O que é trauma uretral?

O que é trauma uretral?

Trauma uretral é quando a uretra sofre lesão à força, provocada por trauma. A uretra bulbar é o segmento da uretra anterior mais comumente.

A lesão uretral é uma condição médica relativamente rara, responsável por menos de 1% de todas as visitas ao pronto-socorro nos Estados Unidos. Os padrões de lesão variam e abrangem esmagamento uretral, hematomas, laceração e transecção. As lesões uretrais nunca representam risco de vida, mas, se não forem tratadas, podem causar morbidade significativa.

Classificação do trauma uretral

As lesões de uretra podem ser divididas em anterior e posterior.

O trauma na uretra anterior, geralmente ocorre devido a lesões em pé. Isso pode ocorrer com um golpe forte no períneo. Este tipo de trauma pode levar a cicatrizes na uretra (“estenose uretral”). Essas cicatrizes podem retardar ou bloquear o fluxo de urina do pênis. Esse tipo de lesão pode provocar o que conhecemos como queda a cavaleiro.

Trauma na uretra posterior, quase sempre resulta de uma lesão grave. Nos homens, o trauma uretral posterior pode romper completamente a uretra abaixo da próstata. Essas feridas podem formar tecido cicatricial que retarda ou bloqueia o fluxo de urina.

Para as mulheres, as lesões uretrais são raras. Eles estão sempre ligados a fraturas ou cortes pélvicos, rasgos ou traumas diretos no corpo perto da vagina. A lesão uretral também pode resultar de objetos perfurando os órgãos sexuais ou a pelve.

O que acontece em condições normais?

A uretra é um órgão semelhante a um tubo que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Nos homens, a uretra começa na bexiga e passa pela próstata, períneo (o espaço entre o escroto e o ânus) e pelo pênis. A uretra anterior (“frente“) vai da ponta do pênis até o períneo. A uretra posterior (“posterior“) é a parte profunda do corpo.

Nas mulheres, a uretra é muito mais curta: vai da bexiga até a frente da vagina. Abre fora do corpo. O fluxo urinário normal é indolor e pode ser controlado. O fluxo é forte e a urina é clara, sem sangue visível.

Sintomas

A urina pode vazar para os tecidos ao seu redor com o trauma na uretra, isso pode causar:

  • Inchaço
  • Inflamação
  • Infecção
  • Dor na barriga
  • Não ser capaz de urinar
  • Urina se acumulando na bexiga
  • Sangue na urina (“hematúria“)

Para os homens, o sinal mais comum de um problema é o sangue – até mesmo uma gota – na ponta do pênis. Inchaço e hematomas no pênis, escroto e períneo também podem ocorrer, juntamente com dor nessa área.

Causas

Traumas na uretra anterior podem ser causados por lesões em pernas largas, como por exemplo, caindo com força em algo entre as pernas, como um assento de bicicleta ou barra transversal ou acidentes semelhantes.

Trauma na uretra posterior pode ser causado por fraturas pélvicas de:

  • Acidentes de carro
  • Lesões por esmagamento
  • Quedas de alturas muito altas
  • Balas ou facas

Para as mulheres, lesões uretrais também podem ser causadas por agressão sexual.

Diagnóstico

Se o paciente tiver sangue no final do pênis ou na urina ou não conseguir urinar após uma lesão na área uretral, ele deve consultar um médico imediatamente.

Seu médico pode tentar passar um tubo (“cateter“) através de sua uretra. Não ser capaz de passar um tubo na uretra é o primeiro sinal de lesão uretral. Um raio-x é feito depois de esguichar um corante especial na uretra. O corante é usado para ser visto em um raio-x. Raios-X são feitos para ver se algum corante vaza da uretra dentro do seu corpo. Isso significaria que há uma lesão. Uma radiografia da uretra geralmente é feita após uma fratura pélvica, porque a lesão uretral é comum nesses casos (cerca de 1 em 10 casos).

Tratamento

O tratamento para trauma uretral depende de onde e quão grave é a lesão. Muitos casos de lesão da uretra anterior precisam ser corrigidos imediatamente com cirurgia.

Pequenas dessas lesões podem ser tratadas com um cateter através da uretra até a bexiga. Isso evita que a urina toque na uretra para que ela possa ser consertada. O cateter geralmente é deixado no local por 14 a 21 dias. Após esse tempo, um raio-x é feito para ver se a lesão cicatrizou. Se cicatrizou, o cateter pode ser retirado no consultório do médico. Se o raio-x ainda mostrar vazamentos, o cateter é deixado por mais tempo.

Se um trauma uretral grave for observado no raio-x, um tubo é usado para transportar a urina para fora da área lesada para evitar que ela vaze.

O vazamento de urina dentro do corpo pode causar:

  • Inchaço
  • Inflamação
  • Infecção

Cicatrizes

O tratamento de uma lesão de uretra posterior é muito complicado. Isso ocorre porque quase sempre é visto com outras lesões graves. Infelizmente, isso significa que esse problema não pode ser corrigido imediatamente. A maioria dos urologistas primeiro coloca um cateter na bexiga no momento da lesão e espera de 3 a 6 meses. Isso dá ao corpo tempo para reabsorver o sangramento da fratura pélvica.

Também é mais fácil consertar a uretra depois que o inchaço nos tecidos devido a uma lesão pélvica diminuiu. A maioria das lesões uretrais posteriores precisa de uma operação para conectar as 2 bordas rasgadas da uretra. Isso geralmente é feito por meio de um corte no períneo.

Se a uretra estiver completamente rasgada, a urina deve ser drenada. Isso é feito com um tubo inserido na bexiga através da pele (“suprapúbico“). Este cateter de Foley atravessa a pele logo acima do osso púbico na parte inferior da barriga até a bexiga. Isso é mais comum após lesões graves.

O tubo pode ser colocado no momento da cirurgia abdominal para outros reparos. Ou pode ser feito através de uma pequena punção. Um raio-x pode ser usado para ver se o cateter está na bexiga. Seu médico pode sugerir um procedimento para juntar a uretra rompida por meio de um cateter, o que pode ajudá-la a cicatrizar.

Depois do tratamento

Se a cirurgia foi feita, o cateter deixado na bexiga pode ser desconfortável. Além disso, o cateter pode incomodar a bexiga e fazer com que ela se contraia sozinha, o que pode doer. Isso também pode fazer com que algum sangue seja visto na urina. Esses sintomas geralmente desaparecem depois que o cateter é retirado.

O problema mais comum após o reparo uretral é a cicatrização na uretra. As cicatrizes podem bloquear parcialmente o fluxo de urina, fazendo com que o fluxo seja fraco. Você também pode ter que se esforçar para urinar. Seu urologista geralmente pode corrigir isso ampliando a seção cicatrizada. Isso é feito com instrumentos colocados através da uretra. Às vezes, a cirurgia precisa ser feita novamente para manter a uretra aberta.

Se você teve uma lesão uretral por fratura pélvica, seu urologista marcará visitas de acompanhamento. Estes são para garantir que você não desenvolva disfunção erétil ou problemas de controle da urina.

Resultados de uma uretrografia retrógrada realizada na avaliação inicial do paciente no departamento de emergência. O extravasamento de contraste pode ser visto ao nível da uretra bulbomembranosa, enquanto nenhum contraste é visto além do local da lesão, sugerindo ruptura uretral completa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *