Sou Enfermagem

O que é o Vérnix Caseoso e por que é importante para o bebê?

Autor: Sou Enfermagem Em: 08/07/2019

O que é o Vérnix Caseoso e por que é importante para o bebê?

O revestimento espesso e branco na pele do bebê não é o mais bonito, mas oferece alguns benefícios surpreendentes tanto para você quanto para o seu bebê. 

Então, você deve esperar antes de lavá-lo após o nascimento?

Se você já viu um bebê recém-nascido, você deve ter notado que a pele dele está coberta de grumos ou manchas brancas de queijo. O que é isso - e quando o seu pequenino vem ao mundo, você deveria deixá-lo lá ou limpá-lo imediatamente?

Esse revestimento estranho é algo chamado de vérnix caseosa, e é realmente bom para o seu bebê (e talvez até para você também). Veja aqui o que esse vérnix faz, por que é importante e por que você pode querer deixá-la na pele do seu bebê por mais algum tempo.


Qual é o vérnix caseosa e o que ele faz?

O vérnix caseosa é um revestimento oleoso e semelhante a queijo que cobre a pele dos bebês durante seu tempo no útero. É composto de células da pele derramadas e secreções sebáceas. Isso pode soar um pouco nojento, mas o vérnix na verdade serve a uma função importante: ele protege a pele frágil da sua ervilha doce de ser decapada pelo líquido amniótico no útero.

O vérnix geralmente aparece por volta da semana 19 da gravidez e continua a engrossar até a semana 34. O revestimento começa a se desfazer no próprio líquido amniótico algumas semanas depois, e seu bebê o engole. (Não é a mãe natureza fascinante?) Na semana 40, a vérnix é praticamente desaparecido.

Os bebês nascidos mais cedo tendem a ter mais verniz do que os nascidos depois. Se o seu filho chegar algumas semanas antes do parto, ele ainda pode estar bem vestido. Se ele nascer a tempo, ele pode ter apenas um pouco de vérnix nas dobras de sua pele ou sob as unhas. Se ele nasceu tarde, ele pode não ter nenhuma vérnix (e sua pele pode estar enrugada ou descascada como resultado, mas não se preocupe - é temporário!).


Quais são os benefícios da vérnix caseosa?

O vérnix caseosa ajuda a formar uma barreira entre a pele do seu bebê e o fluido amniótico circundante. Seu principal papel é proteger e hidratar, como um hidratante para serviços pesados. Mas acredita-se que também tenha outros benefícios:

Durante a gravidez: O vérnix que seu bebê engole também pode ajudar a nutrir suas bactérias intestinais em desenvolvimento.

Durante o trabalho de parto: a textura oleosa e oleosa de Vérnix pode servir como um lubrificante natural para minimizar o atrito quando o bebê desce pelo canal do parto.

Após o parto: Vérnix pode continuar a proteger a pele do seu bebê, ajudando a reter a umidade e evitar infecções bacterianas. Pode ajudar os bebês a se prenderem também. O cheiro do vérnix pode estar envolvido no desencadeamento de conexões neurais no cérebro dos bebês, necessário para a amamentação.

Para as mamães: Vérnix contém compostos que promovem a cicatrização de feridas perineais, por isso pode ajudar na recuperação de partos vaginais.


Você deve atrasar o primeiro banho do bebê no hospital?

Tomar banho imediatamente após o parto costumava ser visto como a melhor coisa para os bebês. Mas cada vez mais hospitais estão mudando essa prática. Hoje está se tornando cada vez mais comum atrasar o primeiro banho. Isso mantém o vérnix na pele de um bebê por mais algum tempo. Também dá ao bebê e à mãe mais tempo para contato pele a pele nas primeiras horas após o nascimento.

Então você deveria adiar o banho? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda esperar pelo menos seis horas - e se você puder ficar por 24 horas, melhor ainda. Seja qual for a sua escolha, anote-a no seu plano de parto, juntamente com outras decisões importantes, para que a enfermeira não dê banho acidentalmente no seu filho mais cedo.


Quanto tempo você deve deixar o vérnix ficar no seu bebê?

A OMS recomenda deixar a vérnix em seu bebê por pelo menos seis horas e, de preferência, 24. Quanto a um limite superior? Não há recomendação oficial. De acordo com a International Childbirth Education Association, não há tempo definido para quando você tem que dar banho em seu bebê. Então faça o que te faz sentir confortável. E se você não tem certeza ou sente que precisa de orientação, pergunte ao pediatra do seu bebê.


Há algum risco associado a deixar a vérnix em seu bebê após o nascimento?

Geralmente não há desvantagem em deixar a vérnix em seu bebê depois que ele nasce. Mas há algumas exceções. Bebês nascidos com corioamnionite ou mecônio devem ser banhados logo após o parto para reduzir o risco de infecção bacteriana. Bebês nascidos de mães HIV positivas ou com hepatite também devem ser banhados o mais rápido possível para limitar as chances de transmissão da doença.

O vérnix caseosa pode parecer um pouco desanimador. Mas protege seu bebê enquanto ele está no útero - e pode fornecer alguns benefícios valiosos para ambos durante e após o parto. Portanto, considere deixá-lo na pele do seu recém-nascido por um tempo após o nascimento, se possível. Você sempre pode limpá-lo para uma sessão de fotos recém-nascida no segundo dia

Cursos Online: Quer melhorar o seu currículo e se destacar no mercado de trabalho? Então clique aqui e faça um curso online conosco



Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi