A Especialidade em Enfermagem Aquaviária no Brasil, resulta de norma legal que emana da autoridade da Marinha do Brasil.
Estes profissionais (enfermeiro e técnicos de enfermagem) estão diretamente e hierarquicamente subordinados a todas as normas que são dirigidas pela Autoridade Naval no Brasil, inclusive, estes profissionais são obrigados a terem trajes e uniformes próprios da Marinha Mercante brasileira.
Os profissionais de enfermagem aquaviária também estão sujeitos aos Tratados e Convenções Internacionais ratificadas pelo Brasil e que regulam a atividade aquaviária mundial, além de estarem sujeitos às normas e resoluções do Conselho Federal de Enfermagem. Nesta modalidade, pela característica do tipo de atividade e embarcação, o profissional pode permanecer embarcado por vários meses, no caso de navios de longas viagens.
Nesta especialização estão incluídas as atividades em navios de cruzeiro (transatlânticos), também as embarcações de resgate e os navios da Marinha Mercante do Brasil.
As atividades nessa modalidade incluem zelar pela saúde dos passageiros e tripulantes, intervir nas ocorrências, organizar e controlar materiais, medicamentos e equipamentos a bordo, realizar inspeções sanitárias nos ambientes, e prestar atendimento no ambulatório.
Como é a Jornada de trabalho
A jornada de trabalho abrange muitos dias corridos, dependendo de cada contrato, que é em média 120 dias corridos ou então até nove meses. Após os 120 dias, podem ser concedidas férias de 60 dias.
Adaptação
- Superar as náuseas associadas ao movimento das ondas
- Superar a claustrofobia por viver em um espaço limitado
- Superar a confusão inicial por falta de pontos de referência geográfica
- Superar as adversidades climáticas
- Superar os distúrbios de ritmos biológicos – trabalho em turnos
- Superar a solidão e a saudade da família
- Superar a limitação de acesso às comuns tecnologias de comunicação (no mar todos estão dependentes de uma limitada e finita largura de banda de satélite e área de cobertura do mesmo)
- Ter resistência a dores musculares pelos esforços dispendidos
No caso da modalidade offshore, há a exposição à ruídos elevados, excesso de calor
Competências mais apreciadas
- Experiência em urgência e emergência
- Experiência em atendimento a pacientes críticos
- Experiência em traumatologia
- Capacidade de gerenciar conflitos
- Capacidade de estabelecer prioridades
- Capacidade de tomar decisões precisas
- Exigências e modalidades
- Experiência mínima de 02 anos em urgência e emergência – Aquaviário
- Inglês e espanhol fluentes – Aquaviário
- Inglês fluente – (nem todas as empresas exigem, mas é um grande diferencial) – Offshore
- Curso ACLS válido – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia – Aquaviário e Offshore
- Curso PHTLS válido – Pre Hospital Trauma Life Support (PHTLS) – Suporte de Vida no Trauma Pré-Hospitalar – Offshore
- Curso Básico de Segurança em Plataforma (CBSP) – Offshore
- Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho (recomendado) – Offshore
- Curso de Formação de Aquaviário – CFAQ – Aquaviário
- Conhecimentos de informática – Aquaviário e Offshore
A Sociedade Brasileira de Enfermagem Aquaviária
A Sociedade Brasileira de Enfermagem Aquaviária é uma entidade sem fins lucrativos com objetivo científico educacional, que visa atender a atividade de Enfermagem Aquaviária, congregando os profissionais de Enfermagem e demais profissionais de saúde que, no Brasil e no Exterior, se interessam pela atividade profissional no segmento aquaviário e afins, fomentando a qualificação técnica e científica dos seus membros, zelando pela observação da ética profissional e nível de eficiência técnica no exercício profissional de Enfermagem no segmento Aquaviário e afins.
A sociedade tem como meta estimular as pesquisas científicas e tecnológicas, buscando o desenvolvimento, a difusão e a aplicação da informação visando a melhoria da qualidade do trabalho e da vida do trabalhador no mar. Através de encontros, cursos, eventos e outras atividades, pretende promover o intercâmbio profissional e científico com entidades congêneres nacionais e internacionais, apoiar a publicação de livros, boletins e periódicos, e a divulgação de eventos em consonância com o objeto social e assuntos correlatos.
A SOBEA compromete-se a representar os interesses de seus sócios junto a entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais e prestar esclarecimentos junto ao público, no que tange os aspectos de atenção primária à saúde quanto às possibilidades de prevenção e tratamento de agravos de saúde, colaborando com o Poder Público e entidades vinculadas aos assuntos de Saúde, na investigação, equacionamento e solução dos problemas de Saúde Pública no segmento aquaviário.
A Especialização “Enfermagem Aquaviária“, é regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), através da Resolução Cofen Nº 581/2018.
Todos os profissionais de enfermagem aquaviaria têm que ter CIR?