A Especialização de Enfermagem em Assistência Domiciliar (Home Care), abrange os cuidados à pessoa no domicílio que, por algum motivo, não pode comparecer no hospital ou em uma unidade de saúde com frequência.
Cuidado domiciliar e a Pandemia da Covid-19
Desde o início da pandemia de COVID-19, as isenções de emergência de saúde pública facilitaram o atendimento em domicílio, um serviço que oferece aos pacientes cuidados de nível agudo em suas casas. Além disso, as preocupações com a exposição ao vírus levaram as pessoas a deixar os hospitais o mais rápido possível, fazendo a transição para cuidados de saúde domiciliares quando necessário.
No entanto, a pandemia não foi a única razão pela qual a saúde domiciliar está crescendo em popularidade. Devido a pressões financeiras, os pacientes estão recebendo alta mais cedo dos hospitais. A assistência médica domiciliar é uma opção mais econômica do que a assistência médica tradicional ou as instalações de enfermagem especializadas. Além disso, há uma grande e crescente população de adultos mais velhos que, em sua maioria, prefere permanecer em suas próprias casas pelo maior tempo possível, em vez de se mudar para instalações de vida assistida. Nesse contexto, há uma demanda significativa de enfermagem em saúde domiciliar.
Você está interessado em se tornar uma enfermeira de saúde domiciliar? O primeiro passo é aprender tudo o que há para saber sobre esta especialidade de enfermagem.
Independente da idade, qualquer paciente pode precisar de uma assistência de enfermagem no domicílio. Um recém-nascido prematuro e que teve alta hospitalar, um adolescente que quebrou o fêmur, uma pessoa adulta que está se recuperando de um politraumatismo, um idoso em cuidados paliativos, são alguns exemplos de cuidados prestados no domicílio. Esses cuidados podem ser temporário ou permanente, ou seja, pode demorar alguns dias, meses ou até mesmo anos.
Enfermeiro e a Equipe Multidisciplinar
O Enfermeiro especialista nesta área, presta assistência domiciliar, através de equipe multiprofissional especializada (Médico, Nutricionista, Fisioterapeuta, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, dentre outros), aplicando o conhecimento na assistência em recuperar e promover a qualidade de vida do paciente, com objetivo na sua independência e autocuidado.
A assistência domiciliária tem o objetivo de evitar hospitalização desnecessária do paciente; diminuir o número de internação dos pacientes com patologias crônicas; ofertar assistência a saúde para quem não tem condições de acesso ao serviço de saúde.
Para trabalhar na assistência domiciliar, o profissional precisa ter registro regular no Conselho Regional de Enfermagem do seu estado (Coren), e precisa registrar o diploma de especialista no Conselho de Classe.
A Especialização “Enfermagem em Assistência Domiciliária“, é regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), através da Resolução Cofen Nº 581/2018.