O Manual de gestação de alto risco é lançado na sua 6º edição

Ministério da Saúde lança manual de gestação de alto risco

O Manual de gestação de alto risco é lançado na sua 6º edição.

O Manual tem sido um importante guia para profissionais da saúde como enfermeiros e médicos obstetras que auxiliam na melhor conduta a ser tomada. Além disso, é importante enfatizar que o Manual de Gestação de Alto Risco, pode ser implementado desde a primeira consulta à gestante para avaliar, diagnósticar e direcionar na conduta nos casos necessários.

Esta obra, que, pela qualidade de suas informações, mais se assemelha a um tratado da especialidade, vem atualizar a edição anterior, lançada há uma década. Nesse período, e a despeito de esforços institucionais, o Brasil perdeu a oportunidade de alcançar, em 2015, o 5º Objetivo do Milênio, pactuado no ano 2000, que consistia no compromisso do governo, em uma ampla agenda com a sociedade, gestores e profissionais de saúde, em reduzir em 75% os casos de mortes maternas em nosso país. A mortalidade materna é uma das maiores chagas médico-sociais que maculam nosso país.

Com uma predileção especial para acometer mulheres mais vulneráveis, o óbito materno vai além das questões ligadas ao acesso a pré-natal de qualidade, assistência ao parto seguro e cuidado puerperal apropriado, mas diz respeito também às fragilidades do planejamento familiar, em especial no risco reprodutivo, aos grandes desertos sanitários desse país continental e a um eficiente sistema de referência e contrarreferência para atender os casos mais graves. O estupor só aumenta quando a avaliação das mortes revela a evitabilidade dos óbitos em 90%. Mulheres jovens, em idade reprodutiva, cujas vidas ceifadas impactarão para sempre o pilar de nossa sociedade, nossa célula mater a família.

É utilizado por médicos e enfermeiros obstetras e também pelos profissionais da atenção básica nas consultas de pré-natal.

TÍTULO: Manual de gestação de alto risco

TIPO DE DOCUMENTO: Livro

AUTOR: Ministério da Saúde

ANO: 2022

EDITORA: Ministério da Saúde

PALAVRAS-CHAVE: Gestação 2. Gestação de Alto Risco 3. Complicações na Gravidez.

REFERÊNCIA: Manual de gestação de alto risco [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas. Brasília : Ministério da Saúde, 2022.

Baixar o manual de gestação de alto risco.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.