Fórum Nacional da Enfermagem emite nova nota sobre Greve Geral da Enfermagem 2023

Fórum Nacional da Enfermagem emite nova nota sobre Greve Geral da Enfermagem 2023

Foi publicado nesta quinta (02/03), pelo Fórum Nacional da Enfermagem, uma nova nota sobre a Greve Geral da Enfermagem 2023, que será realizada no dia 10 de março e dá outros encaminhamentos.

Fórum Nacional da Enfermagem convocou em janeiro a enfermagem para a realização de paralização que aconteceu no dia 14 de fevereiro e agora para Greve Geral da Enfermagem que acontece no dia 10 de março.

Neste dia, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxliares de enfermagem, estão nas ruas exigindo do Governo Lula a edição da MP do Piso da Enfermagem para que o STF retire a liminar da Lei nº 14.434.

NOTA DO FÓRUM NACIONAL DA ENFERMAGEM

O Fórum Nacional da Enfermagem, composto pelas entidades CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde); CNTSS (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social;
CONFETAM (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal; FNE (Federação Nacional dos Enfermeiros); Aben (Associação Brasileira de Enfermagem; Cofen (Conselho Federal de Enfermagem); ANATEN (Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem; ENEENF (Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem), em reunião ampliada no dia 01/03/2023, para discutir as mobilizações do dia 10 de março, decidiu pelos seguintes indicativos e encaminhamentos:

  1. A Enfermagem vai parar no dia 10/03/2023. Os sindicatos e suas assembleias irão definir sobre o tipo de movimento e tempo de duração ( 12h ou 24h);
  2. Como forma de paralisação, no dia 10 de março será realizada Campanha Nacional de doação de sangue dos profissionais de enfermagem em todo o País;
    Tema: A ENFERMAGEM SALVA VIDAS NOSSO SANGUE TAMBÉM.
    Amparo legal: O inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
    Todo doador de sangue tem o direito à declaração de doação ou, no caso de não doar por algum impedimento, declaração de comparecimento; dispensa de serviço no dia de doação (Lei 1075 de 27/03/1950) que se refere aos funcionários públicos.
  3. No dia 10/03 – Realizar atos em todos os estados;
  4. Retomada da articulação da Frente Parlamentar Mista da Enfermagem;
  5. Dia 06/03 – Plenária Nacional com os Sindicatos, às 15hs, para mobilizar a base em vista dos indicativos e encaminhamentos;
  6. Dia 07/03
    Mobilização em Apoio ao Piso Salarial da Enfermagem no Salão Verde da Câmara dos Deputados;
    Vigília (todos de branco);
  7. Dia 15/03 – Realização de Audiência Pública no Congresso Nacional. Serão convidados os ministros que compõem o GT Interministerial, responsável pela MP.
  8. Dia 29/03 – Realizão de Ato Público em Brasília (local e horário a definir).

Brasília, 02 de março de 2023

3 comments

  1. Parar por 12h ou 24h, isso não é paralisação? Isso não é greve, sem greve esse piso não sai, acorda enfermagem.

  2. Palhaçada isso de parar por 24h. Não vai mudar nada. STF e Donos de hospitais particulares vão rir dessa palhaçada! Cofen e Coren são prostitutas baratas que já se venderam aos empresários e políticos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *