Presidente Lula se retrata por declarações envolvendo transtornos mentais e violência escolar

Presidente Lula se retrata por declarações envolvendo transtornos mentais e violência escolar

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), se desculpou por estabelecer uma conexão entre transtornos mentais e violência escolar durante um encontro com funcionários e líderes governamentais. Lula se retrata por declarações nas redes sociais.

Ele reconheceu que suas palavras foram preconceituosas e expressou seu desejo de aprender e progredir.

O pedido de desculpas de Lula

O pedido de desculpas de Lula veio após a assinatura de um acordo para implementar mecanismos que garantam boas práticas na promoção e proteção dos direitos das pessoas com deficiência.

Em declarações anteriores, Lula havia mencionado pessoas com transtornos mentais como possuindo um “parafuso solto” e condenado os videogames por ensinar crianças a cometer atos violentos.

As observações de Lula ocorreram no âmbito de um debate sobre medidas de segurança escolar após um tiroteio em Blumenau, Santa Catarina.

Filho de Lula

Luis Claudio Lula da Silva, filho de Lula, discordou publicamente das afirmações de seu pai sobre os videogames, alegando que eles não são os responsáveis por incitar a violência.

Leia também: Governo Lula facilita repasse de recursos para entidades filantrópicas com nova portaria

Dados mundiais

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Relatório Mundial sobre a Saúde Mental, aproximadamente um bilhão de indivíduos no mundo enfrentam algum tipo de distúrbio mental, sendo que 14% desse total são adolescentes.

A OMS ressalta que a expectativa de vida para aqueles que lidam com doenças mentais é de 10 a 20 anos inferior à média da população em geral.

É importante notar também que, durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19, houve um aumento de 25% no número de pessoas afetadas por depressão e ansiedade em escala global. Esses dados evidenciam a importância de abordar e investir em políticas públicas e iniciativas que promovam a saúde mental, especialmente diante de circunstâncias adversas como a atual pandemia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *