Piso da enfermagem melhora a qualidade da assistência aos pacientes

Piso da enfermagem melhora a qualidade da assistência aos pacientes

Estabelecer um piso salarial justo, para os profissionais de enfermagem, pode ter um impacto positivo na qualidade da assistência prestada aos pacientes. Esse impacto acontece, tanto direta quanto indiretamente.

O Governo Federal, já não tem argumentos para manter suspenso o Piso da Enfermagem, aprovado pela Lei º 14.434/2022. Tudo o que precisou ser feito, para que o novo salário fosse pago, para os enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, foi feito. Em contrapartida, o Governo Federal não tem feito tudo.

Os recursos para pagamento da remuneração dos profissionais de enfermagem, já estão disponíveis, faltando apenas a edição e emissão de uma Medida Provisória pelo Presidente Lula.

Vale lembrar, que os militantes do piso da enfermagem, ainda enfrentarão muitas lutas para ser plenamente implantado. A discussão atual sobre a medida provisória para autorizar o nosso salário, diz respeito, somente, para a rede pública e entidades filantrópicas. Sendo assim, o Governo ainda terá que definir como será pago às entidades privadas.

Piso da Enfermagem é melhora de atendimento aos pacientes

Aqui estão algumas maneiras pelas quais um piso salarial adequado pode melhorar o atendimento aos pacientes:

  1. Retenção e motivação dos profissionais: Salários justos e competitivos, ajudam a reter profissionais experientes e qualificados. Também motiva os enfermeiros, técnico e auxiliares, a desempenhar suas funções com dedicação e empenho, melhorando assim a qualidade do atendimento.
  2. Redução da rotatividade: Quando os profissionais de enfermagem recebem salários justos, a rotatividade de pessoal pode diminuir. Isso leva a um ambiente de trabalho mais estável e possibilita o desenvolvimento de relacionamentos mais fortes entre os membros da equipe e os pacientes.
  3. Atração de talentos: Estabelecer um piso salarial adequado pode atrair mais pessoas talentosas e comprometidas para a profissão de enfermagem, aumentando assim a qualidade geral do atendimento aos pacientes.
  4. Satisfação e bem-estar do profissional: Um salário justo pode melhorar a satisfação e o bem-estar geral dos profissionais de enfermagem, reduzindo o estresse financeiro. Isso irá permitir, que eles se concentrem em fornecer um atendimento de qualidade aos pacientes.
  5. Investimento em educação e treinamento: Se os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, forem adequadamente remunerados, é mais provável que invistam em sua própria educação e treinamento continuado. Isso, pode resultar, em habilidades aprimoradas e melhores práticas de atendimento.
  6. Redução do esgotamento profissional: Salários justos podem contribuir para reduzir o esgotamento profissional e a exaustão emocional entre os profissionais de enfermagem. Isso irá permitir que eles ofereçam, atendimento mais compassivo e eficaz aos pacientes.

Um piso salarial adequado para a enfermagem, é apenas um dos muitos fatores, que influenciam a qualidade da assistência aos pacientes. A efetivação do piso, é um passo importante para valorizar e apoiar os profissionais de enfermagem e, em última instância, melhorar o atendimento prestado no sistema de saúde.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *