Substitua o Açúcar de Forma Natural e Tenha Saúde

A Organização Mundial da Saúde afirmou que o  açúcar branco ou refinado deve ser excluído de uma vez por todas no uso cotidiano. 

Ele é considerado inimigo número um tanto para aqueles que querem perder peso como para aqueles que querem ter uma alimentação mais saudável.

É muito importante diminuir o uso do açúcar porque o excesso favorece drasticamente o ganho de peso e estimula a produção de gordura corporal, aumentando o risco de várias.

Essa é uma tarefa muito difícil. Né verdade? Sim, é verdade.

Pensando nisso, listamos aqui alguns alimentos que podem substituir o açúcar de forma natural e sem tanto sofrimento.

Açucar de coco

Rico em nutrientes como ferro,cálcio,zinco e potassio ,o açúcar de coco é uma alternativa mais natural ao açúcar “branco” de cana, uma vez que não sofre processos de refino. O açúcar de coco tem um índice glicémico mais baixo, o que quer dizer que quando consumido com moderação mantém os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando os picos de glicemia e os picos de insulina. Além disso, o açúcar e coco é considerado um dos adoçantes mais sustentáveis.

Açúcar mascavo

O açúcar mascavo é feito apartir da cana-de-açucar, mas não passa por um processo de refinamento como o açúcar branco, por isso é rico em cálcio, magnésio, potássio e fósforo .Apesar de ter mais nutrientes ,é importante lembrar que o açúcar mascavo possui praticamente as mesmas calorias que o açúcar branco, não devendo ser consumido com frequência e sim com moderação.

Açúcar Tamara

As tâmaras são muito ricas nutricionalmente,sabor agridoce forte quando seca ou suave quando fresca. São uma boa fonte de diferentes vitaminas e minerais e são uma excelente fonte de fibra, que contribui para que a absorção do açúcar (naturalmente presente nas tâmaras) seja mais lenta, evitando os picos de açúcar no sangue. Podem ser consumidas inteiras ou trituradas e utilizadas na base de shakes,vitaminas e geleias.

Açúcar Stevia

Nativa da América do Sul, a stevia é um adoçante natural extraído de uma planta. Tem um elevado poder adoçante, cerca de 200 a 300 vezes superior ao do açúcar refinado, e distingue-se dos restantes adoçantes naturais por ser isenta de calorias. Pode ser encontrada de forma natural, seca ou desidratada É uma excelente alternativa para quem segue uma dieta com baixo valor energético, e para quem deseja perder peso. 

Fonte:

Organização Mundial da Saúde, Anvisa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *