A Enfermagem é classificada como profissão de

Os profissionais da enfermagem são classificados como a profissão de maior confiança em 2017, de acordo com a pesquisa anual da Gallup sobre honestidade e padrões éticos, relata American Organization of Nurse Executives – AONE. 

Profissionais da enfermagem lideraram a lista de 22 profissões nos últimos 16 anos. A maioria dos americanos entrevistados (82%) descreveu a ética das enfermeiras como alta ou muito alta.

Por que a enfermagem é a profissão mais confiável

Pelo décimo sexto ano consecutivo, a pesquisa Gallup classificou a enfermagem como a profissão mais confiável, e os enfermeiros, como os profissionais que mantêm os mais altos padrões éticos em uma ampla gama de profissões, incluindo médicos, policiais e professores. Esta enquete reflete a confiança que o público deposita nos enfermeiros; e, na verdade, seja à beira do leito ou na sala de diretoria executiva, os enfermeiros são o recurso mais confiável no sistema de saúde em qualquer país. 

Os pacientes procuram os enfermeiros para cuidar durante os seus momentos mais vulneráveis, e a profissão de enfermagem tem provado uma e outra vez que eles realmente merecem essa confiança.

Enfermagem abrange muito mais do que apenas cuidados médicos, tem a ver com o toque humano também. Quando um paciente precisa de um copo de água ou um analgésico, é a enfermeira a quem eles recorrem. Os enfermeiros cuidam das necessidades mais íntimas dos pacientes e o fazem com compaixão e consideração. Tarefas que vão desde persuadir o paciente a comer, contar uma piada enquanto tira sangue, a ajudar o paciente a dar alguns passos após a cirurgia, estão todas dentro das responsabilidades do enfermeiro.

Embora seja o médico que gere o plano geral de cuidados de saúde, os enfermeiros são aqueles que o realizam; e ao fazê-lo, eles passam o maior número de horas de contato com o paciente. Noventa e nove por cento das interações dos pacientes no hospital são com seus enfermeiros, e os pacientes aprendem a confiar em seu tratamento rápido de quaisquer problemas que possam estar enfrentando. Eles sabem que quando eles pedem ajuda, é a enfermeira deles que é sempre a primeira a responder!

Os enfermeiros devem necessariamente recorrer a essa confiança unilateral que os pacientes depositam neles, defendendo-os em questões de saúde e fazendo todo o possível para melhorar o bem-estar da comunidade em geral. É mais provável que os pacientes recuperados escutem as palavras de aconselhamento da enfermeira que esteve à beira do leito durante a permanência no hospital. Eles seguirão o atendimento ao paciente por eles defendido, pois percebem que seus enfermeiros cuidam deles honestamente e querem seu bem-estar.

Por mais cansados que possam estar, os enfermeiros são treinados para serem alegres e agradáveis e para estenderem o cuidado compassivo em todos os momentos. Quando você não está com a melhor saúde, um rosto sorridente pode fazer toda a diferença para sua rápida recuperação! Às vezes, quando o prognóstico de saúde do paciente não é tão positivo, é novamente apenas os enfermeiros que podem confiar em dizer a verdade, de forma clara e correta. Enfermeiros muitas vezes ajudam os pacientes a tomar decisões informadas sobre seus cuidados de saúde continuados. Por esse motivo, os pacientes aprendem a esperar honestidade de suas enfermeiras.

Outra razão para essa confiança poderia ser que os enfermeiros não se beneficiam financeiramente de nenhum diagnóstico, enquanto em muitos hospitais os médicos podem ganhar, financeiramente, se os pacientes forem submetidos a testes ou a uma cirurgia. Como os enfermeiros não têm nenhum incentivo financeiro ou outro para fazer algo errado, eles podem ser confiáveis para fazer todas as coisas certas.

Para permanecer no topo da profissão e manter-se a par de todos os avanços no campo, os enfermeiros devem realizar cursos de desenvolvimento profissional. Isso os ajudará a manter a confiança que a comunidade depositou neles e a desempenhar suas funções com o melhor de sua capacidade.

Comentários:

Sou Enfermeiro e posso afirmar que é uma grande satisfação ver a enfermagem reconhecida no mundo e pouco a pouco vai ganhando espaços, disse Enfermeiro Renato Silva Neto, Coordenador do Sou Enfermagem.

 REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M. E. G. G.; PINHO, L. V. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicol. clin., v. 20, n. 2, p. 173-184, 2008.
ANDRADE, A. C. A enfermagem não é mais uma profissão submissa. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 60, n. 1, p. 96-98, 2007.
ANGELO, M. Educação em Enfermagem. Editora: Abril, 1994.
ANSELMI, M. L; ANGERAMI, E. L. S.; GOMES, E. L. R. Rotatividade de trabalhadores de enfermagem nos hospitais do município de Ribeirão Preto. Rev. Panam. Salud. Publica/ Pan Am. J. Public Health, v. 2, n. 1, p. 44-50, 1997.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial; 2003.
ANTUNES, R. Trabalho e Precarização numa ordem neoliberal. In: GENTILI, P.; FRIGOTO,
G. A cidadania negada: políticas de exclusão social na educação e no trabalho. 2ª ed. São Paulo: Cortez; 2001.
AMANTÉA, M. L. Competências do professor no Estágio Curricular do Curso de Graduação de Enfermagem segundo a percepção dos próprios docentes. Tese
(Doutorado em Enfermagem). São Paulo (SP): Escola de Enfermagem da USP, 2004.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *