A vacinação representa a forma mais eficiente de evitar doenças

A vacinação representa a forma mais eficiente de evitar doenças

Atualizado em 16/04/2023 às 02:19

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Durante toda a nossa infância são administrados diversas vacinas as quais podem causar reações naturais do nosso organismo como febre e dores.

A vacinação representa a forma mais eficiente de evitar doenças, protegendo o corpo humano contra vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves, que podem afetar seriamente a saúde das pessoas e inclusive levá-las à morte.

No Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente inúmeras vacinas contra diversas doenças graves. Todos devem estar atentos ao calendário básico de vacinação, levando seus filhos e estimular os parentes a irem aos postos de saúde para serem vacinados nas idades recomendadas. A vacina estimula o corpo a se defender contra os organismos que provocam doenças.

Relação das principais vacinas

Essas são informações gerais sobre as principais vacinas. É importante lembrar que as recomendações para a administração das vacinas podem variar de acordo com o país e o calendário de imunização local. Consulte um profissional de saúde para obter informações específicas sobre a vacinação adequada para você ou seus filhos.

  1. BCG (Bacilo de Calmette-Guérin): Vacina contra a tuberculose, utiliza uma forma atenuada da bactéria Mycobacterium bovis para estimular a resposta imune. É geralmente administrada ao nascimento.
  2. Hepatite A: Vacina contra o vírus da hepatite A, utiliza o vírus inativado ou partes dele para induzir a imunidade. Geralmente é administrada em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.
  3. Hepatite B: Vacina contra o vírus da hepatite B, utiliza a proteína de superfície do vírus (antígeno de superfície da hepatite B) para estimular a resposta imune. É administrada em três doses durante a infância.
  4. Penta (DTP/Hib/Hep. B): Vacina combinada que protege contra difteria, tétano, coqueluche (pertussis), Haemophilus influenzae tipo b (Hib) e hepatite B. Geralmente administrada em três doses durante os primeiros meses de vida.
  5. Pneumocócica 10 valente: Vacina conjugada que protege contra 10 sorotipos de Streptococcus pneumoniae, uma bactéria que causa pneumonia, meningite e outras infecções. Geralmente administrada em três doses durante a infância.
  6. Vacina Inativada Poliomielite (VIP): Vacina contra a poliomielite que utiliza vírus inativados para estimular a resposta imune. Geralmente administrada em quatro doses durante a infância.
  7. Vacina Oral Poliomielite (VOP): Vacina contra a poliomielite que utiliza vírus atenuados e é administrada por via oral. Geralmente administrada em quatro doses durante a infância. A VIP tem substituído a VOP em muitos países devido ao risco potencial de paralisia associada à VOP.
  8. Vacina Rotavírus Humano (VRH): Vacina contra o rotavírus, que causa gastroenterite grave em crianças. Utiliza vírus atenuados e é administrada por via oral em duas ou três doses durante os primeiros meses de vida.
  9. Meningocócica C (conjugada): Vacina contra o meningococo do grupo C, que causa meningite e septicemia. Geralmente administrada em duas doses durante a infância e adolescência.
  10. Febre amarela: Vacina contra o vírus da febre amarela, utiliza vírus atenuados para induzir a imunidade. Geralmente administrada em dose única, com reforços a cada 10 anos para pessoas em áreas de risco.
  11. Tríplice viral: Vacina combinada que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Utiliza vírus atenuados e é administrada em duas doses durante a infância.
  12. Tetraviral: Vacina combinada que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela. É uma extensão da tríplice viral com a adição da vacina contra varicela. Geralmente administrada em duas doses durante a infância.
  13. DTP (tríplice bacteriana): Vacina contra difteria, tétano e coqueluche (pertussis). Utiliza toxoides (formas inativadas das toxinas bacterianas) e antígenos da bactéria da coqueluche para induzir a imunidade. Geralmente administrada em várias doses durante a infância, com reforços periódicos na vida adulta.
  14. Varicela: Vacina contra a varicela (catapora), utilizando o vírus atenuado. Geralmente administrada em duas doses durante a infância.
  15. HPV quadrivalente: Vacina contra o papilomavírus humano (HPV), protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18) que estão associados ao câncer de colo de útero e verrugas genitais. Administrada em duas ou três doses, dependendo da idade do paciente.
  16. dT (dupla adulto): Vacina contra difteria e tétano para adultos, utilizando toxoides. Geralmente administrada como reforço a cada 10 anos após a série inicial da vacina DTP na infância.
  17. dTpa (DTP adulto): Vacina contra difteria, tétano e coqueluche acelular para adultos, utilizando toxoides e antígenos da bactéria da coqueluche. Administrada como reforço a cada 10 anos e para grupos específicos, como gestantes e profissionais da saúde.
  18. Meningocócica ACWY: Vacina conjugada que protege contra os meningococos dos grupos A, C, W e Y, causadores de meningite e septicemia. Geralmente administrada em uma ou duas doses, dependendo da idade e do risco do paciente.

Recomendações gerais para pessoas que estão completando seu calendário de vacinação

As recomendações específicas para a vacinação podem variar dependendo do país, da idade e das condições de saúde individuais. No entanto, aqui estão algumas recomendações gerais para pessoas que estão completando seu calendário de vacinação:

  1. Consulte um profissional de saúde: Converse com um médico ou enfermeiro sobre o histórico e necessidade de imunização, conforme a idade e o risco individual.
  2. Verifique o calendário de vacinação local: Consulte o calendário de vacinação do país ou região onde você vive, pois as recomendações podem variar.
  3. Mantenha o registro de vacinação atualizado: Mantenha um registro preciso da imunização que você recebeu e das datas em que foram administradas.
  4. Não se esqueça das vacinas de reforço: Algumas exigem doses de reforço periódicas para manter a proteção ao longo do tempo.
  5. Verifique as vacinas específicas para a idade: Algumas são especialmente recomendadas para certas faixas etárias, como a vacina HPV para adolescentes e contra herpes zóster para adultos com mais de 50 anos.
  6. Considere as vacinas de acordo com condições médicas específicas: Pessoas com condições médicas específicas, como asplenia ou doenças autoimunes, podem ter recomendações especiais.
  7. Verifique as vacinas relacionadas à gravidez: Mulheres grávidas ou que planejam engravidar devem conversar com um profissional de saúde sobre a imunização específica recomendada antes, durante ou após a gravidez.
  8. Fique atento às vacinas ocupacionais: Algumas profissões podem exigir imunização específica, como profissionais da saúde ou pessoas que trabalham com animais.
  9. Verifique as vacinas para viagens internacionais: Se você planeja viajar para outro país, verifique as recomendações para o destino e certifique-se de que elas estejam atualizadas.
  10. Converse com pessoas próximas sobre a importância da vacinação: Encoraje amigos e familiares a manterem suas vacinas em dia, pois isso aumenta a proteção coletiva e ajuda a prevenir surtos de doenças.

Lembre-se de que estas são recomendações gerais e é importante consultar um profissional de saúde para orientação específica sobre o calendário de vacinação adequado para suas circunstâncias individuais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *