Ministério da Saúde Orienta Não Aspirar Durante a Injeção

Ministério da Saúde Orienta Não Aspirar Durante a Injeção

O Ministério da Saúde, por meio de uma circular enviada em 2022 a todos os coordenadores da Atenção Básica, enfatiza novas diretrizes para a administração de vacinas, especialmente em tempos de pandemia e durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Uma das principais atualizações é a recomendação de não aspirar no momento da administração de vacinas pela via intramuscular, uma mudança significativa nas práticas de imunização.

Fundamento da Nova Orientação

O procedimento de aspiração, tradicionalmente realizado para verificar se a agulha atingiu um vaso sanguíneo antes da injeção do imunobiológico, não é mais considerado necessário. Estudos e recomendações de organismos internacionais de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que a não aspiração é uma técnica importante no manejo da dor durante a vacinação.

Benefícios da Não Aspiração

Redução do Tempo de Aplicação: A não aspiração agiliza o processo de vacinação, diminuindo o tempo de permanência nos serviços de saúde.

Menor Percepção da Dor: Diminuir a dor associada às imunizações é crucial, especialmente para crianças e adolescentes. A técnica de não aspirar antes de injetar a vacina contribui para este objetivo.

Evidências Científicas: Um estudo canadense em 2007 demonstrou que a injeção rápida sem aspiração resultou em menos dor em bebês, sem efeitos adversos relatados.

Prevenção de Angústia Futura: Reduzir a dor durante a vacinação pode ajudar a evitar a ansiedade e comportamentos adversos relacionados à saúde preventiva.

Procedimentos para Administração Intramuscular

Utilização das regiões anatômicas adequadas, como o músculo vasto lateral da coxa e o músculo deltoide.
Preparação cuidadosa da vacina conforme sua apresentação.
Identificação e confirmação do paciente a ser vacinado.
Explicação detalhada do procedimento ao paciente.
Introdução da agulha em ângulo reto (90º) na região selecionada, sem aspiração.
Injeção rápida do imunobiológico e retirada da agulha em movimento único e firme.
Compressão leve no local com algodão seco, sem fricção.

Importância da Atualização

Esta nova diretriz representa um avanço nas práticas de vacinação, alinhando-se com as melhores práticas globais e evidências científicas atuais. Os profissionais de saúde devem estar cientes dessa mudança e aplicá-la em suas rotinas de vacinação, tanto na campanha contra a Influenza quanto em outras imunizações de rotina.

A Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações ressalta a importância desta atualização e se coloca à disposição para mais informações e esclarecimentos sobre a técnica. A adoção dessas novas práticas visa aprimorar a experiência de vacinação, tornando-a mais rápida, eficaz e menos dolorosa para os pacientes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *