Prêmio Dona Ivone Lara celebra enfermeiros e suas contribuições além do samba

Prêmio Dona Ivone Lara celebra enfermeiros e suas contribuições além do samba

Na Semana da Enfermagem, o Coren-RJ lança o Prêmio “Dona Ivone Lara”, homenageando profissionais da saúde que, assim como a sambista, tiveram trajetórias notáveis. O prêmio, dividido entre 20 enfermeiros(as) e 20 técnicos ou auxiliares de enfermagem, visa valorizar o trabalho em enfermagem, o desenvolvimento sustentável e o bem-estar.

A iniciativa tem o apoio da ABEN e busca reconhecer profissionais que promovem técnicas não invasivas de cuidado e humanização no tratamento de pessoas com transtornos mentais, seguindo o legado de Ivone Lara.

Lançamento do Prêmio “Dona Ivone Lara”

À medida que nos aproximamos da Semana da Enfermagem, celebrada em maio, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), através da Comissão Cultural e Artística, estabeleceu o Prêmio “Dona Ivone Lara: a profissional da saúde por trás do samba”.

Como participar do Prêmio “Dona Ivone Lara”

Os profissionais interessados em participar do prêmio devem ler o edital, enviar a documentação exigida até 20 de maio de 2023 e aguardar a avaliação da banca. O resultado será anunciado no site do conselho em 22/05. Inscreva-se através do link.

Haverá um total de 40 prêmios divididos entre 20 enfermeiros(as) e 20 técnicos e/ou auxiliares de enfermagem.

O papel da ABEN e a valorização do trabalho em Enfermagem

Cristiane Bernardo, coordenadora do grupo de trabalho responsável pela programação cultural do Coren-RJ, destaca a relação do prêmio com a proposta da ABEN, que tem como tema deste ano a valorização do trabalho em enfermagem com desenvolvimento sustentável e bem-estar.

Isso inclui a promoção do “bem viver” e a adoção de técnicas não invasivas de cuidado defendidas por Ivone Lara durante a reforma psiquiátrica, que focou na humanização do tratamento para pessoas com transtornos mentais.

A trajetória da sambista e enfermeira pioneira

Além de ser cantora, poeta e a primeira mulher a assinar um samba-enredo e participar da ala de compositores de uma escola de samba, Dona Ivone Lara teve uma trajetória notável na música popular brasileira, alcançando também a história da saúde no Brasil.

Por trás da menina órfã, criada por tios e que aprendeu a tocar cavaquinho, existe a mulher do subúrbio do Rio de Janeiro que se tornou enfermeira e uma das primeiras assistentes sociais negras do país. No final da adolescência, mudou-se para Madureira e buscou uma profissão para se sustentar, mantendo a música como hobby. A Enfermagem foi sua escolha.

O legado de Dona Ivone Lara e a valorização da Enfermagem no Brasil

A criação do Prêmio “Dona Ivone Lara: a profissional da saúde por trás do samba”, é uma iniciativa louvável que busca valorizar e reconhecer os esforços dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, profissionais que desempenham um papel fundamental no cuidado e na promoção da saúde da população.

Ao homenagear Dona Ivone Lara, uma figura emblemática não apenas na música popular brasileira, mas também na história da enfermagem e da saúde no Brasil, o prêmio nos convida a refletir sobre a importância da humanização e das técnicas não invasivas de cuidado em nosso contexto atual.

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem enfrentam desafios diários em sua prática profissional, lidando com pacientes e suas famílias, muitas vezes em situações de grande vulnerabilidade e sofrimento. A história de Dona Ivone Lara nos lembra que esses profissionais têm a capacidade de ir além das tarefas técnicas e burocráticas, atuando como verdadeiros agentes de mudança na vida de seus pacientes e na sociedade em geral.

O “bem viver”, conceito destacado na proposta da ABEN, deve ser encarado como um objetivo a ser perseguido por todos os profissionais de saúde, incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A busca pela humanização do tratamento, pelo desenvolvimento sustentável e pelo bem-estar é fundamental para o fortalecimento da enfermagem como uma profissão que promove a saúde integral e o cuidado centrado na pessoa.

Ao participar deste prêmio e refletir sobre o legado de Dona Ivone Lara, os profissionais de enfermagem têm a oportunidade de avaliar suas próprias práticas, compartilhar experiências e buscar inspiração para continuar enfrentando os desafios de sua profissão com empatia, dedicação e comprometimento. O prêmio também pode servir como um estímulo para a sociedade valorizar e apoiar os profissionais de enfermagem, reconhecendo a importância de seu trabalho no cuidado de nossa saúde e no bem-estar coletivo.

Com informações Cofen/Coren-RJ

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *