Coren-SP recomenda leitura para profissionais de enfermagem

Membro do Coren-SP recomenda leitura para profissionais de enfermagem

Atualizado em 11/01/2023 às 02:49

A primeira-secretária do Coren-SP, Eduarda Ribeiro, recomenda a leitura do livro “Anotação de enfermagem” lançado pelo conselho.

Anotação de enfermagem: o procedimento é importante para que sejam seguidos todos os protocolos para a segurança dos pacientes e dos profissionais na assistência

As anotações da enfermagem são procedimentos necessários para desenvolver uma assistência segura e eficaz. Esses registros são documentos legais que têm como objetivo fornecer as informações inerentes aos processos de cuidar e assistência aos pacientes, prezando pela segurança dos que são atendidos e dos próprios profissionais. Elas também subsidiam o ensino e a pesquisa, além de permitir auditorias e de serem fontes de informações em processos judiciais.

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), regulamentado pela Resolução Cofen n° 564/2017, as anotações precisam ser claras, objetivas, cronológicas, legíveis, completas, sem rasuras, conter carimbo e a rubrica do profissional. A primeira-secretária do Coren-SP, Eduarda Ribeiro, salienta que as anotações trazem uma comunicação entre os setores envolvidos na assistência, prezando pela segurança dos atendimentos: “O registro de enfermagem assegura, enquanto fonte de informação, a comunicação escrita. Sendo a comunicação uma das metas internacionais de segurança do paciente, não há discussão sobre a importância e o impacto da anotação de enfermagem no processo de cuidar”, avalia.

Ciente da importância das anotações no cotidiano dos mais de meio milhão de profissionais de enfermagem do estado de São Paulo, o Coren-SP lançou em 2022 o livro “Anotações de Enfermagem”, fruto do Grupo de Trabalho de Processo de Enfermagem. “Esta publicação trouxe um conteúdo didático, completo e atualizado sobre o tema”, comenta Eduarda. “É um documento não só de leitura obrigatória, mas também um material importante de apoio aos profissionais e que pode dirimir diversas dúvidas que possam surgir na prática profissional”.

A primeira-secretária do Coren-SP também indica o Guia de Recomendações para Registro de Enfermagem no Prontuário do Paciente e Outros Documentos de Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem, que elenca em diversas situações clínicas o que deve conter nos registros.

Eduarda salienta também que as informações inseridas nos documentos públicos ou particular deverão ser verídicas — ou seja, devem sempre corresponder exatamente aos fatos ocorridos em cada situação. “Caso alguma informação seja omitida pelos profissionais, estarão sob o risco de infringir a lei e prejudicar os profissionais e os pacientes”, destaca.

A anotação é necessária para a realização do relatório do paciente, respaldando os trabalhadores na execução dos procedimentos aos pacientes, o que também favorece a valorização profissional, prezando pela prestação de cuidados seguros e qualificados aos pacientes pela equipe de enfermagem.

Livros online

O livro “Anotação de enfermagem” faz parte de uma série de livros técnicos publicados pelo Coren-SP para incentivar as boas práticas dos profissionais. Todos os conteúdos estão disponíveis no site do Coren-SP.

Fonte: Coren-SP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *