Ejaculação Precoce

A ejaculação precoce (EP), que também é denominada ejaculação rápida, atinge, nos Estados Unidos, um em cada cinco homens entre 18 a 59 anos de idade. Apesar de frequentemente se considerar o problema como de causas psicológicas, causas biológicas também podem ter um papel importante.

Como acontece a ejaculação?

A ejaculação, controlada pelo sistema nervoso central, ocorre quando o estímulo sexual gera impulsos nervosos que são transmitidos à medula espinhal e ao cérebro.

A ejaculação apresenta duas fases:

Primeira Fase: Emissão

Os ductos deferentes (os ductos que armazenam e transportam os espermatozoides dos testículos) contraem para projetar os espermatozoides para a base do pênis, através da próstata. As vesículas seminais liberam secreções que se combinam com o esperma e formam o sêmen. Nesse momento a ejaculação é inevitável.

Segunda Fase: Ejaculação

A musculatura na base do pênis se contrai e expulsa o sêmen para o exterior (ejaculação e orgasmo) enquanto o colo vesical se fecha. Pode haver orgasmo sem ejaculação. Geralmente a ereção regride após a ejaculação.

O que é a ejaculação precoce (EP)?

A ejaculação precoce (EP) se caracteriza pela falta de controle voluntário sobre a ejaculação. Ocasionalmente, muitos homens ejaculam antes do que suas parceiras gostariam. A EP é um problema frustrante que pode reduzir a satisfação sexual, desestabilizar relacionamentos e piorar a qualidade de vida. Episódios esporádicos de EP não devem ser motivos de preocupação. Todavia, quando o problema é frequente e causa sofrimento ao homem ou à sua parceira, o tratamento pode trazer benefícios.

O que causa a ejaculação precoce?

Apesar de não se conhecer a causa da ejaculação precoce, estudos recentes sugerem que a serotonina, uma substância natural produzida pelos nervos, poderia ter um papel importante. Um desarranjo dos efeitos da serotonina no cérebro pode ser a causa. Os estudos evidenciaram que grandes quantidades de serotonina no cérebro prolongam o período até a ejaculação, enquanto pequenas quantidades de serotonina podem ocasionar um quadro semelhante à EP.

Fatores psicológicos também contribuem frequentemente para a EP. Depressão, estresse, expectativas de desempenho irreais, um histórico de repressão sexual ou falta de confiança podem levar à EP. Problemas de relacionamento também podem alterar a função sexual. A EP pode ser causada por falta de comunicação entre os parceiros, mágoas ou conflitos não resolvidos que podem interferir na habilidade de compartilhar intimidade emocional.

A ejaculação precoce pode se desenvolver em fases tardias da vida?

A ejaculação precoce (EP) pode ocorrer em qualquer momento. Surpreendentemente, o envelhecimento não parece ser uma causa de EP. Entretanto, o avançar da idade causa tipicamente mudanças na função erétil e na ejaculação. As ereções podem não ser mais tão rígidas ou duradouras. As ereções podem se sustentar por um período mais breve antes da ejaculação. A sensação de que a ejaculação vai acontecer pode ser mais breve. Esses fatores podem fazer com que o homem, com o avançar da idade, passe a ejacular mais rapidamente que em sua juventude.

Tanto a disfunção erétil quanto a ejaculação precoce podem acometer o homem ao mesmo tempo?

Às vezes, a ejaculação precoce (EP) pode se desenvolver em homens que apresentam disfunção erétil (a dificuldade em obter ou manter uma ereção por tempo suficiente para um desempenho sexual satisfatória). Alguns homens não compreendem que é normal que se perca a ereção após a ejaculação e estes podem se queixar equivocadamente com seus médicos de que seriam portadores de disfunção erétil quando na verdade seu problema é a ejaculação precoce. Quando o paciente apresenta tanto ejaculação precoce quanto disfunção erétil, recomenda-se tratar antes a disfunção erétil, uma vez que a ejaculação precoce pode se resolver espontaneamente uma vez que tenha se tratado adequadamente a disfunção erétil.

Quando se deve procurar um urologista?

Quando a ejaculação precoce (EP) ocorre com tanta frequência que acaba por interferir com sua satisfação sexual, ela se torna um problema de saúde que requer os cuidados de um médico especialista. Para compreender o problema, o médico precisará fazer perguntas sobre seu histórico sexual, como as seguintes:

  • Com qual frequência a EP ocorre?
  • Há quanto tempo você apresenta esse problema?
  • O problema é específico com uma parceira? Ou ele ocorre com todas as parceiras?
  • A EP acontece em todas as relações sexuais ou apenas em algumas?
  • Quanto tempo se leva até a EP?
  • Qual tipo de estímulo (preliminares, masturbação, penetração, estímulos visuais) resulta em EP e com qual frequência?
  • Como a EP afetou a sua vida sexual.
  • Qual é a qualidade de seus relacionamentos pessoais?
  • Como a EP afeta sua qualidade de vida?
  • Há algum fator que melhore ou piore a EP (drogas, álcool, etc.)?

Geralmente, exames laboratoriais são desnecessários, a não ser que a consulta com o médico e o exame físico revelem algo mais complicado.

REFERÊNCIAS:

1. Montorsi F. Prevalence of premature ejaculation: a global and regionalperspective. J Sex Med. 2005;2 (Suppl 2):96-102.

2. Waldinger MD. The neurobiological approach to premature ejaculation. J Urol.2002;168(6):2359-67.

3. Diagnostic and statistical manual of mental disorders DSM-IV-TR. 4th ed.Washington: American Psychiatric Association; 2000.

4. Waldinger MD. Four measures of investigating ejaculatory performance. J SexMed. 2007;4(2):520.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *