médico
  • Para direcionar fatores prognósticos específicos para modificação ao longo do tratamento
  • Para fornecer a base da medicina personalizada ou baseada em risco
  • O design de ensaios randomizados

O que é um fator prognóstico?

Um fator prognóstico, é qualquer variável associada a um risco de um resultado de saúde, entre pessoas com um determinado problema de saúde. Definido de forma mais detalhada, um fator prognóstico é uma medida que tem relação com um resultado clínico na ausência de terapia ou quando a terapia padrão é aplicada.

O que é um Diagnóstico?

É diferentes categorias, valores de qualquer fator prognóstico específico, associados a resultados melhores ou piores para a saúde futura de um paciente. É determinado pelo médico, sendo ato privativo deste profissional.

Por exemplo, no caso do câncer, o grau do tumor no momento do exame histológico é considerado um fator prognóstico, porque está frequentemente associado ao tempo até a morte ou à recorrência da doença. Os escores de prognóstico, geralmente fornecem um prognóstico mais objetivo ou mais preciso do que as previsões clínicas isoladas.

As características do paciente coletadas rotineiramente, são consideradas prognósticas. Isso inclui sexo, idade, índice de massa corporal, pressão arterial, tabagismo, presença de outras doenças (comorbidades) ou sintomas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *