Confirmada Greve Geral da Enfermagem 2023 pelo Piso da Enfermagem

Confirmada Greve Geral da Enfermagem 2023 pelo Piso da Enfermagem

A Enfermagem Brasileira está se mobilizando e se organizando para realizar no dia 10 de março Greve Geral Nacional, pela implantação do Piso da Enfermagem. A convocação foi feita pelo Fórum Nacional da Enfermagem para os profissionais Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

Dia 14 de fevereiro aconteceu uma mobilização nacional da enfermagem, com o objetivo de sensibilizar o Governo Federal para agilizar o processo de implantação do Piso da Enfermagem. Só que, o Governo Federal, atravês do Ministério da Saúde, emitiu uma nota dizendo que está se preparando para emitir a Medida Provisória autorizando o repasse do dinheiro dos Cofres da União para os Estados e Municípios, o que até o momento não foi realizado.

A Enfermagem está indignada

A categoria de enfermagem está indignada com tanta demora. Se já não bastasse ficar anos lutando por melhores condições de trabalho e melhor salário, os profissionais da enfermagem se veem humilhados com toda essa situação.

A conquista foi árdua, mas os obstáculos de quem ganha em cima do trabalho da Enfermagem é gigantesca. O interesse de a enfermagem não avançar em suas conquistas é tão grande que empresários, prefeitos e várias entidades solicitaram ao Supremo Tribunal Federal (STF), que impedisse a legalidade da Lei 14.434 de 2 de agosto de 2022 ao qual garante o Piso da Enfermagem.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), juntamente com os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) de todos os estados, estão constantemente discutindo e fazendo pressão para os líderes políticos para o cumprimento da lei.

O Fórum Nacional da Enfermagem representa várias entidades, inclusive existem membros do Cofen e Aben que fazem parte do Fórum. Eles estão convocaram a enfermagem para a paralização que aconteceu no dia 14 de fevereiro e agora para Greve Geral da Enfermagem qeu será realizada no dia 10 de março.

O que diz o Ministério da Saúde sobre o Piso da Enfermagem?

O Ministério da Saúde, atravês da Ministra Nísia, afirmou na semana passada a conclusão da primeira versão da minuta da Medida Provisória (MP) para a suplementação financeira que viabiliza o piso nacional da Enfermagem. Em nota, a ministra declarou que “O presidente Lula, já se manifestou sobre o tema e vamos trabalhar de forma célere para concluir esse processo”.

Enquanto isso, a categoria aguarda essa Medida Provisória, que não saindo o quanto antes, o grito da greve vai continuar.

39 comments

  1. A enfermagem é responsável por salvar vidas e ganha uma micharia ,temos que trabalhar muitas vezes em dois emprego para sustentar nossa família,vergonha nosso salário.

  2. A enfermagem grita por socorro,estamos saturada de tantas humilhações….amamos os aplausos e gesto gentil da população durante a pandemia,mais precisamos que os políticos olhe a enfermagem com olhar humano,afinal eles estão lá porque nós povo colocamos então o mínimo que esperamos e o salário digno é respeito com a classe…. sou a favor a greve, e lamentável ter que parar pra que sejamos visto por todos…..mais uma coisa digno enfermagem unida jamais será vencida…..vamos lá pessoal vamos lutar pelos nossos direito…….

  3. Sou a favor da greve. Não poderemos esperar mais tempo. Chega de tanta humilhação. Sou Enfermeira há 40 anos. Precisamos ter ciência da importância do nosso trabalho. Deixar de romantizar, que trabalhamos por amor. Temos capacitação, conhecimento técnico científico e responsabilidade. Merecemos uma vida digna, como todo ser humano. Lembrei da canção durante a colação de grau. ” Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”

    1. E humilhante a gnt estar de pires na mão implorando por um salário digno,enquanto os governantes figem demência e adiam o quanto podem ,engraçado q o aumento deles foi rapidinho….

  4. jamais imaginei um dia em ver uma classe de trabalho tão digna de honras pelo que faz pela sociedade , ser tão humilhada e ridicularizada pelos políticos e pelos empresários donos de hospitais e outros estabelecimentos de saúde. Eu creio que vamos sim receber os valores do piso , mas mesmo assim a mancha da humilhação e do ridículo jamais deverá ser apagado, pois pelo veto da atualização do salario anual, em poucos anos teremos nossos salários da forma como está atualmente.

  5. Quem se preocupa com a Enfermagem? Isso é balela estou a 20 anos na profissão não vejo melhorar em nada coisasque são simples de serem solucionadas , imagine algo então como piso salarial!!! Kkk

  6. Pessoal, esses dias atrás foi dado aumento do salário do juízes, que estava defasado desde 2005, vai ter juiz que irá receber os retroativos com cálculo de até 2 milhões de reis, já votado pelo STF, sem querer saber de onde vai sair essa verba e qual vai ser a fonte de custeio.

  7. Para mim deveria ser ainda maior o aumento, pois numa Pandemia colocamos nossos familiares em risco tbm, fiquei 2 anos sem poder ver minha avó, durante a COVID. 30 horas semanais , férias anuais e seria ótimo ter tbm um segundo período de descanso com 15 dias. Pois quando viramos plantões e cobrimos outros ninguém vê! Um dos mercados que mais crescem é o da saúde, basta olhar os valores absurdos dos planos e notem as parcerias com os bancos, dinheiro tem em todos os aspectos Estaduais e privados. Tem que parar tudo por 7 dias para que valorizem e respeitem a nossa classe. Até mesmo para o povo entender a importância de quem cuida deles e quem a saúde a responsabilidade pelos entes queridos que muitos terceirizam os cuidados pois os próprios familiares não querem lidar com a responsabilidade. Lembrando que todo mundo , rico ou pobre , nasce na mão do enfermeiro. É recebido pelo enfermeiro e uma hora vai precisar de um enfermeiro! Deveriam prezar pela nossa qualidade de vida e saúde mental , pois muitos excedem 24 hrs de plantão, passam de 60 hrs semanais e a mente cansada fica propícia ao déficit de atenção e erros torpes que uma vida de qualidade evitaria. Erros na enfermagem cairiam mais de 50% só com essas medidas simples de 30 horas semanais e poder ter uma vida digna com apenas 1 emprego !

  8. Infelizmente a enfermagem não e uma classe unida,pois se fossemos teríamos tudo o que fosse reivindicando.Pois falei com vários amigos,colegas e muitos concursados me falaram assim se parar e bom que faz mais plantão extra.
    Mostrei que isso vai servir para aposentadoria deles mais mesmo assim a cabeça não muda.
    Pois temos que parar sou totalmente a favor e achava que teríamos que parar tudo nem 30% ficar.
    Pois vc vê a classe de professores param tudo e conseguem logo as coisas.
    Nós estamos brigando a 30 anos e não temos um piso,carga horária e aí cada Município, Estado,Governo Federal e Distrito,paga o que quer,uns já pagam além do piso (minoria),tem lugar que o base e menor que o salário mínimo.
    Temos que nos unirmos e parar tudo em todos os Estados, Municípios,com o respaldo do Cofen,Coren e sindicatos para que nossa paralização seja legal e não soframos nenhuma punição com percas salárial ou Retaliação após a paralisação.Como será feito isso para nós termos um respaldo jurídico?Alguém que possa me responder e orientar a todos.
    Eu Enfermeiro Allan de Itaguaí-RJ, sou totalmente a favor de fazermos uma paralisação nunca vista na história.

  9. Sinceramente. Alguém me ajuda.
    Os ministros, quantos vidas eles salvaram para ganhar o valor que ganham e 41mil quantos auxílios?
    Quantos técnicos eles podem pagar cm aqueles salários.?
    23 anos salvando vida. Trabalho em 2. 18h por dia e não ganho 3mil.
    Dou mais minha vida do que vivo sem feriados ano novo Natal aniversário.
    Os ministros deveriam ganhar cm muitos trabalhadores. Não 41 ou 46 mil
    Qual valor da casa dele quantas casas eles tem. Pois eu não tenho nenhuma e pago 1500 de aluguel e ganho hoje em 2023. 2600 em 1 emprego e preciso fazer uns bico. Não tenho carro um cg 2015. Foda ser humilhado mas faz o L…..

  10. É preciso que aconteça mais uma desgraça a nível mundial matando milhares de pessoas principalmente familiares desses políticos que impedem essa Vitória de uma classe tão sofrida. É lamentável mais é o que desejo no momento . Muitos profissionais estão morrendo diante de tanta humilhação, dispreso, angústia. TODA ENFERMAGEM ESTA DOENTE. MENTALMENTE E FISICAMENTE. CHEGA!!!! DE TANTA HUMILHAÇÃO. É VERGONHOSO PARA ESSES POLÍTICOS DESSE PAIS . O MOMENTO É DE TRISTEZA E CHORO.

  11. Bolsonaro deu o aumento pra vocês,mas votaram no lula porque uma coisa não tinha nada ave com a outra kkkkkkkk

  12. É lamentável q até hj não consigam pagar,dinheiro tem sim ,só q só pensam em lucrar em cima dos profissionais da saúde, tem hospital aí q nao deposita fgts q é direito trabalhista q desconta inss do funcionário e não está repassando a previdência ,funcionários com 1,2 e até 3 férias vencidas ,cartão alimentação com 2 meses de atraso ,cadê autoridades ,cad fiscalização, não sei o qacontece ,tentam de todo jeito ganhar em cima dos profissionais da saúde, absurdo ,precisamos trabalhar,estudamos pra isso dedicamos ,merecemos cumpram a lei e que realmente cumpre os direitos ,precisamos q autoridades investiguem melhor os hospitais filantrópicos em Minas,muitos são sérios mais tem uns aí q demônio está só esperando eles morrerem pra levar,vão me desculpar viu ,pelo menos liberdade de expressão ainda não nus foi cortado.

  13. Os procedimentos realizados pela categoria, não são vistos pela sociedade e menos por políticos.Uma vez que estamos dentro de uma unidade,ou hospital,e por consequência tbm não gera verba para capital e município,ou seja, não entra na estatística, não vira número.Infelismente a sociedade considera a mão de obra da enfermagem como trabalho doméstico (nada contra) ,mas não somos profissionais domésticos.Existem número de diabéticos,hipertensos, gestantes…. Sim, lógico que precisa ter número que só se tem através de buscativas na atenção primária, quem o faz são profissionais da saúde tbm! Mas não é a enfermagem,o trabalho da enfermagem é cuidar dos resultados dessa buscativa ,ou seja na atenção primária,no agudo ou estado crônico.Nosso trabalho gera muito dinheiro no bolso de muitos , menos no bolso da enfermagem.

  14. Eu gostaria que todos nós realmente fizesse uma paralisação. Queria ver vocês políticos arrogantes. Ir socorrer uma pessoa se que, eu tenho uma certeza muitas pessoas iam a morrer. Eu gostaria que dentre essa fosse um ente querido seu. Aí vocês iam tomar vergonha na cara. Só se toma providências aqui no Brasil em duas situações ou perca de labores matérias ou perca de uma pessoa bem querida.

    1. É nescessário ter paciência, o pai vai atender a todes, respeitando as prioridades: primeiro o judiciário, o congresso, os artistas e os companheiros, se sobrar alguma migalha vem alguma coisa pra saúde, educação e segurança. Esse último vai ser mais difícil pois eles odeiam essa categoria.

  15. Uma classe desunida se já tivesse parado antes já teria conseguido esse piso a enfermagem praticamente carrega os hospitais nas costas sempre com os piores serviços e só ir a luta que coseguem.

  16. Infelizmente não nos restará outra alternativa. Será necessário mesmo a realização da greve dos profissionais da enfermagem .
    Espero q tenhamos coragem de estarmos unidos nessa batalha!

    1. Safadeza essa demora,engraçado e imoral é q qdo se trata do salário desses políticos é rápido q dão jeito e aprovam,covardes isso sim,devem mais é dar valor na categoria da enfermagem,os técnicos então,esses msm trabalham demais e não são vistos,vergonhoso isso.

  17. Nós vemos o descaso com a enfermagem, pois os políticos e pessoas do alto poder aumentar seus salários descaradamente. Pergunto quantos de vocês sabe lhe dar com as pessoas que chegam nos hospitais, pronto socorro com a necessidade de um atendimento ou mesmo chegam infartando ou acidentado.
    Vocês sabem pelo menos os tipos de insulina que dose pode usar qual tipo usar. E pra você terem uma noção temos que estudar muito pra saber o que fazemos direito e com qualidade. Mas pra isso também gastamos pois não temos muitas vezes atualizações de procedimentos. Só temos se pagarmos. Então crie vergonha e paga a categoria salários dignos.

  18. Já virou piada esse piso,o STF suspendeu mas já aumentaram o salário deles,já deu,isso é uma palhaçada,plantões com poucos funcionários,muitos com 2,3 empregos porque com o salário pago não se sustenta familia nenhuma,até parece que esse valor do piso é muita coisa perto dos preços de medicamentos,mercado,agua,luz,VERGONHA DE TER ESCOLHIDO SALVAR VIDAS

  19. Muita cautela em fazer uma greve, uma vez que abusos contra os diretos podem acontecer, não esqueçam que até agora ninguém de peso se manisfestou publicamente defendendo a categoria.

    1. E família unida e Vitória tevia parado e no ágio da pandemia , perdemos colegas profissão por está frente e ganhar esse miséria salário . Pois então salário de políticos aumentar sem greve sem votação isso palhaçada bora mostra esse povo quem manda nesse Brasil

    2. Não entende seu comentário?
      Vc está a favor ou contra a enfermagem?
      Pois que eu saiba, temos sidicatos competentea e habilitadoa com a questão, não estamos leigos nem soxinhos!
      E se munidos de conhecimentos!!

  20. Esse piso da enfermagem já virou novela e decepcionante . Vergonha nacional

    1. Uma pouca vergonha a nossa classe que conta com esse aumento já que não nos valorizam!A enfermagem está doente ,tanto fisicamente como mentalmente!

    1. Eu irei fazer o curso de tec. De agente de saúde porque no momento é a unica categoria que é valorizada pelos políticos por representar números” familias” tbm por serem; vidas não diz nada número acredito que para os políticos desse pais SIM! É lamentavel porem verdadeiro. Os aumentos dos salarios desses politicos Sao do dia para noite e de uma forma desordenada qtas vezes eles acharem que precisam. Agora para uma categoria tao importante é todo esse conflito. Cansamos e que os médicos, politicos e empresarios tomem conta do povo que sofre com toda essa insustiça e que venha+ pandemias e caos para sermos chamados de herois.kkk

    1. E uma vergonha p os políticos do nosso país, sou uma técnica de enfermagem e trabalho a semana toda e só recebo um salário mínimo, isto é uma vergonha para um país tão rico como o nosso Brasil Brasil

  21. Queremos aderir a greve, mas a questão é: o sindicato vai nos resguardar de eventuais justas causas, ou corte do dia?

    1. Iracilda parabéns pela indagação, pois pra mim nem os sindicatos e os próprios CORENs não se manifestam claramente para nos apoiar e nos defender nestes casos. Só querem arrecadar dinheiro. Isto é fato. Fica aqui meu apoio a todos da classe.

    2. Hj ja tem uma lei que ampara que qualquer instituição, não pode dar demissão por justa causa.

  22. Todas as informações foram de grande importância para toda categoria da enfermagem. É muito relevante e de grande empoderamento para todos nós de cursos de todos os processos de procedimentos realizados por cada uma Obrigada Enfermeira Helena Camilo Fortaleza ceara

  23. Sou a favor da greve da enfermagem, eu sou técnica de enfermagem, eu trabalho através de uma cooperativa home care, o valor dos plantões é vergonhoso as vezes eu sinto piedade de mim mesma, diante desta falta de respeito com o profissional da enfermagem. Quero greve já !

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *