Estabelecer um piso salarial justo, para os profissionais de enfermagem, pode ter um impacto positivo na qualidade da assistência prestada aos pacientes. Esse impacto acontece, tanto direta quanto indiretamente.
O Governo Federal, já não tem argumentos para manter suspenso o Piso da Enfermagem, aprovado pela Lei º 14.434/2022. Tudo o que precisou ser feito, para que o novo salário fosse pago, para os enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, foi feito. Em contrapartida, o Governo Federal não tem feito tudo.
Os recursos para pagamento da remuneração dos profissionais de enfermagem, já estão disponíveis, faltando apenas a edição e emissão de uma Medida Provisória pelo Presidente Lula.
Vale lembrar, que os militantes do piso da enfermagem, ainda enfrentarão muitas lutas para ser plenamente implantado. A discussão atual sobre a medida provisória para autorizar o nosso salário, diz respeito, somente, para a rede pública e entidades filantrópicas. Sendo assim, o Governo ainda terá que definir como será pago às entidades privadas.
Piso da Enfermagem é melhora de atendimento aos pacientes
Aqui estão algumas maneiras pelas quais um piso salarial adequado pode melhorar o atendimento aos pacientes:
- Retenção e motivação dos profissionais: Salários justos e competitivos, ajudam a reter profissionais experientes e qualificados. Também motiva os enfermeiros, técnico e auxiliares, a desempenhar suas funções com dedicação e empenho, melhorando assim a qualidade do atendimento.
- Redução da rotatividade: Quando os profissionais de enfermagem recebem salários justos, a rotatividade de pessoal pode diminuir. Isso leva a um ambiente de trabalho mais estável e possibilita o desenvolvimento de relacionamentos mais fortes entre os membros da equipe e os pacientes.
- Atração de talentos: Estabelecer um piso salarial adequado pode atrair mais pessoas talentosas e comprometidas para a profissão de enfermagem, aumentando assim a qualidade geral do atendimento aos pacientes.
- Satisfação e bem-estar do profissional: Um salário justo pode melhorar a satisfação e o bem-estar geral dos profissionais de enfermagem, reduzindo o estresse financeiro. Isso irá permitir, que eles se concentrem em fornecer um atendimento de qualidade aos pacientes.
- Investimento em educação e treinamento: Se os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, forem adequadamente remunerados, é mais provável que invistam em sua própria educação e treinamento continuado. Isso, pode resultar, em habilidades aprimoradas e melhores práticas de atendimento.
- Redução do esgotamento profissional: Salários justos podem contribuir para reduzir o esgotamento profissional e a exaustão emocional entre os profissionais de enfermagem. Isso irá permitir que eles ofereçam, atendimento mais compassivo e eficaz aos pacientes.
Um piso salarial adequado para a enfermagem, é apenas um dos muitos fatores, que influenciam a qualidade da assistência aos pacientes. A efetivação do piso, é um passo importante para valorizar e apoiar os profissionais de enfermagem e, em última instância, melhorar o atendimento prestado no sistema de saúde.