OMS destaca papel da Enfermagem no mundo

OMS destaca papel da Enfermagem no mundo

O relatório da OMS mostra que a enfermagem é uma das profissões mais importantes para a promoção da saúde e prevenção de doenças em todo o mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em 2020 um relatório intitulado “State of the World’s Nursing 2020: Investing in Education, Jobs and Leadership“, que destaca o papel fundamental dos profissionais da enfermagem no mundo.

O relatório da OMS destaca papel da Enfermagem no mundo, ao dizer que ela é uma das profissões mais importantes para a promoção da saúde e prevenção de doenças. A valorização e investimento na educação, empregabilidade e liderança das enfermeiras e enfermeiros é essencial para garantir uma saúde equitativa e sustentável.

No Brasil, a profissão de enfermagem é regulamentada pela lei 7.498/86. A lei compõe enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

Entre as principais conclusões do relatório, estão:

  • A enfermagem é a maior categoria profissional de saúde, representando cerca de 59% da força de trabalho em saúde em todo o mundo.
  • A maioria das enfermeiras e enfermeiros trabalha em países de baixa e média renda, onde enfrentam desafios significativos de educação, empregabilidade e condições de trabalho adequadas.
  • A educação de enfermagem precisa ser mais acessível, inclusiva e adaptada às necessidades das populações locais.
  • É fundamental investir na liderança das enfermeiras e enfermeiros, para poderem desempenhar um papel mais ativo na tomada de decisões em saúde.
  • A pandemia da COVID-19 destacou ainda mais a importância da enfermagem, que desempenha um papel fundamental na resposta à crise em todo o mundo.

O relatório da OMS destaca a importância da enfermagem para a promoção da saúde e prevenção de doenças em todo o mundo, e destaca a necessidade de investimentos em educação, empregabilidade e liderança das enfermeiras e enfermeiros para garantir uma saúde equitativa e sustentável.

Papel da Enfermagem no Brasil

A enfermagem desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e prevenção de doenças no Brasil, sendo uma das profissões mais importantes do setor de saúde do país.

Os enfermeiros e enfermeiras estão presentes em todas as etapas do cuidado em saúde, desde a atenção primária até a alta complexidade, e realizam uma ampla variedade de funções que incluem:

  • Realização de exames e procedimentos técnicos, como curativos, administração de medicamentos, coleta de amostras para exames laboratoriais, entre outros;
  • Acompanhamento do estado de saúde dos pacientes, monitoramento de sinais vitais e avaliação de sintomas;
  • Prestação de cuidados de enfermagem em casos de emergência e urgência;
  • Educação em saúde, orientando paciente e familiares sobre cuidados com a saúde e prevenção de doenças;
  • Participação em programas de prevenção e controle de doenças, realizando ações de vigilância epidemiológica e imunização;
  • Coordenação e supervisão de equipes de enfermagem, além de gerenciamento de serviços e recursos de saúde.

Os enfermeiros e enfermeiras também desempenham um papel importante na formulação e implementação de políticas públicas de saúde, atuando em diversas instâncias governamentais e não governamentais para garantir a melhoria da qualidade do cuidado em saúde no país.

Além disso, a enfermagem é uma profissão em constante evolução, que se adapta às mudanças do sistema de saúde e às necessidades das populações. No Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) é responsável por regulamentar o exercício da profissão e garantir a qualidade do cuidado em enfermagem em todo o país.

A Enfermagem busca por valorização há anos

A valorização da enfermagem é uma pauta que vem sendo discutida há anos no Brasil e em outros países. Os enfermeiros e enfermeiras desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e prevenção de doenças, mas muitas vezes enfrentam desafios significativos em relação a salários, condições de trabalho e reconhecimento profissional.

Entre os principais desafios enfrentados pela enfermagem em busca de valorização, estão:

  • Baixos salários e falta de incentivos financeiros para aprimoramento profissional;
  • Carga horária extensa e condições de trabalho inadequadas, que podem levar ao desgaste físico e emocional dos profissionais;
  • Falta de reconhecimento por parte de outros profissionais de saúde e da sociedade em geral, que muitas vezes subestimam a importância da enfermagem no cuidado em saúde;
  • Pouca participação em processos de tomada de decisão em saúde, limitando a capacidade de os enfermeiros e enfermeiras de contribuir com ideias e soluções para problemas na área.

Para enfrentar esses desafios, a enfermagem vem desenvolvendo uma série de iniciativas em busca de valorização e reconhecimento. Algumas dessas iniciativas incluem:

  • Mobilizações e manifestações em defesa de melhores condições de trabalho e salários mais justos;
  • Investimento em educação continuada e aprimoramento profissional, para que os enfermeiros e enfermeiras possam ampliar sua capacidade técnica e liderança;
  • Participação em instâncias de decisão em saúde, como conselhos de saúde e comissões de gestão, para poderem contribuir com ideias e soluções para os desafios enfrentados na área;
  • Fortalecimento da imagem da enfermagem na sociedade, por meio de campanhas de conscientização e valorização da profissão.

Apesar dos desafios, a enfermagem vem conquistando avanços significativos em busca de valorização e reconhecimento, e a importância dos enfermeiros e enfermeiras no cuidado em saúde é cada vez mais reconhecida pela sociedade em geral.

One comment

  1. Deus abençoe a esses guerreiros anônimos que salvam vidas todos os dias.Eles merecem reconhecimento das autoridades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *