Dormir bem pode proteger homens contra câncer

Dormir bem pode proteger homens contra câncer de próstata

Atualizado em 04/02/2023 às 10:53

Os homens que dormem bem à noite podem ter menos risco de desenvolver câncer de próstata avançado, de acordo com pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH).

Quem tem bom sono, tem boa saúde

Homens que dormem bem à noite podem ter menos risco de desenvolver câncer de próstata avançado, de acordo com pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH) e da Universidade da Islândia em Reykjavik. Em um estudo liderado por Sarah Markt, doutoranda do Departamento de Epidemiologia do HSPH, homens que dormiam mais e com menos interrupções tinham níveis aumentados do hormônio do sono melatonina na urina e tinham 75% menos chances de desenvolver câncer de próstata avançado do que aqueles com menos melatonina.

A produção da melatonina é feita pela glândula pineal, localizada no cérebro, e normalmente ocorre à noite. O hormônio é fundamental para regularizar o relógio biológico e, assim, regular sono, fome e diversas funções no organismo. Por isso, baixos níveis de melatonina estão associados a problemas para dormir.

São necessários mais estudos prospectivos para investigar a interação entre duração do sono, distúrbios do sono e níveis de melatonina no risco de câncer de próstata”, disse Markt, que apresentou as descobertas em 19 de janeiro de 2014 na Conferência da Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR) sobre Avanços na Pesquisa do Câncer de Próstata em San Diego.

Este é o primeiro estudo a mostrar uma ligação entre os níveis de melatonina e o risco de câncer de próstata usando amostras de urina coletadas antes de os homens serem diagnosticados com a doença. A melatonina é produzida no cérebro em resposta à escuridão e é influenciada pela quantidade e qualidade do sono. Homens que acordam várias vezes durante a noite ou que trabalham no turno da noite podem ter maior risco de interromper a produção do hormônio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *