A jornada de Anna Nery na enfermagem

A jornada de Anna Nery na enfermagem

A jornada de Anna Nery na enfermagem é marcada por pioneirismo, coragem e dedicação à profissão de Enfermagem no Brasil. Sua carreira iniciou em 1864, quando ela se ofereceu como voluntária para atuar como enfermeira no contexto da Guerra do Paraguai. O objetivo dela, era ficar perto de seus filhos que haviam ido servir na Guerra. Ela também é conhecida como, simplesmente, Ana Neri.

Na época, a enfermagem no Brasil não era uma profissão estabelecida, e as atividades de enfermagem eram exercidas principalmente por religiosas e voluntários.

Durante a Guerra do Paraguai, ela cuidou dos soldados brasileiros feridos, demonstrando grande empatia e habilidades de enfermagem. Sua atuação nesse período foi fundamental para o reconhecimento e a valorização da enfermagem como uma profissão essencial no cuidado aos enfermos. A dedicação e o comprometimento de Anna Nery, com o bem-estar dos soldados, tiveram um impacto significativo na percepção da sociedade sobre a importância desta profissão.

Ao longo de sua jornada na enfermagem, Anna Nery enfrentou diversos desafios, como a falta de recursos, condições precárias de trabalho e a necessidade de adaptar-se às circunstâncias adversas. Além disso, lidou com a perda de seus dois filhos, que também lutaram na Guerra do Paraguai.

Mesmo diante dessas dificuldades, Anna Nery continuou a exercer sua profissão com resiliência e determinação, servindo de exemplo para futuras gerações de enfermeiros.

Anna Nery deixou um legado

O legado de Anna Nery é de grande importância para a enfermagem brasileira. Sua atuação como enfermeira voluntária durante a Guerra do Paraguai evidenciou a necessidade de profissionalizar a área, contribuindo para a valorização e o reconhecimento da enfermagem no Brasil. Através de seu exemplo, Anna Nery inspirou a criação de instituições de ensino e a implementação de políticas voltadas à formação e capacitação de enfermeiros.

Em 1923, foi fundada a Escola de Enfermagem Anna Nery, no Rio de Janeiro, como uma homenagem à pioneira da enfermagem brasileira. A escola, que leva seu nome, foi a primeira instituição de ensino superior para a formação de profissionais no Brasil. Ela desempenhou um papel fundamental na formação de profissionais qualificados, e na consolidação da enfermagem como uma área de conhecimento científico e técnico.

Além da criação da Escola de Enfermagem, Anna Nery recebeu diversas homenagens póstumas em reconhecimento à sua contribuição para a esta categoria. Através do Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938, foi instituído o Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, devendo nesta data ser prestadas homenagens especiais à memória de Anna Nery. Em 1960, é instituído a Semana da Enfermagem, através do Decreto nº 48202 de 12/05/1960.

Anna Nery também foi homenageada em selos postais, moedas e monumentos, tornando-se um símbolo da dedicação e do compromisso com a profissão.

Humanização e ética no exercício da enfermagem,

A relevância do legado de Anna Nery na profissão contemporânea, pode ser percebida através dos princípios e valores que ela defendeu e praticou ao longo de sua carreira. Anna Nery destacou-se pela humanização e ética no exercício da enfermagem, preocupando-se genuinamente com o bem-estar dos pacientes e atuando com compaixão e dedicação.

A humanização e a ética são pilares fundamentais na enfermagem contemporânea, pois guiam os profissionais na busca pela melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos pacientes. A enfermagem moderna, valoriza a empatia, o respeito e a dignidade no cuidado, princípios exemplificados por Anna Nery em sua trajetória.

Além disso, a história e o legado dessa heroína da enfermagem, servem como inspirações para os futuros profissionais de enfermagem, que podem aprender com seu exemplo de resiliência e determinação diante dos desafios enfrentados.

Ao estudar a história e as conquistas de Anna Nery, as enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem de hoje, podem encontrar motivação para se dedicarem à profissão, buscando sempre aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *