Em Santarém, no estado do Pará, OAB, Cofen e Coren-PA, se reuniram nesta sexta (10/3), para deliberaram sobre parceria em prol da fiscalização em instituições de saúde na cidade. Além dessas entidades, a ação contará com a participação do Ministério Público e Sindicato dos Enfermeiros.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), divulgou na noite desta sexta-feira (10/3), que representantes da entidade estiveram reunidos com o Coren-PA (Conselho de Enfermagem do Pará) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), na cidade de Santarém-PA. O objetivo da reunião era para discutirem e deliberarem sobre parceria, para poderem fazer uma ação conjunta na cidade e fiscalizar as instituições de saúde.
Segundo informações do Cofen, também irão participar das ações de fiscalização das entidades de saúde, a Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB e o sindicato dos enfermeiros. O grupo definirá uma agenda conjunta de ações e solicitarão apoio do Ministério Público do estado do Pará (MP-PA) para a realização das atividades.
No momento da fiscalização, os fiscais do Coren-PA, irão interrogar os Enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermem, sobre o andamento das atividades de enfermagem e dos cuidados prestados aos pacientes.
De acordo com informações do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) do Ministério da Saúde, a cidade de Santarém, no Pará, possui 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas em diferentes bairros e localidades do município e possui pelo menos três hospitais, são eles: Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo; Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna e o Hospital da Unimed Santarém.
“Foi uma reunião muito proveitosa, em que as instituições buscaram se unir para dar garantia e cumprimento dos direitos dos trabalhadores da Enfermagem e, desta maneira, ajudar a melhorar a assistência à saúde na região”, declarou o vice-presidente do Cofen, Antonio Marcos, que estava representando a entidade.
Coren e Ministério Público em ação conjunta
É importante que o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e o Ministério Público (MP) atuem em conjunto para fiscalizar as entidades de saúde e garantir a segurança e a qualidade do atendimento prestado à população. Esse tipo de parceria de ação conjunta é muito comum acontecer.
Dessa forma, a atuação conjunta do Coren e do MP pode ser muito efetiva na fiscalização das entidades de saúde, garantindo que os profissionais de enfermagem estejam atuando dentro das normas e a assistência prestada à população seja de qualidade e segura.
Fonte: Com informações do Cofen