A Profissão de Enfermagem

A Profissão de Enfermagem

No Brasil, a profissão de Enfermagem é regulamentada pela Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, normatizada e fiscalizada pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), e por seus respectivos Conselho Regionais de Enfermagem (Coren) em cada estado.

A origem da palavra Enfermagem quer dizer “ato ou efeito de cuidar/tratar os enfermos”. Enfermo é palavra derivada do latim “infirmus“, ou seja, doente, doentio, fraco, débil, achacoso, imperfeito (CUNHA).

A Enfermagem está entre os maiores pools

A profissão de enfermagem está entre os maiores “pools de mão-de-obra do mundo e a maior entre área da saúde. A busca por profissionais de enfermagem, e a demanda por pessoal de saúde mais capaz na área médica durante a guerra, foram catalisadores para a evolução do comércio no século XIX.

Foi na Guerra da Crimeia que a Enfermagem se consolidou mundo afora, através do trabalho desenvolvido por Florence Nightingale, reconhecida mundialmente como a enfermeira precursora da Enfermagem.

Em 1800, a enfermagem começou como um trabalho de execução de tarefas domésticas no ambiente médico. Muitos hospitais treinaram enfermeiras diretamente durante os primórdios da profissão, uma tarefa agora cumprida por instituições acadêmicas. Hoje, o licenciamento e o treinamento formalizados da enfermagem, garante um ambiente com assistência de qualidade, apresentando melhores resultados do que no passado.

Era moderna

No Brasil, a enfermagem é composta pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem cujo órgão fiscalizador da profissão é o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que fica localizado em Brasília-DF.

Na era moderna, os profissionais de enfermagem se tornaram verdadeiros especialistas em cuidar de pacientes doentes, feridos ou deficientes. Segundo levantamento do Conselho Federal de Enfermagem, esses profissionais representam mais da metade da mão de obra nos serviços de saúde e na assistência aos pacientes, tornando-se essenciais na assistência.

O Papel do Enfermeiro

Além de cuidar, os enfermeiros também educam os pacientes sobre tópicos relacionados à saúde. Os profissionais de enfermagem de hoje, é um participante ativo no planejamento de estudos de saúde e políticas de unidades de saúde. Eles também trabalham para criar os melhores resultados possíveis para seus pacientes.

Os enfermeiros avançados podem trabalhar em conjunto com um médico ou de forma independente para atender às necessidades de saúde dos pacientes. Esses especialistas podem atuar como provedores de cuidados de saúde primários para alguns pacientes ou comunidades inteiras. Eles também podem supervisionar a equipe de enfermagem em qualquer instituição onde é prestado os cuidados de enfermagem.

Mão de Obra

A força de trabalho da enfermagem, emprega o maior e mais diversificado grupo de talentos entre todas as profissões. Segundo dados do Cofen, o Brasil conta com mais de 2 milhões de profissionais de enfermagem registrados nos Conselhos Regionais.

O comércio está entre as profissões mais honradas do mundo, porém ainda em busca de valorização com lutas de melhorias de condições de trabalho, carga horária reduzida e melhores salários.

Mulher em destaque

Historicamente, as mulheres dominam o campo; no entanto, mais homens estão escolhendo cada vez mais a carreira de enfermagem. Dentro do pool de talentos de enfermagem, as minorias representam números consideráveis em comparação com outras profissões relacionadas à saúde. À medida que o cenário da carreira de enfermagem evolui, o maior desafio do comércio é encontrar candidatos suficientes para lidar com o crescente número de casos de assistência médica aos pacientes.

Na atualidade, a mulher ainda ocupa a maioria entre os profissionais de Enfermagem.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *