Dia do Enfermeiro

Atualizado em 28/04/2023 às 09:03

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo, que nasceu em 12 de maio de 1820.

Já no Brasil, além do dia do enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Anna Nery, enfermeira brasileira e primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência à quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficiente. Durante séculos a Enfermagem forma profissionais em todo o mundo comprometido com a saúde e o bem-estar do ser humano.

Só no Brasil, são mais de 500 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem que somam cerca de 900 mil profissionais em todo país. Essas variações de cargos fazem com que mais profissionais se juntem ao setor e às novas possibilidades de trabalho nesta área.

Campanha publicitária de valorização do profissional de Enfermagem

Para celebrar a Semana da Enfermagem, que acontece entre 12 e 20 de maio, o Conselho Federal de Enfermagem coloca no ar, neste mês de maio, em rede nacional, campanha publicitária de valorização do profissional de Enfermagem.

A campanha conta com 260 inserções de TV, sendo 4 com cobertura nacional e 256 em praça regional (24 estados). Inclui 2536 spots de rádio, que também serão divulgados em rede nacional, anúncio de revistas, busdoor, cartazes, adesivos, botton e banners de internet.

A veiculação ocorre em todo o país na emissora Globo, nas revistas Veja e Época e em diversas rádios com cobertura nacional.

Essa campanha tem o intuito de reforçar a luta constante pela valorização da Enfermagem brasileira, e, acima de tudo, mostrar à sociedade a importância do trabalho dos profissionais.

Os Gestores precisam entender que não se faz Saúde sem recursos humanos, e a equipe de enfermagem representa mais da metade do contingente da Saúde, é preciso respeitar o dimensionamento de enfermagem para que se tenha uma assistência humanizada e resolutiva. “Ser Enfermeiro é carregar a missão de olhar pelo outro e doar-se para que vidas sejam salvas”.

A comemoração da Semana da Enfermagem é fundamental para valorizar os profissionais da área, conscientizar a sociedade sobre a importância da categoria no sistema de saúde, promover a educação e atualização profissional.

One comment

  1. Valorosos profissionais que cuidam da saúde de todos e que ainda esperam seu reconhecimento por parte do governo.
    Salário digno e mais atenção é o que eles precisam. Parabéns a todos e todas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *