Você sabe a diferença entre pomada, creme e gel?

Pomadas: 

São preparações semissólidas para uso tópico (uso externo e local). Comumente, são feitas com excipientes gordurosos, como vaselina e lanolina. Não tem muita penetração na pele, sendo indicadas para problemas mais superficiais.

– preparações semi-sólidas de hidrocarbonetos (petrolato, óleo mineral, parafinas, hidrocarbonetos sintéticos)
– efeito emoliente forte torna-o útil em condições de pele seca
– efeito oclusivo aumenta a penetração do fármaco ativo e melhora a eficácia (especialmente na pele espessada e liquenificada)
– fornece uma película protetora sobre a pele (por exemplo, útil nas mãos da dona de casa, dermatite irritante)
– oleoso, pegajoso, retém o suor (portanto, não é adequado em dermatite de lágrimas molhadas, áreas com pêlos, pele propensa a foliculite ou condições de clima quente)
– não contém água e não requer conservante.

Cremes: 

São formulações emulsivas, assim parte do seu excipiente é aquosa e parte é oleosa. Penetram na pele com maior facilidade do que as pomadas. Destinam-se às fórmulas de anti-inflamatórios tópicos, anticoagulantes, antialérgicos, antibióticos e antifúngicos.

Gel: 

São feitas, como o nome diz, com substâncias gelatinosas, sem gordura. São ótimos como refrescantes, mas não tem penetração na pele, justamente por não terem excipientes gordurosos.

Géis também são chamados de geléias algumas vezes. Os géis são formas farmacêuticas semissólidas, transparentes e não oleosas, destinadas principalmente à aplicação tópica. Os géis podem ser aplicados na pele, usados nasalmente, vaginalmente ou retalmente. Os géis são materiais semi-sólidos que consistem em dispersões de moléculas pequenas ou grandes numa base aquosa e a formulação de Géis envolve a adição de várias gomas naturais e agentes gelificantes (os agentes gelificantes são utilizados macromoléculas sintéticas Geles (Gelatinas).

A preparação de Géis ou Geléias é feita principalmente através de 4 tipos de processos, como segue.

• Alterando o pH (como para carbomers)
• Formada pela dispersão da molécula na fase contínua (por exemplo, pelo aquecimento do amido)
• Através da ligação cruzada das moléculas dispersas
• Reduzindo a fase contínua (como para geléias formadas com sacarose). Preparação de Géis

Atenção

Para modificar tal situação foram elaborados os géis emulsivos com pequena quantidade de excipientes gordurosos. Assim, é possível conseguir penetração na pele e ampliar bastante a sua utilização.

Fonte:

#SouEnfermagem

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *