O Manual de gestação de alto risco é lançado na sua 6º edição

Ministério da Saúde lança manual de gestação de alto risco

Atualizado em 21/03/2023 às 03:20

O Manual de gestação de alto risco é lançado na sua 6º Edição.

O Manual tem sido um importante guia para profissionais da saúde como enfermeiros e médicos obstetras que auxiliam na melhor conduta a ser tomada. Além disso, é importante enfatizar que o Manual de Gestação de Alto Risco, pode ser implementado desde a primeira consulta à gestante para avaliar, diagnosticar e direcionar na conduta nos casos necessários.

Esta obra, que, pela qualidade de suas informações, mais se assemelha a um tratado da especialidade, vem atualizar a edição anterior, lançada há uma década.

Objetivo do Milênio

Nesse período, e a despeito de esforços institucionais, o Brasil perdeu a oportunidade de alcançar, em 2015, o 5º Objetivo do Milênio, pactuado no ano 2000, que consistia no compromisso do governo, em reduzir em 75% os casos de mortes maternas em nosso país. A mortalidade materna é uma das maiores chagas médico-sociais que maculam nosso país.

Com uma predileção especial para acometer mulheres mais vulneráveis, o óbito materno vai além das questões ligadas ao acesso a pré-natal de qualidade, assistência ao parto seguro e cuidado puerperal apropriado, mas diz respeito também às fragilidades do planejamento familiar, em especial no risco reprodutivo, aos grandes desertos sanitários desse país continental e a um eficiente sistema de referência e contrarreferência para atender os casos mais graves. O estupor só aumenta quando a avaliação das mortes revela a evitabilidade dos óbitos em 90%. Mulheres jovens, em idade reprodutiva, cujas vidas ceifadas impactarão para sempre o pilar de nossa sociedade, nossa célula manter a família.

É utilizado por médicos e enfermeiros obstetras e também pelos profissionais da atenção básica nas consultas de pré-natal.

TÍTULO: Manual de gestação de alto risco

TIPO DE DOCUMENTO: Livro

AUTOR: Ministério da Saúde

ANO: 2022

EDITORA: Ministério da Saúde

PALAVRAS-CHAVE: Gestação 2. Gestação de Alto Risco 3. Complicações na Gravidez.

REFERÊNCIA: Manual de gestação de alto risco [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas. Brasília: Ministério da Saúde, 2022.

Baixar o manual de gestação de alto risco.

Gestação de alto risco e o papel da enfermagem

A gestação de alto risco é aquela em que há maior probabilidade de complicações maternas e/ou fetais. Algumas das condições que podem levar a uma gestação de alto risco incluem idade materna avançada, hipertensão arterial, diabetes, gravidez múltipla, doenças autoimunes, complicações de gestações anteriores, abortos, entre outras.

O papel da enfermagem no cuidado de gestantes de alto risco é fundamental para garantir uma gestação saudável e segura. Algumas das principais atividades desenvolvidas pelos enfermeiros incluem:

  1. Identificação precoce de gestantes de alto risco: responsável por avaliar e identificar gestantes que apresentam fatores de risco para complicações gestacionais e encaminhá-las para o cuidado especializado.
  2. Monitoramento da saúde materna e fetal: realiza o acompanhamento da gestante, avaliando sua saúde e a do feto por meio de exames clínicos e laboratoriais, identificando precocemente possíveis complicações.
  3. Orientação e educação: fornece informações e orientações sobre cuidados pré-natais, alimentação saudável, atividade física adequada, prevenção de complicações e preparação para o parto.
  4. Administração de medicações e assistência em procedimentos: a enfermagem pode ser responsável pela administração de medicações prescritas pelo médico, além de prestar assistência em procedimentos como exames de ultrassom e coleta de amostras para exames laboratoriais.
  5. Suporte emocional: a enfermagem pode fornecer apoio emocional às gestantes de alto risco, ajudando-as a lidar com o estresse e a ansiedade que podem surgir durante a gestação.

Em resumo, o papel da enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem), no cuidado de gestantes de alto risco é fundamental para garantir a saúde e a segurança da gestante e do feto, além de ajudar a minimizar as complicações gestacionais e melhorar a qualidade de vida da gestante.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *