Enfermagem Solidária atenderá afetados pela chuva em São Paulo

Enfermagem Solidária atenderá afetados pela chuva em São Paulo

Especialistas do programa Enfermagem Solidária vão atender a população afetada pelas chuvas no litoral norte de São Paulo. O atendimento presencial começa na segunda-feira (6), com duração inicial de uma semana, em parceria com a Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de São Sebastião.

As chuvas torrenciais e deslizamentos trazem, além das perdas materiais, a sensação de vulnerabilidade, que pode ser traumática”, explica a coordenadora do Enfermagem Solidária, Dorisdaia Humerez. A iniciativa, gerida pela Comissão Nacional de Saúde Mental do Conselho Federal de Enfermagem (Conaesm/Cofen) com participação de especialistas voluntários, oferece escuta ativa e qualificada.

Os profissionais que conduzirão as ações do Enfermagem Solidária são: Lucielena Maria de Sousa Garcia Soares (MG), Maria do Socorro Barbosa Mota (AC), Ana Paula Ochoa (PE) e Jamyson de Souza Macedo (RO).

Presidente do Coren-SP

O presidente do Coren-SP, Enfermeiro James Francisco dos Santos, que acompanhou pessoalmente o atendimento aos profissionais afetados, destaca a importância da iniciativa. “O Coren-SP sempre teve o cuidado com a saúde mental dos profissionais como uma de suas principais bandeiras e entende que o atendimento psicológico também é essencial para a qualidade de vida, além do suporte para a recuperação das perdas materiais”.

O coordenador da Equipe de Resposta Rápida do Cofen (ERR/Cofen), Enfermeiro Eduardo Fernando Souza, explica que foi solicitado o apoio da Enfermagem Solidária tanto para os profissionais afetados quanto para a população das áreas atingidas. Quatro especialistas irão realizar atendimentos, de segunda a sexta-feira (6 a 10/3). “Será uma ação conjunta do Cofen, da Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião e voluntários de diversas especialidades”, diz Eduardo.

A ERR/Cofen e o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) mapearam in loco as condições da Enfermagem no litoral de São Paulo e prestaram apoio, incluindo a doação de cestas básicas, itens de higiene pessoal, água e colchões. Foram localizados 101 profissionais afetados, dos 65 que precisavam de assistência. Todos foram atendidos. “Identificamos essa necessidade de assistência também ao sofrimento psíquico”, afirma.

É um compromisso do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Coren-SP continuar prestando assistência aos profissionais e a população atingida”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Maior índice acumulado de chuvas da história do Brasil 

Entre 18 e 19 de fevereiro, as chuvas no litoral norte de São Paulo foram as maiores registradas no país, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As tempestades provocaram deslizamentos de encostas, alagamentos, quedas de árvores e falta de luz e 65 óbitos foram confirmados pela Defesa Civil.

Fonte: Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *