Samu investiga socorrista que fez selfie durante reanimação de paciente

Atualizado em 09/03/2023 às 02:52

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Ceará instaurou procedimento administrativo para apurar a conduta de um condutor socorrista do município de Alto Santo, a 241 quilômetros de Fortaleza.

O socorrista fez uma selfie enquanto os profissionais tentavam reanimar uma vítima com parada cardiorrespiratória. O caso aconteceu após um acidente de trânsito na cidade. A foto mostra o socorrista tirando a selfie enquanto os outros profissionais está realizando o procedimento na vítima.

Por meio de nota, o Samu informou que repudia o registro e a veiculação de qualquer imagem que permita a identificação do paciente e que possa atrapalhar o socorro prestado pelos profissionais.

Em todo o Estado, o Samu 192 Ceará atendeu 11,59% casos a mais no ano passado frente ao ano de 2016. Foram realizados 63.209 atendimentos em 2017. Em 2016, haviam sido 56.639. De janeiro a março deste ano, foram realizados 10.696 atendimentos. A frota de veículos é composta por 102 ambulâncias“, informou o órgão.

Selfie: Permitida ou não no ambiente de trabalho?

A selfie – aquela foto tirada de si mesmo com o celular – sozinho ou acompanhado, já era febre no mundo todo, principalmente entre as blogueiras de moda. Mas quando os atores de Hollywood fizeram a foto na cerimônia do Oscar esse ano, aí sim o clique “de si mesmo” se popularizou. E no trabalho, vale fazer selfie?
Tomando alguns cuidados a selfie PODE ATÉ ser feita, desde que trate de você e não da empresa. Lembre-se que a rede social é sua, portanto, evite misturar perfil profissional e pessoal. E se for fazer uma foto com os colegas de trabalho, certifique-se de que todos estão de acordo com o clique, cuidado com a pose e com a identificação do local de trabalho.

PORÉM, a selfie nem sempre é bem-vinda, principalmente para os profissionais das áreas de saúde. Se você trabalha em clínicas, hospitais e laboratórios evite ao máximo as selfies durante o expediente. Certas profissões não permitem que o profissional se exiba tanto assim. Afinal, quem vai sentir segurança com um profissional de enfermagem que faz pose enquanto realiza um curativo ou aplica medicamentos?
Faz-se necessário repetir, por mais óbvio que soe, que determinadas coisas devem ser evitadas no ambiente de trabalho. Divertir-se no celular em horário de expediente e expor terceiros na web são exemplos clássicos. Por questão de ética e até mesmo para evitar problemas judiciais, o cuidado deve ser redobrado.
Imagens postadas em redes sociais mostram profissionais de Enfermagem  fazendo os “selfies” enquanto estão uniformizados e também fotografando pacientes durante procedimentos cirúrgicos.

Desta forma, o Coren-MA sugere que os profissionais não se exponham com esses registros, pois frente a denúncias, as mesmas deverão ser apuradas e sujeitas a punições. Assim lembramos que ao identificar os referidos profissionais que aparecerem nos registros de imagens, os mesmos poderão ser advertidos por tal prática.
No estado do Maranhão não é diferente de outras regiões. Basta fazer um rápido passeio nas páginas sociais de alguns profissionais que podemos observar a quantidade de registros fotográficos durante um plantão.
E, por fim, a regra de ouro para todos.

O trabalho é local para PRODUZIR. Caso vá fazer selfies ou conferir as redes sociais, faça durante o período de intervalo ou nos horários de lanches. Por mais liberal que seja a empresa em que você trabalha, lembre-se que a sua postura é observada por todos, inclusive por aqueles que estão fora e pensando: “será que essa pessoa não trabalha, vive postando fotos e comentários nas redes sociais”?

Também é importante dizer que o sucesso do nosso trabalho depende de você, compartilhe.Equipe

#SouEnfermagem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *