Piso Salarial Nacional da Enfermagem é aplicado em Curitiba e Região Metropolitana

Piso Salarial Nacional da Enfermagem é aplicado em Curitiba e Região Metropolitana

Sindicato de Curitiba e Região Metropolitana, afirma que o piso da enfermagem deve ser pago pelas entidades publicas e privadas. O SINDESC, Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região, emite ofício circular sobre a implantação do Piso Salarial Nacional da Enfermagem em Curitiba e Região Metropolitana. A medida visa valorizar os profissionais da área e garantir um atendimento de qualidade aos pacientes.

Piso da Enfermagem aplicado em Curitiba e Região Metropolitana

O Piso Salarial Nacional da Enfermagem, determinado pela Lei 14.434/2022, foi aplicado em Curitiba e Região Metropolitana, garantindo melhores condições de trabalho aos profissionais da área.  O SINDESC, Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região, esclarece que o piso deve ser pago tanto pelo órgão publico quanto privado.

A medida anunciada pelo SINDESC, aconteceu por meio do Ofício Circular nº 001/2023, enviado a todos os estabelecimentos de serviços de saúde da região. De acordo com o documento, o piso salarial nacional dos enfermeiros contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) será de R$ 4.750,00 mensais para enfermeiros e 70% desse valor para o técnico de enfermagem. Os auxiliares de enfermagem farão jus a um piso de 50% desse valor.

Decisão do SINDESC de emitir um ofício circular

O valor do piso da enfermagem para os profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, é determinado pela Lei n° 14.434/2022. A decisão do SINDESC de emitir um ofício circular aconteceu após o Ministro Barroso suspender a liminar que estava sobre o piso desde o ano passado.

A aplicação do Piso Salarial Nacional da Enfermagem é uma importante conquista para a categoria, que há anos luta por melhores condições de trabalho e remuneração justa. A medida visa valorizar os profissionais da área e garantir um atendimento de qualidade aos pacientes.

Com a nova legislação em vigor, espera-se que os estabelecimentos de serviços de saúde se adequem às novas regras e ofereçam aos trabalhadores da enfermagem um ambiente seguro e adequado para o exercício da profissão. A medida também pode contribuir para a redução do déficit de profissionais na área e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

6 comments

  1. Essa matéria não condiz com a realidade. O piso Nacional ainda não foi aplicado em Curitiba, pelo menos não no serviço público que atende 100% do SUS.

    1. Sendo servidor do município de Curitiba, até hoje eu não recebi nenhum centavo de aumento. Onde está esta aplicação que vocês publicaram?

  2. Não recebi nada até agora, não tem ninguém pra fiscalizar também, uma vergonha isso infelizmente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *