Piso Salarial Nacional da Enfermagem é aplicado em Curitiba e Região Metropolitana

Piso Salarial Nacional da Enfermagem é aplicado em Curitiba e Região Metropolitana

Sindicato de Curitiba e Região Metropolitana, afirma que o piso da enfermagem deve ser pago pelas entidades publicas e privadas. O SINDESC, Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região, emite ofício circular sobre a implantação do Piso Salarial Nacional da Enfermagem em Curitiba e Região Metropolitana. A medida visa valorizar os profissionais da área e garantir um atendimento de qualidade aos pacientes.

Piso da Enfermagem aplicado em Curitiba e Região Metropolitana

O Piso Salarial Nacional da Enfermagem, determinado pela Lei 14.434/2022, foi aplicado em Curitiba e Região Metropolitana, garantindo melhores condições de trabalho aos profissionais da área.  O SINDESC, Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região, esclarece que o piso deve ser pago tanto pelo órgão publico quanto privado.

A medida anunciada pelo SINDESC, aconteceu por meio do Ofício Circular nº 001/2023, enviado a todos os estabelecimentos de serviços de saúde da região. De acordo com o documento, o piso salarial nacional dos enfermeiros contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) será de R$ 4.750,00 mensais para enfermeiros e 70% desse valor para o técnico de enfermagem. Os auxiliares de enfermagem farão jus a um piso de 50% desse valor.

Decisão do SINDESC de emitir um ofício circular

O valor do piso da enfermagem para os profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, é determinado pela Lei n° 14.434/2022. A decisão do SINDESC de emitir um ofício circular aconteceu após o Ministro Barroso suspender a liminar que estava sobre o piso desde o ano passado.

A aplicação do Piso Salarial Nacional da Enfermagem é uma importante conquista para a categoria, que há anos luta por melhores condições de trabalho e remuneração justa. A medida visa valorizar os profissionais da área e garantir um atendimento de qualidade aos pacientes.

Com a nova legislação em vigor, espera-se que os estabelecimentos de serviços de saúde se adequem às novas regras e ofereçam aos trabalhadores da enfermagem um ambiente seguro e adequado para o exercício da profissão. A medida também pode contribuir para a redução do déficit de profissionais na área e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

4 comments

  1. Essa matéria não condiz com a realidade. O piso Nacional ainda não foi aplicado em Curitiba, pelo menos não no serviço público que atende 100% do SUS.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *