I Simpósio de Saúde Digital discute o futuro da enfermagem no ambiente virtual

I Simpósio de Saúde Digital discute o futuro da enfermagem no ambiente virtual

Encerrando as atividades de abril, o Coren-SP realizou o I Simpósio de Saúde Digital nos dias 26 e 27/4, com o objetivo de debater o papel e as responsabilidades da enfermagem no ambiente virtual. O evento contou com palestras de membros das Câmaras Técnicas do Coren-SP e líderes da enfermagem, abordando temas importantes para a prática legal da profissão, bem como visões gerais da saúde digital no Brasil e inovações nas atividades de enfermagem.

Na abertura do simpósio, a enfermeira Dra. Silvia Cassiani, assessora regional de enfermagem e técnicos da saúde da Organização Pan-americana de Enfermagem, ministrou a palestra “Políticas educacionais e de formação para a saúde digital”. Durante sua apresentação, Silvia destacou metas de investimento para a educação brasileira e o papel da tecnologia na formação de profissionais de saúde. Ela também enfatizou a necessidade de mais investimentos financeiros em instituições educacionais e afirmou que uma parte ínfima dos recursos destinados ao combate à pandemia de Covid-19 resolveria as necessidades de investimento em educação até 2030.

O simpósio também contou com mesas-redondas sobre Panoramas da Saúde Digital, o uso de tecnologias no ensino e as perspectivas pedagógicas, e os desafios na capacitação e formação superior e técnica de enfermeiros e auxiliares de enfermagem. No segundo dia, foram abordados temas como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Certificação Digital e Registro Eletrônico de Saúde e Enfermagem.

A Dra. Heloísa Helena, chefe do DGEP/Cofen, falou sobre a Certificação Digital e destacou os benefícios da digitalização, como a assinatura de documentos instantaneamente e a redução do uso desnecessário de papel. Ela também parabenizou a atuação da subseção de São Paulo pelo trabalho bem-sucedido na imersão digital.

Encerramento do evento com premiação Pitch Tech-Enf 2023

O evento foi encerrado com a premiação do programa Pitch Tech-Enf 2023, que reconheceu trabalhos de profissionais de enfermagem do estado de São Paulo no desenvolvimento de produtos tecnológicos digitais. A conselheira do Coren-SP e coordenadora da Câmara Técnica de Enfermagem Digital, Heloisa Ciqueto Peres, concluiu sua participação destacando a importância de espaços de discussão sobre a prática para a democratização do acesso à saúde de qualidade.

Enfermagem no século XXI: reflexões sobre o I Simpósio de Saúde Digital

O I Simpósio de Saúde Digital abordou uma série de temas relevantes para a enfermagem, incluindo a relação entre a equipe de desenvolvimento de software e os profissionais da saúde, os estímulos necessários para a introdução na área da saúde digital e as estratégias para atividades de qualidade.

Durante o evento, foram discutidas diferentes perspectivas pedagógicas aplicáveis ao ensino na saúde digital. Os palestrantes ressaltaram a importância do investimento em tecnologia, não apenas para melhorar a compreensão das informações, mas também como uma ferramenta de transformação social, especialmente em comunidades com menor acesso à tecnologia.

A Dra. Roseli Ferreira da Silva, enfermeira e assessora para inovação pedagógica no ICEPi-SES do Espírito Santo, falou sobre como fortalecer a relação entre docentes e alunos, comparando essa relação àquela entre profissionais e pacientes. Segundo ela, os princípios utilizados na educação também são aplicáveis na relação com o paciente, já que ambas são pedagógicas.

O simpósio também destacou a importância de discutir e desenvolver práticas que garantam o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o uso de Certificação Digital e o Registro Eletrônico de Saúde e Enfermagem. Esses tópicos são cruciais para garantir a privacidade e a segurança dos pacientes, bem como para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde.

O evento culminou com o Pitch Tech-Enf 2023, um programa que premiou projetos inovadores de profissionais de enfermagem de São Paulo, relacionados ao desenvolvimento de produtos tecnológicos digitais na área. Essa iniciativa reconheceu e incentivou a criatividade e a inovação na enfermagem, demonstrando o compromisso do Coren-SP em promover a excelência, na prática profissional.

Espaço valioso para o debate e a troca de experiências

Em suma, o I Simpósio de Saúde Digital ofereceu um espaço valioso para o debate e a troca de experiências entre profissionais e especialistas em enfermagem, destacando a importância da tecnologia e da inovação na área.

A realização de eventos como este contribui para o desenvolvimento contínuo da enfermagem, promovendo a democratização do acesso à saúde de qualidade e o bem-estar da população.

Com informações: Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo – Coren-SP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *