Aprovado pela Anvisa aparelho para engasgo em situações de

Dispositivo aprovado pela Anvisa para venda no Brasil suga o que está preso na garganta, fazendo o objeto ou pedaço de alimento voltar à boca

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um dispositivo criado nos Estados Unidos para socorrer vítimas de engasgo em situações de emergência.

O aparelho LifeVac, que lembra um desentupidor de pia, suga o que está preso na garganta, fazendo o objeto ou pedaço de alimento voltar à boca. O kit de primeiros socorros acompanha duas máscaras, uma infantil e outra adulta, e pode ser usado por qualquer pessoa sem treinamento.

De acordo com o fabricante, o dispositivo é projetado com uma válvula patenteada para evitar que o ar saia pela máscara. Esta válvula impede que o ar empurre os alimentos ou objetos para baixo, criando um processo de sucção unidirecional.

Ainda não foi divulgada a data de quando o aparelho estará disponível no Brasil. Nos Estados Unidos, ele é vendido por cerca de 70 dólares.

A simplicidade do dispositivo pode salvar vidas

Foi numa excursão escolar que o menino Lucas Zamora morreu aos 10 anos após ter ficado engasgado ao comer um cachorro-quente em 2017, em Campinas (SP). Apesar da presença de adultos, que o acompanhavam durante uma excursão escolar, não foi possível socorrê-lo até a chegada do SAMU.

De lá para cá, sua mãe, Alessandra Zamora, batalhou para que escolas públicas e privadas e estabelecimentos de recreação infantil fossem obrigados por lei a treinar seus funcionários em primeiros socorros.

A lei 13.722, batizada de Lei Lucas, entrou em vigor em abril de 2019, mas ainda não foi regulamentada. Na maioria dos casos de sufocamento (com exceção de crianças com menos de um ano), é possível aplicar a manobra de Heimlich: uma pessoa se posiciona atrás da que está sufocando e com as mãos sobre o umbigo da vítima faz pressão para dentro e para cima até que a pessoa cuspa o objeto ou desmaie — nesse caso, deve-se ligar para a emergência.

Para o cardiologista Sérgio Timerman, coordenador de Treinamento em Emergências Cardiovasculares da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a simplicidade do LifeVac será capaz de salvar vidas. Ele conheceu o dispositivo durante um congresso médico nos Estados Unidos e diz ter ficado animado com a possibilidade da comercialização no Brasil.

Alessandra também comemorou a aprovação e diz que a venda do LifeVac no Brasil é uma conquista importante.

A manobra para desengasgo (manobra de Heimlich) e a preocupação com primeiros socorros sempre foram muito subestimadas no Brasil. Nós sabemos que em 90% dos casos em que a manobra é aplicada corretamente é possível reverter o engasgo. O LifeVac é um auxílio extra, em especial quando a manobra não funciona. Tudo que puder salvar uma vida é válido.

Veja o vídeo:

Com fonte de: gauchazh

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *