Campanha sobre o Câncer Bucal acontece em Paranaguá

Autor: Sou Enfermagem Em: 25/11/2021

Campanha sobre o Câncer Bucal acontece em Paranaguá

No Brasil, são cerca de 15 mil novos casos de câncer bucal, no Paraná são mais de 1.200 casos novos. 

Conforme o Chefe do Serviço de Buco Maxilo Facial do Hospital Erasto Gaertner, Laurindo Moacir Sassi, o câncer bucal é uma lesão de superfície fácil de ser identificada, mesmo assim, em muitas das vezes somente chega ao centro de tratamento quando as lesões já estão grandes tornando o tratamento mais longo e diminuindo as chances de cura.

Há alguns anos, o Hospital Erasto Gaertner em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realiza a Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal em Paranaguá levando o exame de forma gratuita à população em especial, com idade acima de 30 anos. A ação acontece nesta quinta-feira, 25 até às 17h, na Praça Almirante Tamandaré, ao lado do Terminal Urbano, no Centro.

Para Dr. Sassi, o trabalho de prevenção que ocorre há 33 anos tem auxiliado na redução de novos casos no Paraná. “Em Paranaguá é o quarto ano de campanha, de alerta à população sobre a doença. É fácil de observar uma lesão na boca. Aquilo que não é normal é o sinal. Uma mancha branca ou vermelha, caroço ou ferida que após 15 dias não desapareceu é preciso buscar uma unidade de saúde. Às vezes é algo simples, mas também pode ser o início de um câncer. O diagnóstico é fundamental”, destaca o médico que alerta: o hábito de fumar e ingerir bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer bucal.

“Parcerias como essa são de grande importância para a população. Convidamos a todos para que venham realizar seu exame. Sempre que encontrado no início, o tratamento contra o câncer é mais eficiente. O atendimento é gratuito e rápido”, salienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.


Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Cursos Online: Melhore o currículo e se destacar no mercado de trabalho Então clique aqui e faça um curso online conosco