Como evitar erros de medicação na enfermagem

Erros são parte integrante da vida humana. Muitos erros se originam do processo natural de adaptações cognitivas e comportamentais que desenvolvem as habilidades comportamentais corretas. 

A execução de ordens médicas é uma parte importante do processo de cura e do atendimento ao paciente. É também o principal componente do desempenho de enfermagem e tem um papel proeminente na segurança do paciente. Os erros de medicação podem afetar significativamente a segurança do paciente e os custos do tratamento e resultam em riscos para os pacientes e suas famílias. Dar remédios é provavelmente um dos deveres mais críticos dos enfermeiros, pois os erros resultantes podem ter consequências sérias e não intencionais para o paciente. Erros de medicação podem levar a resultados adversos, como aumento da mortalidade, aumento do tempo de hospitalização e aumento despesas médicas. Embora os erros de medicação possam ser causados por todos os membros da equipe de saúde, os erros de medicação de enfermagem são os mais comuns.

A razão é que os enfermeiros executam a maioria das ordens médicas e gastam cerca de 40% de seu tempo no hospital para administrar medicamentos. As taxas de erros de medicação de enfermagem são altas em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Estudos mostraram que quase um terço das complicações medicinais se deve a erros de medicação. Segundo pesquisas anteriores, milhares de pessoas morrem devido a esses erros todos os anos. Os custos financeiros associados a essas complicações médicas foram estimados em US $ 77 milhões por ano. Estudos sugeriram erros de medicação para prolongar a permanência hospitalar em 2 dias e aumentar os custo. O uso inadequado de medicamentos pode impor custos adicionais de hospitalização devido a efeitos medicinais adversos e não receber a medicação necessária.

É difícil obter estatísticas precisas de erros de medicação, uma vez que estudos anteriores indicaram que, apesar da miríade de benefícios e da base moral para detecção e relato de erros, os enfermeiros hesitam em relatar seus erros para se proteger de possíveis penalidades administrativas e reações dos pacientes. No terceiro mundo e nos países em desenvolvimento, é quase impossível encontrar o número exato de erros de medicação devido à falta de sistemas adequados de arquivamento e emissão de relatórios, bem como a ausência de um sistema de registro de dados. No entanto, de acordo com o aumento do número de reclamações do corpo clínico aos tribunais e o aumento das provas judiciais, os especialistas consideram que as taxas de erros de medicação são altas nos países mencionados.

Determinar os tipos de erros é o primeiro passo para evitar erros. Como também nos deparamos com essa questão em nossas observações clínicas, decidimos avaliar os pontos de vista dos enfermeiros sobre os tipos e as causas dos erros de medicação.

A Enfermagem administram centenas de medicamentos para seus pacientes em uma base regular e são responsáveis pela segurança do paciente. Assim, a administração de medicamentos torna-se um grande desafio, pois os enfermeiros lutam para acompanhar os mais recentes avanços e medicamentos farmacêuticos no mercado.

Segundo a American Nurses Association (2017), os erros de medicação são uma das principais causas de lesão em pacientes hospitalizados. Em muitos casos, os erros de medicação são evitáveis, e requer um julgamento de enfermagem hábil para identificar erros e riscos potenciais antes que eles aconteçam.

Para ajudá-lo a evitar erros de medicação e manter seus pacientes seguros, você deve dominar os cinco certos da administração de medicamentos:

MEDICAMENTAÇÃO CERTA

A primeira coisa que você deve considerar antes de administrar um medicamento é sua total compreensão do medicamento. As indicações, efeitos colaterais e resultados esperados devem fazer sentido para você antes de prosseguir com a administração da medicação a um paciente.

Depois de ter uma boa compreensão da medicação, você deve verificar a ordem de medicação contra a medicação que você obteve pelo menos três vezes antes de dar-lhe assim você terá a certeza de que você tem a medicação correta.

PACIENTE CERTO

É importante que você verifique a identidade do seu paciente em relação a dois identificadores. Para pacientes que estejam alertas e orientados, você deve perguntar o nome e a data de nascimento deles, e depois verificar se corresponde ao nome no pedido ou registro eletrônico de administração de medicamentos.

Se o seu paciente não conseguir verbalizar seu nome e data de nascimento, você deve identificá-lo usando sua pulseira de identificação e verificando-o no gráfico para confirmar que você tem o paciente correto. A maioria das instalações agora usa a verificação de medicamentos à beira do leito, que utiliza a leitura de códigos de barras para confirmar ou negar que o paciente correto foi selecionado.

DOSE CERTA

Ao verificar a dose de medicação ordenada em relação à medicação obtida pelo menos três vezes, você terá a certeza de ter a dose correta. Alguns medicamentos vêm em concentrações que exigem desperdício, divisão ou divisão da medicação para terminar com a dose apropriada.

Se você não tiver certeza de como realizar essa tarefa, por favor, procure ajuda de um colega de trabalho ou de um farmacêutico.

TEMPO CERTO

A maioria dos medicamentos é encomendada com horários específicos a serem administrados, e é importante que você consiga identificar um cronograma de administração seguro. Ao verificar o tempo e a frequência solicitados da medicação em relação ao registro de administração de medicamentos, você poderá determinar se é seguro administrar a próxima dose de medicação. A superdosagem de pacientes com medicação para dor é um dos erros mais comuns de medicação. Por exemplo, se o seu paciente tiver medicação para dor por via intravenosa, conforme necessário, a cada quatro horas, você precisará verificar o registro da administração antes de dar a medicação para ver se a última vez que o paciente recebeu a medicação para a dor.

VIA CERTA

Existem muitas rotas para administrar drogas. Lembre-se, remédios orais não devem ser administrados por via parenteral. Leia atentamente as ordens antes de dar aos seus pacientes. As vias de administração de medicamentos podem incluir oral, parenteral, tópica, enteral, inalatória, gotas nos olhos ou ouvidos ou através de injeção. Se você não tiver certeza de como um medicamento deve ser administrado, ou se o pedido não for claro, procure esclarecimentos adicionais. Pedir esclarecimentos em caso de dúvida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *