Prevenção de doenças crônicas: como o seu plano de saúde pode te ajudar

Atualizado em 05/04/2023 às 11:38

Segundo a Organização Mundial da Saúde, doenças crônicas são aquelas de longa duração e com evolução de quadro mais lenta.

 Podem ser definidas como transmissíveis, como a AIDS, Hepatite ou Doença de Chagas, ou não transmissíveis, como a asma, câncer e diabetes.

Segundo pesquisa realizada em abril de 2019 pela Sociedade Brasileira de patologia Clínica e Medicina Laboratorial, 72% dos pacientes portadores de doenças crônicas só tomam conhecimento quando apresentam algum sintoma. O número é preocupante, já que, segundo a OMS, doenças crônicas não transmissíveis representam 74% do número de óbitos no Brasil.

A grande preocupação é o fato do brasileiro procurar ajuda médica apenas quando está doente e raramente como forma de prevenção. Sendo assim, elaboramos um conteúdo em parceria com a Zelas Saúde para esclarecer como o seu plano médico pode te ajudar a criar uma rotina de prevenção e evitar complicações com uma possível doença crônica.

Mais facilidade para realizar suas consultas e exames

Se você já tem um plano de saúde, sabe que é mais simples agendar os procedimentos necessários. Sem filas de espera ou gastos exorbitantes, você pode visitar o seu médico de confiança e realizar os exames de rotina de maneira mais fácil.

Tornar a visita ao médico um hábito é muito importante para diagnosticar doenças crônicas de maneira precoce e ter um tratamento mais efetivo. No ano de 2018, a OMS divulgou a lista de exames laboratoriais essenciais e que devem ser feitos ao menos uma vez por ano.

  • Testes de HIV;
  • Exames para identificar malária;
  • Exames de urina;
  • Exames de sangue;
  • Hemoglobina;
  • Exames de albumina;
  • Exames para diagnosticar Hepatite B e C;
  • Exames de glicose.

A lista completa contém 115 exames, estes são apenas alguns deles, e todos são oferecidos em planos de saúde, desde os mais simples até as categorias premium.

Acompanhamento especializado

Com um plano de saúde é mais simples conseguir atendimento, sendo que ao descobrir alguma patologia o paciente já será enviado para um médico especialista. Este atendimento rápido é primordial, já que quanto antes for feito o diagnóstico, mais rápido o profissional consegue te direcionar para um tratamento adequado.

A maioria dos planos de saúde oferece atendimento para uma série de especialistas, incluindo nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. Caso o profissional da sua confiança não esteja na sua rede credenciada, é possível agendar a consulta e depois solicitar o reembolso do plano de saúde.

Programas de prevenção

A maioria das operadoras oferecem programas de prevenção, incentivando a prática de atividades físicas, boa alimentação e visitas regulares ao médico. Além disso, nas categorias premium de planos de saúde existe o serviço de check-up anual, que reserva um dia nos melhores hospitais para a realização de todos os exames necessários para garantir que a saúde do paciente vai bem.

A cobertura de vacinas, outro importante método de prevenção de doenças, não é oferecida em todas as categorias de convênios, visto que não faz parte do rol obrigatório da ANS. Caso o seu convênio não cubra o serviço, é possível tomar as injeções em postos de saúde públicos.

Acompanhamento integrado

Uma prática não tão comum, mas que tem ganhado muitos adeptos, é ter um médico da família. Concentrar o tratamento em um único profissional permite um acompanhamento mais efetivo, com uma visão integrada que torna mais fácil o diagnóstico precoce.

O médico da família é um serviço que tem sido cada vez mais incorporado aos planos de saúde. Operadoras como Amil e Unimed já oferecem o benefício, sendo que o paciente não precisa se submeter às longas filas do pronto-socorro para conseguir atendimento.

Pode parecer apenas um ditado antigo, mas prevenção ainda é o melhor remédio e com um plano de saúde fica ainda mais fácil.

Quer saber qual o melhor plano de saúde em SP ou outras localidades? Acesse a página da Zelas Saúde e tire todas as suas dúvidas sobre convênios médicos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *