Outubro Rosa é uma campanha mundial

O Outubro Rosa é uma campanha mundial, realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. 

A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa. 

Durante o mês de outubro, diversas instituições, públicas e privadas, disponibilizam exames gratuitos ou com preço reduzido, a fim de encorajar as mulheres a realizar esses exames e tratar qualquer problema encontrado precocemente, visto que, nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático e responde muito melhor aos tratamentos.

O câncer de mama é o segundo câncer mais comum entre as mulheres do mundo inteiro, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. De todos os novos casos de câncer a cada ano, cerca de 25% são câncer de mama. 

Objetivo do Outubro Rosa 

O Outubro Rosa busca levar o debate do câncer de mama à tona. O principal objetivo é conscientizar as mulheres da importância da realização do exame, fatores de riscos e divulgar informações gerais para a população como um todo. É importante que todas as mulheres, independente da idade, conheçam o seu corpo e saibam identificar quando houver algo de diferente nele, principalmente nas mamas. 

Palestras, panfletagens, exames, debates, entre outros são as formas que o Outubro Rosa usa para conseguir conversar e conscientizar a população sobre a doença. 

A campanha tem um calendário com atividade diárias em diversas cidades do país. O Outubro Rosa leva para vários bairros das cidades, principalmente aqueles mais carentes, exames de mamografia de forma gratuita.

Embora seja focado no câncer de mama, muitas instituições aproveitam o mês também para falar sobre outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, como o câncer de ovário ou do colo do útero, por exemplo.

Em 2015, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.

Os eixos da campanha são:

Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.
Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Considerações Finais

O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem está localizado em uma comunidade carente de recursos e informações voltada pra saúde coletiva, saúde pública e saúde da família. Sabendo disso, nós estamos com este projeto para realizarmos no mês de outubro de 2018 a campanha Outubro Rosa. Já realizamos em anos anteriores e foi um sucesso. Esperamos poder contar com a sua colaboração.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *