Curativo eletrônico para feridas é uma nova tecnologia

Curativo eletrônico para feridas é uma nova tecnologia

Um curativo eletrônico para feridas é uma nova tecnologia, que combina, materiais de curativo convencionais com eletrônica para monitorar e acelerar o processo de cicatrização de feridas. Esses curativos eletrônicos podem ser aplicados a feridas crônicas, como úlceras diabéticas, feridas de pressão ou feridas pós-operatórias, para acelerar a cicatrização e reduzir o risco de infecção.

Esses curativos eletrônicos, são compostos por sensores que monitoram continuamente a temperatura, a umidade e a pressão na área da ferida. Os dados, são enviados a um dispositivo eletrônico, como um smartphone ou um computador, que os analisa e dá feedback em tempo real sobre a saúde da ferida.

Eles também podem ser projetados para liberar medicamentos na ferida, reduzindo a dor e acelerando a cicatrização. Podem também ser programados para liberar medicamentos em intervalos específicos ou em resposta a mudanças na condição da ferida.

Embora os curativos eletrônicos para feridas sejam uma tecnologia promissora, eles ainda não são amplamente utilizados na prática clínica. Os custos e a falta de padronização nos protocolos de tratamento são algumas das barreiras para a adoção generalizada dessa tecnologia.

Curativo eletrônico existe desde quando?

Os primeiros curativos eletrônicos, surgiram na década de 2000, embora a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia tenham começado muito antes disso. Desde então, houve uma crescente pesquisa e desenvolvimento de curativos eletrônicos, com a introdução de novos materiais, sensores e tecnologias de comunicação sem fio.

Hoje em dia, há muitos tipos disponíveis no mercado, com uma ampla gama de recursos e funções. Essa tecnologia ainda não seja amplamente adotada na prática clínica.

Muitos especialistas acreditam, que os curativos eletrônicos, têm o potencial de revolucionar como tratamos feridas, especialmente aquelas que são difíceis de cicatrizar ou que requerem um acompanhamento mais rigoroso.

Quem desenvolveu o Curativo eletrônico?

Não há uma única pessoa ou local que possa ser creditado pelo desenvolvimento do curativo eletrônico, já que essa tecnologia foi desenvolvida por várias empresas, universidades e pesquisadores ao longo dos anos.

A pesquisa inicial sobre essa nova tecnologia, começou na década de 1990, quando cientistas começaram a explorar como sensores eletrônicos, poderiam ser usados para monitorar o processo de cicatrização de feridas. Desde então, a tecnologia evoluiu rapidamente, com a introdução de novos materiais de curativo, sensores mais avançados e tecnologias de comunicação sem fio.

Atualmente, muitas empresas ao redor do mundo estão trabalhando no desenvolvimento de curativos eletrônicos, incluindo empresas de tecnologia, fabricantes de dispositivos médicos e empresas farmacêuticas. Várias universidades também têm programas de pesquisa em andamento para desenvolver novos tipos de curativos eletrônicos e aprimorar a tecnologia existente.

Vários tipos

Existem vários tipos de curativos eletrônicos disponíveis atualmente no mercado, com diferentes recursos e funcionalidades. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

  1. Sensores de temperatura: esses curativos contêm sensores que monitoram a temperatura na área da ferida, ajudando a identificar se há uma infecção ou inflamação.
  2. Sensores de umidade: que contêm sensores que monitoram a umidade na área da ferida, ajudando a prevenir o acúmulo de fluidos que podem atrasar a cicatrização.
  3. Sensores de pressão: esses curativos possuem sensores que monitoram a pressão na área da ferida, ajudando a identificar se há uma pressão excessiva sobre a ferida, o que pode retardar a cicatrização.
  4. Com microbombas: curativos com microbombas que liberam medicamentos diretamente na ferida, ajudando a acelerar a cicatrização e prevenir infecções.
  5. Curativos com tecnologia de comunicação sem fio: são capazes de se comunicar com dispositivos eletrônicos externos, como smartphones ou computadores, permitindo que os profissionais de saúde monitorem a cicatrização da ferida remotamente.

Os materiais usados nessa nova tecnologia podem variar, mas muitos incluem camadas de materiais de polímero e hidrocoloides, que ajudam a manter a umidade e a proteger a ferida. Alguns curativos também incluem prata ou outros agentes antimicrobianos para prevenir infecções.

Relação das empresas que estão desenvolvendo Curativo eletrônico no mundo.

Existem várias empresas ao redor do mundo, que estão desenvolvendo a nova tecnologia com diferentes recursos. Algumas das principais empresas incluem:

  1. Acelity – Acelity, é uma empresa de tecnologia médica, que desenvolve curativos eletrônicos avançados para feridas crônicas e agudas.
  2. Smith & Nephew – A Smith & Nephew é uma empresa britânica que produz curativos eletrônicos com tecnologia de sensores para monitorar a umidade, temperatura e pressão do curativo e da ferida.
  3. ConvaTec – A ConvaTec é uma empresa multinacional que desenvolve uma variedade de produtos médicos, incluindo curativos com tecnologia de hidrogel e sensores de pressão.
  4. Medtronic – A Medtronic é uma empresa de tecnologia médica que produz uma ampla gama de produtos, incluindo curativos eletrônicos para monitorar a temperatura e a umidade de feridas.
  5. Derma Sciences – A Derma Sciences é uma empresa americana que desenvolve uma variedade de curativos avançados, incluindo antimicrobianos e com tecnologia de hidrogel.
  6. Gentag – A Gentag é uma empresa americana que desenvolve curativos eletrônicos com tecnologia NFC (Near Field Communication) para monitorar a ferida e a administração de medicamentos.
  7. Kenzen – A Kenzen é uma empresa americana que desenvolve curativos eletrônicos com sensores de temperatura para monitorar a inflamação da ferida.
  8. Healios – A Healios é uma empresa coreana que desenvolve curativos eletrônicos com tecnologia de hidrogel e sensores para monitorar a umidade e a temperatura.
  9. Orpyx – A Orpyx é uma empresa canadense que desenvolve curativos eletrônicos com tecnologia de sensores para monitorar a pressão plantar e prevenir úlceras diabéticas.
  10. SteadMed Medical – A SteadMed Medical é uma empresa americana que produz curativos eletrônicos com tecnologia de hidrogel para ajudar na cicatrização de feridas.
  11. RLS Global – A RLS Global é uma empresa sueca que desenvolve essa nova tecnologia com tecnologia de hidrogel e microcorrentes elétricas para estimular a cicatrização de feridas.
  12. Tissue Analytics – A Tissue Analytics é uma empresa americana que desenvolve curativos eletrônicos com tecnologia de inteligência artificial para ajudar na análise e gerenciamento de feridas.
  13. Medline Industries – A Medline Industries é uma empresa americana que produz uma variedade de curativos eletrônicos para feridas crônicas e agudas.
  14. Advancis Medical – A Advancis Medical é uma empresa irlandesa que produz curativos eletrônicos com tecnologia antimicrobiana para ajudar na cicatrização de feridas.
  15. Covalon Technologies – A Covalon Technologies é uma empresa canadense que desenvolve curativos com tecnologia antimicrobiana e hidrocoloide para prevenir infecções e ajudar na cicatrização de feridas.
  16. Kinetic Concepts – A Kinetic Concepts é uma empresa americana que produz curativos eletrônicos com tecnologia de pressão negativa para ajudar na cicatrização de feridas.
  17. Caltech – A Caltech, também conhecida como California Institute of Technology, é uma universidade de pesquisa privada localizada em Pasadena, Califórnia. A universidade tem trabalhado no desenvolvimento dessa nova tecnologia.

Essas são apenas mais algumas das muitas empresas ao redor do mundo que estão desenvolvendo essa nova tecnologia para melhorar a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Leia também:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *