Coren-ES e Prefeitura da Serra se unem em combate à violência contra profissionais de saúde

Coren-ES e Prefeitura da Serra se unem em combate à violência contra profissionais de saúde

O município da Serra registrou aumento nos casos de agressões psicológicas e físicas contra profissionais de saúde no município em 2023.

Para combater essa violência, o Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) e a Secretaria Municipal de Saúde da Serra promovem uma campanha de conscientização para que a população, em sua imensa maioria pacífica, reconheça o esforço dos profissionais, que se empenham dia a dia pelo melhor atendimento possível ao paciente.

Dentre as ações, estão previstas visitas às Unidades de Saúde do município, com o objetivo de reforçar a importância dos profissionais de Enfermagem registrarem as denúncias por meio dos canais do Coren-ES e da Prefeitura da Serra.

Denúncias

Qualquer tipo de violência contra profissionais de Enfermagem (enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares), podem ser enviadas ao Coren-ES. O Conselho possui o canal de Ouvidoria, disponível de forma online, pelo site www.coren-es.org.br.

É muito importante que as denúncias sejam enviadas detalhadamente, com nome dos envolvidos, local e data, além de documentos que apontem indícios e/ou prova dos fatos ocorridos. Se possível, indique testemunhas também.

A presidente do Coren-ES, Sandra Cavati, destaca que denunciar ao Conselho é fundamental para que sejam tomadas as medidas necessárias.

O Coren-ES é um órgão que fiscaliza, disciplina e orienta o exercício profissional da Enfermagem no estado. Somos respaldados pela Lei nº 5.905/73, e estamos sempre abertos para receber e apurar as denúncias relacionadas à categoria. O profissional vítima de qualquer tipo de violência deve procurar a polícia e registrar um Boletim de Ocorrência contra o agressor. Além disso, também pode informar o caso à Comissão de Ética de Enfermagem da instituição em que trabalha”, disse.

Fonte: Coren-ES

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *