Equipe de enfermagem do Hospital Municipal celebra mês de maio com atividades de valorização

Equipe de enfermagem do Hospital Municipal celebra mês de maio com atividades de valorização

No Dia Mundial do Enfermeiro, celebrado nesta sexta-feira, 12 de maio, a equipe de enfermagem, do Hospital Municipal celebra mês de maio com atividades de valorização. A enfermagem do Hospital Municipal, honra o lema “Nosso Time tem Valor”. Esta equipe, composta por mais de 800 profissionais entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, dedica-se integralmente ao cuidado dos pacientes.

As celebrações continuarão ao longo do mês, com o Dia do Técnico de Enfermagem e do Auxiliar de Enfermagem, a ser celebrado no dia 20. Eventos especiais estão agendados para os dias 23 e 24 de maio.

“O objetivo é valorizar e promover o bem-estar da nossa equipe. Eles merecem nosso agradecimento pelo trabalho de alta qualidade que realizam todos os dias”, afirma Renata Mantovani, diretora de Enfermagem do HM.

Nos dias 23 e 24 de maio, o hospital contará com uma “Estação Zen”, que incluirá salas de spa para as mãos, automaquiagem, cuidados com a pele, massoterapia, reiki e aromaterapia. Profissionais que se destacarem em gentileza, cortesia, boas ideias e promoção de esforços receberão cartões temáticos.

Dedicação e cuidado

A enfermagem enfrenta desafios diários que são difíceis de descrever. No entanto, os profissionais da área resumem o trabalho como um compromisso com o atendimento e uma visão do paciente além de sua doença. O resultado é um cuidado amoroso.

“Quando cuido de alguém, imagino que esse paciente é o amor da vida de alguém, uma mãe, um pai, um filho… E assim me concentro para dar o meu melhor”, revela Michelle Marcondes Almeida Borges, enfermeira da UTI 2 do Hospital Municipal.

O trabalho na UTI é intenso e ininterrupto. Michelle se ocupa de procedimentos complexos, que considera uma experiência de aprendizado gratificante. Ela relata que é comum que os pacientes, após receberem alta, enviem mensagens de agradecimento, retornem com presentes ou ofereçam um abraço de gratidão.

“Para o paciente, sua dor é a pior de todas e precisamos acolher esse sentimento e cuidar”, afirma Michelle, que tem 23 anos de profissão.

O Centro Cirúrgico é outro local que exige procedimentos complexos e cuidados intensivos com o paciente. É lá que trabalha Allvaro Oliveira, enfermeiro há 12 anos, que há 2 anos cumpre sua jornada diária.

“A enfermagem é olhar para um paciente de uma perspectiva mais integrada e completa, não apenas focando nas questões clínicas e assistenciais. Essa perspectiva é algo que vivenciamos diariamente”, destaca Allvaro.

Humanização

Allvaro recorda que durante o auge da pandemia de covid, a humanização no cuidado ao paciente alcançou seu ápice, “quando pequenos gestos fizeram a diferença para muitas famílias”. Este cuidado continua sendo praticado no Hospital Municipal.

Segundo Allvaro, naquele momento, a família foi totalmente integrada ao contexto do tratamento do paciente, e a comunicação foi realizada através de vídeos, áudios e chamadas telefônicas feitas por enfermeiros, psicólogos e equipe de apoio.

“Independentemente do resultado desses casos, sabemos que foi fundamental e o feedback dos pacientes e das famílias foi especial”, afirma Allvaro.

“Essa característica do tratamento humanizado está sempre presente no trabalho da enfermagem. Este ano, vamos implementar ações para melhorar ainda mais a experiência do paciente no Hospital Municipal”, disse Renata Mantovani.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *